As reformas residenciais sempre costumam dar dores de cabeça aos donos, mas falaremos aqui três coisas que você precisa saber antes de reformar sua residência.
O planejamento
Tudo começa com planejamento, então antes tudo é preciso se planejar. Uma das coisas a se pensar, é a construção de sua lavanderia. Uma lavanderia pequena planejada não ocupará muito espaço em sua residência.
O planejamento desta área consiste em imaginar e projetar em quais posições ficarão os utensílios básicos para uma boa área de serviços.
Você precisará reservar um espaço para a máquina de lavar roupa, uma máquina de secar, tanque, uma pia, baldes, cesto de roupa suja e, até, um pequeno varal para estender as roupas.
Uma dica para economizar espaço é o armario multiuso.
Ela pode não parecer, mas a parte elétrica deve ser uma das primeiras coisas a se pensar no momento em que decidir iniciar uma reforma.
Ao se iniciar a reforma, a maioria só pensa em como vai ficar o quarto, a cozinha, a sala e os banheiros, mas não se deve esquecer daquilo que podemos chamar de o “coração da casa”, os projetos elétricos.
Preocupe-se com as instalações elétricas
São responsáveis pela eletricidade da casa e por toda a fiação, evitando que futuros incêndios e acidentes aconteçam.
Disposição de tomadas, lâmpadas e afins, ajudam tanto na estética da residência, quanto na segurança. Choques elétricos e curto-circuitos, normalmente, acontecem devido a problemas na instalação eletrica precária.
Além de todos esses problemas, o mau funcionamento elétrico pode causar danos e perdas para as pessoas, isso porque um curto-circuito é capaz de queimar um ou até todos os aparelhos eletrônicos, que estejam conectados à rede, dependendo da intensidade do evento.
Se assim ocorrer, os donos desses aparelhos terão um grande prejuízo.
Hoje em dia, há uma padronização nas tomadas que são vendidas e a grande maioria dos aparelhos eletroeletrônicos vêm com seus cabos de força nesse formato.
O motivo é exatamente para evitar que acidentes elétricos ocorram, assim preservando a vida útil dos aparelhos.
Pense sobre a posição dos itens pela casa
Outra grande dificuldade ao se elaborar uma construção é como posicionar a escada, de modo que ela fique esteticamente bonita e segura, ao mesmo tempo.
É muito importante organizar a reforma de sua casa e/ou apartamento sem esquecer-se de transformá-lo em um espaço que lhe agrade esteticamente, e que seja seguro, na sua estrutura, também.
Isto muitas vezes é um desafio, pois quando agrada de uma forma, de outra não serve, e por aí vai. Mas a escada caracol concreto sp é uma alternativa para esse problema.
Ela é comumente utilizada em casas e preenche muito bem todos os quesitos, além de ser possível encontrá-la em diversos materiais, desde concreto até o metal.
Como já dito, é preciso estar atento, principalmente ao local em que a escada será inserida, para que se evitem futuros problemas de estrutura da residência e, consequentemente, na segurança das pessoas.
Visualizar uma escada pré moldada é uma solução que pode ajudar os donos e os profissionais de construção a terem uma ideia de em qual lugar essa escada pode ser mais bem aproveitada.
Ao se colocar uma escada é necessário também pensar na segurança de crianças e animais, caso eles também sejam usuários dessa estrutura.
Colocar barras de proteção ou uma pequena porta no primeiro degrau podem ser soluções para evitar acidentes ou situações de risco.
Ao pensar nesses principais quesitos em uma reforma residencial, há outros seis fatores que influenciam para uma reforma tranquila e sem dor de cabeça. Vamos a eles:
1. Bons profissionais são requisitos mínimos para uma obra tranquila. Profissionais não qualificados podem ser mais baratos, porém o custo-benefício a longo prazo será alto;
2. Com bons profissionais, a consequência são bons materiais. Comprar materiais de primeira linha é meio caminho andado para ter sucesso em uma reforma residencial;
3. Quando se inicia uma construção, nada é mais perigoso do que a pressa. Como já diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição, e nesse campo é ainda mais, mas o excesso de tempo também é um problema;
4. Planejamento e saber o que quer, são fatores fundamentais na hora de uma obra bem-sucedida;
5. As obras, muitas vezes, incomodam os vizinhos e isso pode se tornar um sério problema, por isso é necessário ter boa comunicação com eles;
6. Por último: se começar uma obra, termine. Juntar entulho e depois deixá-lo é prejudicial à saúde e atrai animais, como por exemplo, o escorpião.
7. Agora é só seguir esses passos e ter uma boa experiência com a reforma residencial.