As pastilhas de vidro não saem de moda. Talvez pelas inúmeras possibilidades que elas trazem, talvez pela praticidade e durabilidade que garantem, o fato é que esse recurso vem sendo utilizado há séculos e não apresenta sinais de que pode perder força e importância na arquitetura e na decoração.
A versatilidade possibilitada pela utilização da pastilha atlas de vidro é impressionante.
As pastilhas podem ser quebradas e utilizadas na forma artística de mosaico. Podem também ser combinadas por inteiro de maneira a formar desenhos, letras ou palavras. Do mesmo modo, podem ser utilizadas de maneira monocromática.
O fato é que as possibilidades de utilização das pastilhas de vidro são quase infinitas. E no ambiente residencial ela não poderia estar mais em alta.
Há, por exemplo, quem esteja usando as pastilhas com Rejunte para pastilhas colorido, o que vem se mostrando uma inovação nessa área.
Utilizando pastilhas de vidro em sua residência
As pastilhas de vidro estão em alta no ramo da arquitetura e da decoração residencial. Além da possibilidade de comprar pastilha de vidro por um preço justo e acessível, existem inclusive opções mais baratas para quem realmente quer economizar.
Um exemplo são as Pastilhas de vidro adesivas, que evitam com que você precise de rejunte, bem como possibilitam a instalação própria, sem necessidade de um técnico ou de um profissional.
As pastilhas de vidro podem ser utilizadas de diversas maneiras na sua residência. Por exemplo, podem ser usadas alinhadas e de uma mesma cor, como se fossem um azulejo normal.
Dessa maneira, podem servir como revestimento das paredes de cozinhas e banheiros, por exemplo.
Outra maneira de utilização é formando desenhos com as pastilhas inteiras, servindo também na decoração de ambientes, normalmente dos que utilizam azulejos nas paredes e no chão. Os mais comuns são banheiros, cozinha e lavanderia.
As pastilhas também podem compor o piso de um ambiente. Um exemplo disso são as pastilhas utilizadas para decorar pisos de cimento queimado.
Só é necessário adquirir pastilha de vidro em pequena quantidade para utilização dessa maneira, o que torna um jeito acessível de utilizar pastilhas de vidro.
A utilização de pastilhas de vidro no meio artístico
Além da decoração e da arquitetura, a Pastilha atlas de vidro também se tornou referência no meio artístico.
Com a popularização das pastilhas de vidro, diversos artistas ao redor do mundo começaram a usá-la como material para a produção de obras de arte como painéis e esculturas.
No Brasil, o artista Paulo Werneck destacou-se na utilização do mosaico, por exemplo, um importante meio artístico que utiliza pastilhas de vidro.
Nesse sentido, o arquiteto catalão Antoni Gaudí também utilizou de painéis de mosaico que são verdadeiras obras de arte em muitos de seus projetos, atribuídos ao modernismo catalão do final do século XIX.
Com a utilização de pastilhas e de rejunte para pastilha de vidro, são inúmeras as possibilidades de criação artística.
Hoje, a produção artística com a utilização de pastilhas de vidro é muito considerável e esse material é também utilizado sem pretextos artísticos também, apenas para desenhar ou decorar outros materiais, paredes ou pisos.
O mosaico como forma de utilização artística das pastilhas de vidro
Uma técnica muito antiga e utilizada em relação às pastilhas de vidro é o mosaico. Nessa técnica, as Pastilhas de vidro são sistematicamente quebradas, de forma a multiplicar as peças e possibilitando a existência de peças de centenas de formatos diferentes.
Com ajuda do Rejunte para pastilha de vidro, essas pastilhas são fixadas de maneira a formar os mais complexos e variados desenhos.
Existem técnicas para a quebra das pastilhas, de modo a gerar peças complexas e de forma segura, uma vez que as pastilhas quebradas podem gerar pontas afiadas.
Antoni Gaudí, renomado arquiteto de origem catalã, foi um grande expoente da utilização do mosaico em seus projetos, como a Sagrada Família e o Parque Güell, ambos em Barcelona, na Espanha.
Esse arquiteto, que destacou-se como um dos principais nomes do modernismo catalão durante o final do século XIX, utilizava muito o mosaico como forma de criar painéis criativos, abstratos.
São muitos os outros exemplos de projetos de Antoni Gaudí que levam painéis de mosaico, como o Portal Miralles e as Casas Batlló e Milà, todos em Barcelona.