Com as diversas opções de decoração, fica muito difícil escolher uma que vai se adequar a todos os nossos desejos.
Um material que costuma causar certo tipo de estranhamento a uma primeira vista, é o vidro, por ser um material consideravelmente frágil, não é a nossa primeira opção.
Porém, é muito interessante considerar esse tipo de material, já que é uma das melhores opções para projetos que preveem grande exposição do material aos fatores externos.
O vidro se encaixa em qualquer estilo de décor, além de ser uma matéria-prima versátil e, que mesmo fazendo parte do dia a dia, ele não perde o ar de sofisticação.
Uma das maneiras mais comuns de vermos o vidro na estrutura das casas, é a porta de vidro, que é extremamente versátil.
Pode ser composta de diferentes tipos de blocos de vidros, como os ventilados proporcionam ventilação e claridade na medida certa.
E os blocos de vidro com acabamento mais detalhado e de diferentes formatos que são ideais, para compor um espaço especial da sua casa.
Conheça os modelos de vidro mais utilizados
Há, ainda, os modelos de vidros laminados, que são mais resistente e ainda oferecem ainda conforto termo-acústico. Há diferentes tipos de vidros, adequados para decoração interna com diferentes texturas e acabamentos. Segue a lista com alguns deles:
- Vidro Colorido: este pode ser obtido de três maneiras, sendo elas: com massa colorida, vidro laminado com PVB colorido, e vidro pintado;
- Vidro Impresso: possui texturas de grande variedade de padrões suaves e uniformes, que ajudam a difundir a luz, mantendo parcial privacidade nos ambientes internos;
- Vidro Serigrafado: este é um vidro pintado em telas, podendo ser em cores únicas ou desenhos. Depois da pintura, é temperado para fixar a aderência da tinta;
- Vidro Extra Clear: o vidro não adquire coloração esverdeada, mantendo-se claro como um cristal, uma vez que tem menos ferro em sua composição;
- Espelho: superfície reflexiva, obtida graças a uma camada de prata em uma de suas faces;
- Vidro Acidado: possui aparência leitosa e translúcida, que é feita através de um processo químico, onde se utiliza de ácido para desgastar a superfície do vidro.
Obtenha segurança em sua decoração
Além das portas, também é possível usar essa matéria-prima para outras partes da casa, como na construção de um corrimão de vidro, que é uma grande tendência na decoração.
E que, ultimamente, vem ganhando maior força. Uma tendência vinda da Europa, o corrimão para escada, é uma peça que pode assumir inúmeros acabamentos.
Que se adequam melhor a estética presente no cômodo inteiro e, ainda, ao modelo de escada que ela acompanha.
Uma questão que sempre surge nesses casos é a de segurança, já que o material é considerado extremamente frágil.
Nessas circunstâncias, é definido por lei que o vidro usado nesse tipo de instalação tem que ser o vidro temperado.
Quando falamos em corrimão de vidro, é imprescindível adotarmos o uso de um anel de corrimão, já que a transparência do material pode ser prejudicial para quem tem algum tipo de problema de visão.
Sendo um instrumento utilizado para realizar a sinalização do início e do final de escadas, degraus e rampas, o anel de corrimão possui o objetivo de auxiliar na deslocação de pessoas com deficiência visual.
E que precisam caminhar por conta própria nesses lugares. Para deixar a sua sacada ainda mais charmosa e segura, há a possibilidade de fazê-la em vidro.
Que é uma alternativa interessante e vantajosa, para a decoração da sua casa, já que é ideal para vãos com espaços livres, além de acabar resultando em um perfil estético bastante interessante e diferenciado.
Com um guarda corpo em vidro, além de ser uma alternativa segura, cria um ambiente diferenciado, ampliando o espaço disponível.
Além disso, ajuda na conservação da temperatura, fornece isolamento acústico e confere proteção contra chuva, vento e poeira. Além do fechamento da sacada panorâmica proporcionar um excelente aprimoramento estético.
Também propicia um visual mais moderno e elegante ao ambiente. O vidro protege contra as ações do clima e do tempo.
E evita a ocorrência de acidentes, sendo essencial para a segurança de criança e animais domésticos; reduzindo o excesso de ruídos, sendo um ótimo isolante sonoro.
E por fim, ainda valoriza grandemente o seu imóvel, já que valoriza o ambiente e o imóvel como um todo.