Para evitar possíveis problemas com geradores, a melhor saída é investir em um plano de manutenção, pois esse tipo de ação permite que mesmo o aparelho funcionando, e sem apresentar defeitos, passe por uma vistoria, a fim de preservar e otimizar o bom funcionamento.
Entretanto, esse tipo de serviço também pode ser usado no momento em que o gerador apresenta algum tipo de problema ou defeito no funcionamento.
O técnico responsável pela manutenção aplica uma variedade de ações/ tarefas para checar possíveis causas de panes ou agravamentos em peças que podem interromper o serviço do gerador.
Em várias instalações de geradores de energia (pode ser gasolina, diesel ou gás) podem ocorrer riscos de serem feitas incorretamente, colaborando para deterioração ou sobrecarga dos aparelhos. Por esta razão, o plano de manutenção preventiva desses maquinários é de extrema importância.
É por meio dela que o equipamento tem menos chances de surgir alguma falha no sistema, evitando de levar ao conserto de geradores a gasolina, diesel ou gás, pois eles têm preços elevado, resultando no desuso dos equipamentos.
Lembre-se, como são aparelhos que possuem alta potência (combustível ou aplicação), a manutenção precisa ser feita por profissionais especializados em cada aparelho.
O técnico deve ficar atento ao nível de produção de energia que o gerador está desenvolvendo, a integridade e o estado das peças e componentes do motor.
Verificar se tem sujeiras e algum tipo de resíduos nos tanques de combustível, filtros e em todas as partes do motor e, também, cronometrar o tempo que leva para gerar energia e de quanto irá precisar de combustível novamente.
O plano detalhado deve conter:
- Parte Mecânica;
- Sistema de Arrefecimento;
- Sistema de Combustível;
- Sistema elétrico;
- Painel de Comando;
- Filtros;
- Ambiente;
- Teste.
Cada uma dessas etapas verifica com detalhes cada parte de um gerador e seus possíveis problemas de vazamentos, desgaste de correia ou problemas no motor, entre outras partes do equipamento.
Ao identificar qualquer sinal de defeito em qualquer etapa, o plano de manutenção providenciará o reparo ou a substituição da peça que estará danificada e ou prevenindo que o gerador pare de funcionar.
Além disso, a manutenção preventiva também ajuda na escolha do ambiente adequado para máquina para impedir possíveis agravos derivado do lugar que esteja (acumulação de poeira, entre outros).
Também faz-se necessário providenciar testes para checagem e simulações dos aparelhos. Assim, o(s) gerador(es) terão mais vida longa e a garantia de um funcionamento efetivo.
Elevadores e sua manutenção preventiva
Outro ponto que as empresas devem se atentar é com a Manutenção preventiva de elevadores, pois esses aparelhos são muito utilizados no dia a dia das empresas e vários lugares.
Ela é uma ação de monitoramento que previne os elevadores de pararem de funcionar e que operem com 100% de sua capacidade, assim, como se tivesse saído da fábrica e prolongamento da vida útil.
Verificam todo o sistema e instalações de: equipamentos mecânicos, elétricos, hidráulicos ou pneumáticos, pois com o passar dos anos/ tempo o maquinário pode sofrer algum tipo de dano em sua estrutura.
Seu intuito é exatamente prevenir o aparecimento ou atuar em falhas derivadas por danificações, preservando e restaurando a credibilidade e segurança do aparelho e, as manutenções, podem ser totais ou parciais, gerando três aspectos importantes.
A primeira é a segurança, pois os elevadores estão diretamente ligados às pessoas porque são corriqueiramente utilizados.
A qualidade é apresentada por ter um equipamento confiável e que deixa os usuários tranquilos por usá-lo. Por último, apresenta um benefício de custo, pois investindo em manutenção preventiva os equipamentos dificilmente apresentarão problemas, resultando em redução de gastos.
O serviço precisa ser feito por equipes profissionais que realizam uma manutenção qualificada e mensal nos elevadores. Nessas inspeções tudo é minuciosamente efetuado: limpeza, regulagem, lubrificação e ajuste em geral, propiciando uma operação eficaz e econômica dos elevadores.
Existem empresas especializadas em fornecer um cartão de manutenção às empresas como um controle de dados, assim, essas informações passam a elas no sistema interno da empresa, permitindo que o cliente possa acessá-los a qualquer momento.
Saiba mais sobre polimento de piso de concreto
O Polimento de piso de concreto é uma escolha de manutenção mais sustentável e de custo baixo em sua aplicação que, aliás, apresenta diversas possibilidades.
Atualmente, essa técnica tem sido bastante solicitada em comércios, estacionamentos, shoppings, entre outros.
Suas principais vantagens são: facilidade de higienização e limpeza, pois não precisa fazer uso de cera no piso. Alta durabilidade é um fator relacionado a sustentabilidade, pois pode ser feita por meio de materiais recicláveis.
O polimento auxilia a corrigir imperfeições, nivela as bordas do piso e remove a camada superficial existente no concreto antigo, deixando a superfície mais densa e resistente à abrasão e impactos, além de melhorar a estética.
Em relação aos métodos tradicionais, o polimento de concreto proporciona vantagens visíveis, tais como: mais brilho ao piso e durabilidade, facilitando a manutenção e redução do risco de derrapagem.
As empresas que prestam esse tipo de serviço, usam equipamentos como, por exemplo, a maquina de polir, uma tecnologia de ponta e profissionais qualificados. Em caso de dúvida sobre esse tipo de serviço, recorra a um especialista.