Sabe aquele material que parece uma máquina fotográfica, que muitas vezes encontramos na rua e um especialista lidando com ele? Mas, ao mesmo tempo temos a convicção de que não é uma câmera?
Esse trabalho se chama topografia, e hoje iremos falar dela e dos métodos de levantamento topográfico, que acontecem diariamente em rua, avenidas, rodovias e todos os outros tipos de pistas e afins.
E, para que seja possível entender perfeitamente o seu funcionamento e para que ela realmente serve, acompanhe este texto e saiba mais sobre essa profissão diferenciada que está sempre presente nas ruas.
A topografia
Essa ciência é a responsável por ocupar os estudos de acidentes geográficos, medições de terrenos e outros tipos de acidentes afins também.
Ela calcula a localização, a situação e, além disso, ainda detecta variações do relevo. Tudo isso é anotado em uma carta topográfica.
A carta topográfica é uma representação produzida em escala sobre um plano onde ocorreram acidentes, sejam eles naturais ou não, e mostra todos os dados possíveis da superfície do local e seu relevo.
Esse tipo de trabalho é usado em construções civis, em estratégias militares, em diversos tipos de acidentes, em estudos geográficos e também em diversas outras necessidades.
Por exemplo, ela é usada em obras para que os profissionais saibam sobre o terreno em que estão lidando, suas escalas e afins.
Seu emprego é feito mais para áreas menores, ou seja, é um pouco limitado, diferentemente da geodésia, que faz medidas bem maiores. Ela é parte da topografia, mas alcança outros locais que não eram possíveis anteriormente.
Algumas de suas ferramentas mais usadas são de empresa de serralheria, como cordas, prumo, nível e trena. Todos os instrumentos de medidas possíveis e afins são utilizados por esses profissionais.
As subdivisões da topografia são:
- Topometria – medição de distâncias e ângulos;
- Topologia – Análise de dados topométricos;
- Taqueometria – medição de altitudes e elaboração de curvas de nível;
- Fotogrametria – fotografias do terreno.
Além de usar materiais de serralheria em Indaiatuba e demais regiões, a topografia contém métodos fotográficos e afins.
Ou seja, uma mistura de técnicas de outras profissões. Além disso, possui muitas etapas em todo esse levantamento topográfico e planimétrico.
Levantamento planimétrico
Dentro do levantamento topográfico há alguns métodos de utilização de medições de todos os elementos necessários de um terreno.
Os tipos de levantamento planimétrico são o levantamento planimétrico, levantamento altimétrico e levantamento planialtimétrico.
O levantamento planimétrico é conhecido como planimetria, e é caracterizado por medição de projeções sempre horizontais, que definem uma área específica. É muito usado para determinar as limitações de um terreno.
O levantamento altimétrico define as alturas do terreno, e é conhecido como altimetria. Ele registra os graus de declividade do local, ou seja, as curvas de nível que ficam em planta baixa. É possível usar esse tipo de medição de topografia com drone.
Já o levantamento planialtimétrico é uma união entre os dois que acabamos de citar. Então, por isso, ele é capaz de medir tanto horizontalmente quanto as alturas dos relevos, deixando o mapa mais completo. Além disso, pode ser utilizado o drone como nos outros dois.
O drone na topografia
Antes todos pensavam que era impossível o uso de um drone em um tipo de profissão como esses, mas após pesquisas e muitos testes, ele se tornou um dos métodos mais novos, com resultados precisos e com um valor muito mais baixo.
O drone para topografia preço proporciona medições em tempo real, pois ele faz com que os sinais globais com navegação por satélite levem a mensagem mais facilmente ao sistema do que as outras formas.
Além da precisão ser maior e a rapidez ser sempre uma das maiores vantagens, a produtividade de todas as funções relacionadas aumenta, fazendo com que o dia gere mais trabalho e resultado.
Com o seu baixo custo, diferentemente do que era anteriormente com os equipamentos mais especializados, foi possível que pequenas e médias empresas pudessem começar a fazer esse trabalho com mais facilidade.
Ademais, é muito mais fácil orientar o drone, pois somente um homem no campo de medição já poderá fazer o trabalho sem muito complicação. Ou seja, é mais um momento em que a tecnologia nos ajuda.
Enfim, essas são as informações completas sobre o estudo básico da topografia e toda sua importância na sociedade.