Casas e apartamentos são os tipos de imóveis mais utilizados para moradia no Brasil. No caso da casa, ela costuma ser um imóvel individual, sem ter que dividir um espaço determinado com outras pessoas.
Já no caso de um apartamento, ele está diretamente associado a um prédio, e nesses edifícios, geralmente, se tem mais contato com outros indivíduos.
Nesse artigo, falaremos de diversos aspectos desses dois tipos de imóveis, abordaremos algumas etapas de construção, ideias mais específicas em cada um, composições e muito também sobre aparatos que são importantes para a segurança do espaço em que os imóveis estão inseridos.
Composições residenciais
Cada casa ou apartamento tem seus aspectos individuais. Como a moldagem desses imóveis precisa ser feita em diferentes processos construtivos, desde a estruturação, separação dos cômodos, escolha dos móveis e dos elementos de composição do espaço, dificilmente um imóvel será igual ao outro.
Dessa maneira, a criatividade pode ser bastante explorada nos processos de construção de imóveis residenciais.
Entretanto, tudo depende das possibilidades dos investidores da construção, já que cada elemento tem um valor e cada um se encaixa melhor em um tipo de espaço, por isso tudo isso precisa ser levado em conta.
Em apartamentos, por exemplo, uma ideia moderna e bastante atrativa, que vem se tornando cada vez mais comum, é a construção de “varandas gourmet”.
Nesse tipo de varanda, o espaço deve ser bastante amplo, ideal para que os moradores encontrem nesse cômodo um conforto maior do que em outros espaços.
As varandas de vidro, que são construídas para que as varandas gourmets recebam elementos de vidro, tanto na porta de acesso, como nas janelas, é uma ideia bastante interessante, elegante, principalmente, segura, pois possibilita que os moradores abrem e fecham as janelas sempre que desejarem.
Segurança para prédios e casas
Assim como nas varandas, todos os outros espaços de condomínios e das casas precisam estar protegidos. Nos condomínios, por exemplo, a utilização de uma portaria remota é uma excelente opção.
Em uma portaria remota, o controle de acesso dos moradores e de visitantes é feito a distância, através de uma central de monitoramento especializado, fornecidas pela empresa que instala o sistema desta portaria.
Para que esse tipo de ideia funcione, a tecnologia aplicada precisa funcionar perfeitamente, já que a portaria remota é totalmente dependente de sinais eletrônicos, principalmente, por wi-fi.
Além de uma portaria especializada, e com profissionais qualificados, é fundamental que os portões de entrada e os muros dos condomínios e das casas precisam estar protegidos.
Em casas, por exemplo, é mais fácil proteger o espaço externo, visto que a planta de uma casa costuma ser bem menor do que a de um prédio.
Itens, como uma cerca elétrica residencial, podem ser essenciais para impedir que pessoas com intenções ruins entrem na área interna da casa.
Além disso, outros aparatos podem ser interessantes, tais como:
- Redes de proteção;
- Arame farpado;
- Câmeras de monitoramento;
- Alarmes.
Portões residenciais
Como dissemos, os portões de entrada, tanto das pessoas que acessam os condomínios ou casas a pé, como as que buscam entrar na garagem, precisam ser protegidos, e por isso a escolha do tipo de portão precisa ser feita com cuidado.
Portões basculantes, por exemplo, são tipos de portões que funcionam muito bem para as garagens de casas, pois têm um tipo de abertura mais adequada para esse modelo construtivo.
Em contrapartida, não funciona tão bem em garagens de prédios, justamente pelo seu tipo de abertura. Ainda abordando os portões de casas, principalmente nas garagens, o tipo escolhido depende muito do aporte financeiro dos moradores.
Os basculantes, por exemplo, têm um custo mais elevado do que outros tipos de portões, pois possuem uma abertura mais sofisticada.
Em casas que possuem abertura manual, ou seja, depende de que os moradores utilizem chaves para abrir esses aparatos, é preciso reforçar a segurança para que ninguém tente derrubá-los ou entrar de maneira irregular na residência.
Para isso, utilizar travas para portao é fundamental, aumentando a segurança dos moradores e impedindo que invasores consigam entrar dentro da residência.
Por fim, os portões de acesso dos moradores em condomínios, principalmente, aqueles que entram a pé, precisam também receber um reforço, dificultando a entrada de pessoas indevidas.
Dessa maneira, alguns sistemas podem ser instalados, como os portões de imã, ou então, um portão com fechadura eletronica para portão, que só possibilita que as pessoas com chaves eletrônicas possam entrar dentro do prédio.