No momento de dar um upgrade em casa, por que não optar por colocar um simples toldo? Eles são um tipo de telhado/ cobertura que se encontra em fachadas de comércios, casas, prédios e em outros locais.
A função dele é proteger o lugar da chuva, raios ultravioletas, vento e variações climáticas.
Geralmente, é a lona para toldo com fibra de poliéster, acrílico ou algodão que são os materiais mais comuns, no entanto, pode ser encontrado em outros materiais como o policarbonato. Existem alguns tipos de toldos também, veja alguns:
Toldo retrátil articulado;
Toldo retrátil de trilho;
Toldo retrátil braço reto;
Toldo Box.
O toldo retrátil articulado é muito utilizado, ele é conhecido também como braço invisível e é indicado para estabelecimentos comerciais, varandas e terraços, podendo ser aberto manualmente ou pode ser automatizado.
O toldo articulado pode cobrir uma área grande, permitindo uma movimentação de baixo dele (transição de pessoas), seus braços podem se inclinar e a altura da cobertura pode chegar até 3 metros e meio, mas depende do local.
A segunda opção é o toldo retrátil de trilho, ele é prático e eficaz para proteger o ambiente. É fabricado com diferentes de lona, é bem resistente, fácil de manuseio e tem uma boa inclinação, podendo fazer a abertura que almejar.
Também tem o toldo retrátil braço reto que é bem simples, pode ser usado para cobrir uma janela, um banco encostado na parede ou corredor no quintal que seja aberto.
Sua instalação é rápida e o braço reto se adéqua a vários tipos de áreas e pode ser produzido por diferentes tipos e tamanhos de lona e, também, pode ser um Toldo de policarbonato para porta, pois no mercado os toldos podem ser produzidos em outros tipos de materiais.
O toldo com box serve para dar um estilo nos ambientes, possui linhas modernas e um fechamento hermético, deixando o ambiente mais arrojado. Ele fechado se assemelha com um box. Tem dois tipos de inclinação uma de 90º e outra com 180º.
Esses foram os tipos de toldos existentes. Lembre-se que eles são fabricados com outros materiais, em caso de dúvida em qual é o melhor, viste uma Fábrica de Toldos e peça ajuda para um especialista.
Mas por que escolher toldo de policarbonato?
Ao optar por um toldo com este material, pode trazer alguns benefícios como: resistência, durabilidade e leveza. Os toldos de policarbonato são, quase, inquebrável e pode resistir a forças intensas.
E, por isso, são usados em fabricação de janelas à prova de balas e escudo policiais. Ainda bloqueia os raios ultravioletas. O toldo de policarbonato são leves se comparado com o vidro, acrílico ou outro tipo de plástico, resultando em um fácil transporte, instalação e custos.
Também são resistente ao calor e ao frio, são ideais para qualquer tipos de ambiente e pode durar mais do que outros mais convencionais.
No mercado, tem tons claros com vidro e tons opacos que oferece mais privacidade, também são encontrados em cores e translúcido.
O policarbonato é um material preferido para construção de estufas e viveiros de plantas, e devido sua resistência não desbota, amarela ou descolore.
Como fazer a manutenção de um toldo?
A Manutenção de toldos requer uma atenção, mas como fazer a limpeza correta, se no mercado tem vários tipos de toldos? Uma regra é clara e vale para qualquer toldo: a limpeza precisa ser feita uma vez ao mês.
Como os toldos em sua maioria são fabricados por um material derivado de plástico e resistentes, precisam de manutenção. Confira algumas dicas.
Para toldos de lona não é necessário muito esforço, não precisa usar água e sabão, somente requer uma aspirar para tirar a poeira, se caso não alcançar as pontas da lona, bata com um espanador igual se faz com um tapete ou cobertor.
Os toldos de plásticos precisam, inevitavelmente, de lavagem com água e sabão, use uma vassoura ou esfregão para que todo o toldo seja limpo. Não use cloro ou qualquer produto químico, porque isso pode danificar o toldo.
Para auxiliar a camada de sabão, que se formou e da poeira, utilize uma mangueira e se tiver somente um pouco de pressão melhor ainda, porém não abuse da pressão, porque ela pode rasgar o material. Não precisa secar, o ar livre fará isso.
Se por ventura seu toldo pegou mofo, adicione um pouco de sal, água, suco de limão e uma escova macia e aplique somente na área afetada pelo mofo.
Coloque um pouco de sal e respingue o suco de limão; a função do sal, é abrir os poros do plástico, assim o suco de limão agirá na origem do mofo/ musgo. Deixe por três minutos, jogue água e esfregue com a escova.
Essas foram algumas dicas para os cuidados de toldos, em sua essência são simples, mas são fundamentais para a conservação e durabilidade deles.