Quando o tempo frio chega, a busca por aquecedores começa a se intensificar.
É só entrar em uma loja especializada em venda de torneiras e acessórios ou em um comércio de materiais de construção e perguntar ao vendedor o que mais está sendo vendido e a resposta será unânime.
Para o lojista, isso é um ponto muito positivo, pois suas vendas devem ter um aumento exponencial.
Mas, para quem está na busca por um aquecedor, essa caçada pode trazer desafios, como a falta de produtos no estoque, produtos com voltagem diferente da que pode ser instalada na residência, sem contar na dificuldade de procurar em lojas diferentes e distantes umas das outras.
Para evitar esse tipo de desgaste físico e mental, um bom investimento a longo prazo, já pensando no próximo inverno, é a instalação de um aquecedor solar, que vem sendo muito utilizado como forma de geração de energia alternativa.
O uso da energia solar no Brasil
Hoje, basta olhar para os telhados das casas e ver como o número de residências que possuem esse sistema de aquecimento tem aumentado, consideravelmente.
De acordo com levantamento realizado, em 2017, pelo SER Energia (Sistema de Energia Renovável), importante empresa do setor, a capacidade de geração de energia solar no Brasil cresceu mais de 70% nos últimos anos.
Engana-se quem ainda pensa que esse tipo de aquecimento é viável apenas para a parcela mais abastada da população. Hoje, todas as construções de moradias populares já vêm com essas placas instaladas.
Considerável um “bem solar” completo, esse sistema de aquecimento pode trazer muitos benefícios à sua casa, além, é claro, da redução de custos a longo prazo.
Muitas pessoas já querem logo ter a resposta para uma pergunta muito simples: aquecedor solar completo preço. Mas, antes de darmos essa informação, vamos às vantagens:
1. Possuir um sistema desse de aquecimento contribui para a questão sustentável, por ser uma fonte de energia limpa, renovável e não poluente;
2. Banho e água quentes o ano inteiro traz a sensação de conforto, sem se preocupar com quanta energia está sendo gasta para proporcionar aquela sensação de bem-estar. Ou seja, a instalação da placa para aquecedor solar proporciona a utilização de água quente sem culpa;
3. Apesar do custo de instalação inicial, o sistema traz, a longo prazo, mais economia. A conta pode ser exemplificada de forma fácil: um chuveiro elétrico de 4.500W de potência, consome energia equivalente a 300 lâmpadas ligadas ao mesmo tempo. A economia para quem coloca um aquecedor desse tipo pode chegar a 80% na redução da conta de luz;
4. O “longo prazo”, não é tão longo assim. Estudos comprovam que o retorno do investimento inicial vem de forma muito rápida, de um ano e meio a três anos após a instalação do sistema;
5. Um imóvel que conta com um sistema de aquecedor solar para banho preço é naturalmente valorizado pelo mercado imobiliário na hora da venda;
6. Além do uso para aquecimento de água, o sistema inteiro contribui para que nunca falte energia elétrica na casa, em casos de apagões, comuns em algumas cidades brasileiras;
7. Dependendo da estrutura do imóvel, o kit de instalação pode chegar até 6 mil e 800 reais.
Como funciona o sistema de aquecimento movido pela luz solar?
O sistema, diferentemente do que pode parecer, funciona de maneira bem simples e é formado por dois componentes essenciais: o coletor solar (ou painel solar) e o reservatório térmico.
O primeiro é uma espécie de caixa composta de alumínio e uma série de isolantes térmicos que tem como principal objetivo captar e não deixar a energia escapar.
Já é o segundo, que pode ser de cobre, aço inox ou polipropileno, também possui isolantes térmicos e contribui para manter todo o sistema aquecido até mesmo em períodos de chuva ou nublados.
A partir da integração desses dois componentes com a caixa d’água, a água abastece o reservatório térmico, que alimenta a placa solar (coletor), que, a partir da absorção do calor, o transfere para a água que, após aquecida, é enviada novamente ao reservatório térmico e está pronta para ser distribuída para todos os pontos daquele imóvel.
A instalação do sistema de aquecimento solar mais comum nas residências é do tipo termossifão ou circulação natural, sem a necessidade da instalação de bombas que atuam na circulação da água.
Apostar em um sistema de aquecimento solar é algo muito importante para o meio ambiente, além de contribuir para a redução do consumo de energia elétrica e, automaticamente, para a economia de dinheiro.
Todavia, para que a instalação seja um sucesso, é importante contratar uma empresa especializada que conseguirá dar todo o suporte e instalar todas as etapas do sistema da maneira correta, evitando riscos e desperdícios.