A escada de alvenaria ou de concreto é uma opção disponível àqueles que pretendem obter um bom resultado estético em suas casas, uma vez que há um leque de possibilidades de revestimentos, formatos e acabamentos envolvidos em sua construção.
O projeto pode ser encarado como uma possibilidade de transformar o ambiente e torná-lo mais funcional, ampliando seu acesso e a facilitação da mobilidade dos usuários.
É preciso que o trabalho que envolve a montagem dessa escada seja realizado por um profissional competente com materiais de qualidade, a fim de se obter um resultado satisfatório e garantir que haja segurança aos usuários.
Considerando o projeto desejado, é necessário realizar bons orçamentos e buscar, se possível, a orientação de um engenheiro ou arquiteto e seguir normas de segurança.
Como escolher a escada ideal?
São muitas as possibilidades de formato para essas escadas de concreto, incrementando a decoração e dando a ela um ar diferenciado.
A escada reta, por exemplo, é a mais comum e, por isso, sua construção se dá de maneira bem simples. É perfeita para construção em ambientes externos.
Já a escada caracol, embora seja um pouco mais complexa do que a escada reta, no que diz respeito à estruturação, é aquela tem um formato em voltas e oferece a possibilidade de instalação em ambientes pequenos.
Aquela que possui o formato em U pode ser pensada para ambientes maiores e para atender às necessidades de pessoas com dificuldade de mobilidade.
Ainda, existe a versão de escada de concreto em L, ideal também para locais menores. Vale a pena que sua construção seja acompanhada de um corrimão que ofereça maior segurança aos usuários, além de dar um incremento de design ao projeto.
Sobre esse formato falaremos um pouco mais adiante.
A escada de concreto em L
Este formato de escada é comumente instalado nos cantos dos ambientes, uma vez que sua fabricação contém um ângulo de 90 graus, que se encaixa a essas quinas.
Desta forma, a originalidade de seu desenho, alia-se ao aprimoramento da funcionalidade do espaço e a um tipo de design mais sofisticado.
A escada de concreto em L possui a vantagem de ter um custo-benefício maior que a escada construída diretamente nas obras.
Esse tipo de construção é cada vez mais comum em ambientes residenciais e também em ambientes comerciais, possuindo grande adaptabilidade aos espaços, sendo eles externos ou internos.
Pode ser feita com revestimentos diversos, a depender do gosto do cliente e da decoração das casas. Madeira, pisos de carpete, borracha, pedras diversas, resina e borracha são algumas das opções de revestimento.
O uso de pedras decorativas para parede
O uso de pedras decorativas para parede é uma opção cada vez mais procurada por aqueles que pretendem valorizar seus espaços com um tipo de revestimento de grande resistência e durabilidade.
Como pedras para revestimento, que alia a essas qualidades um diferencial estético moderno e sofisticado.
Essas pedras possuem ainda a vantagem de absorverem naturalmente o calor do ambiente, sendo uma alternativa natural ao uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores, que trazem o ônus nas contas de luz.
As pedras decorativas para parede podem ser instaladas em diversos ambientes, sejam eles internos ou externos.
Normalmente fazem parte da decoração de fachadas e banheiros, mas nada impede seu uso em locais como salas, quartos ou onde mais sua imaginação permitir.
As Pedras Portuguesas e as Pedras São Tomé são os tipos mais comuns na utilização para esses fins.
Outra vantagem do uso de pedras decorativas como revestimento para as paredes é que a manutenção necessária é muito pequena, ao mesmo tempo em que sua durabilidade é muito alta.
Para realizar a instalação das pedras para parede é necessário que se conheça muito bem as dimensões do espaço, uma vez que isso será determinante na escolha do seu formato e na quantidade de produto necessária, evitando a sobrecarga visual do ambiente.
Vale lembrar que, via de regra, materiais menos texturizados e cores mais claras causam a impressão de amplitude aos olhos.
Quanto a estética, embora as pedras remetam a um acabamento rústico, também é possível encontrar opções com um acabamento mais refinado, uma vez que esta é encontrada em vários estilos, como o de mosaico, por exemplo.
As vigas de madeira usadas em decoração
A Viga de madeira é, normalmente, utilizada como suporte para telhados e estruturas de casas, sendo sólidas, feitas de materiais muito resistentes.
Todavia, essas também podem ser utilizadas como um item estético muito interessante para seu lar.
Uma vez tornadas aparentes, elas podem ser facilmente integradas à decoração dos ambientes, sendo, inclusive, tomadas como peça principal.
A depender do estilo pretendido pelo usuário, podendo ter um acabamento mais rústico ou contemporâneo, variando conforme as combinações realizadas com a Viga de madeira.