construção

Variações de materiais da construção exigem organização

O planejamento para dar início a construção de uma obra é imprescindível. Seguir as etapas de maneira adequada ajuda em diversos fatores, como a compra do material apropriado para o momento, a locação de maquinários e a contratação de mão de obra especializada em diferentes campos de atuação.

Com isso, é possível organizar o canteiro de obras, dedicando espaços específicos para estocar o material que será utilizado, assim como as ferramentas, veículos e acessórios necessários.

Dependendo do tamanho da extensão do serviço, do número de funcionários e do tempo dedicado à obra, os alojamentos podem ser construídos utilizando contêineres adaptados, oferecendo conforto e segurança para a equipe de trabalho.

Acabamentos estruturais recebem concreto armado

O investimento em um projeto da construção civil varia de acordo com a finalidade do imóvel. No caso de residências, elas podem ser casas construídas em um bairro, ou prédios de apartamentos em um condomínio fechado.

As construtoras e incorporadoras trabalham com planejamento para todos os modelos de construção, visando a adaptação da rotina de trabalho conforme as tarefas vão sendo realizadas.

A compra de material é feita de acordo com a aplicação dentro da obra, para que não tenham problemas de armazenamento e desperdício de produtos comprados a mais. Dessa forma, parte do orçamento é destinada para o aço para construção preço de custo quando comprado diretamente com o fornecedor.

Assim como o cimento, a areia e a pedra, materiais metálicos são essenciais para o fortalecimento das mais diversas estruturas de uma obra da construção civil, entre elas:

  • Colunas;
  • Vigas;
  • Pilares;
  • Alicerces.

O mercado tem à disposição materiais que são vendidos para aplicação direta, como placas de concreto que podem servir de muro, ou pelo menos para aplicação de um limite do terreno. O orçamento também pode incluir a compra de meio fio de concreto preço de venda pode ser por metragem ou por unidade.

Esse tipo de material é aplicado no calçamento em frente ao imóvel, delimitando o espaço dedicado para pedestres em relação à via pública. Vale destacar que, esse acabamento também pode ser empregado em projetos de paisagismo, sendo utilizado em jardins residenciais para a limitação das raízes de árvores e arbustos.

Base de sustentação da construção com materiais resistentes

A sapata predial faz parte da construção civil, para firmar toda a construção em relação ao solo, fazendo parte da fundação de sustentação geral. O projeto deve contar com esse elemento, utilizando o concreto armado e o vergalhão de ferro desde o princípio.

A combinação do material metálico com a areia, o cimento e a pedra pedra produz o concreto armado, tão utilizado na construção civil para garantir a base de sustentação de forma resistente e duradoura.

As lajes de um imóvel, por exemplo, utilizam esse mesmo conjunto de materiais da construção civil, mas com treliças metálicas que se ajustam na extensão de toda a área de cobertura.

O vergalhão para coluna e viga também é encontrado em outros pontos de uma estrutura imobiliária, com limitação das paredes e sustentação de telhados para garagem e espaços da área de lazer, como varandas e ambientes com churrasqueira.

Segurança necessária para o canteiro de obras

Além dos materiais adequados para cada etapa de uma obra, a contratação dos profissionais que trabalham ao longo da construção devem receber atenção dos gestores e responsáveis diretos.

A disposição de equipamentos de proteção individual e comunicação visual de segurança devem ser implementados desde o princípio.

No caso de trabalho em altura, um equipamento que deve estar à disposição é a linha de vida para telhado, atendendo a NR 35 da construção civil, que estabelece os equipamentos e planejamento para o trabalho em altura. Esse tipo de equipamento reduz a possibilidade de queda a partir dos dois metros de altura.

Para que a obra não seja embargada, seja para a construção ou a demolição de um imóvel, a equipe responsável deve estar com toda a documentação regularizada, incluindo a situação dos trabalhadores diretos e indiretos, seguindo a legislação trabalhista vigente em todo território nacional.

De acordo com as normas vigentes, até mesmo um canteiro de obras deve contratar uma empresa que emite avcb (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) para verificar se há risco de incêndio, identificando todos os critérios que devem ser seguidos.

A emissão de certidões, registros e escrituras devem ser apresentadas sempre que os órgãos fiscalizadores solicitarem. Portanto, é imprescindível ter fácil acesso, em uma pasta apropriada.

O cumprimento de normas regulamentadoras que regem o setor da construção civil envolve direitos e deveres dos proprietários de imóveis e dos trabalhadores que atuam nos canteiros de obras.