Um condomínio é composto por diversos tipos de elementos e cada um deles é importante para que ele seja seguro e atenda todas as necessidades dos moradores. Assim, cuidar da segurança dos condomínios é uma prioridade bem como suas áreas de lazer.
A segurança de um condomínio é dever dos sindicos profissionais SP e de todos os moradores como um todo. Por conta disso, existem diversas formas de fazer com que esse ambiente seja o mais seguro possível.
Por esse motivo, no decorrer deste texto falaremos sobre como aumentar a segurança nesses ambientes, bem como as áreas de lazer que podem existir em um condomínio.
Dicas para aumentar a segurança de condomínios
Um condomínio é um desafio muito grande de gestão por conta do grande número de moradores com diversas demandas.
Por isso, a segurança dos condomínios também são um grande desafio para os síndicos e gestores. Porém, assim como o elevador predial preço é importante para que o tráfego em condomínios seja eficiente, exitem algumas dicas que podem ajudar na composição de um sistema de segurança em condomínios.
1. Contrate profissionais qualificados
Para que o condomínio tenha uma segurança eficiente, é muito importante que os profissionais que trabalham nesse ambiente sejam qualificados.
Por isso, na hora da contratação, é necessário verificar as referências, os currículos e as habilidades de cada profissional.
É importante também que o profissional passe por um período de teste para identificar suas ações no cargo, assim como realizem cursos específicos na área.
Desse modo, temos como profissionais que precisam ser qualificados e que ajudam na segurança do condomínio os:
- Zeladores;
- Porteiros;
- Seguranças;
- Equipe de limpeza.
2. Use equipamentos de segurança eletrônica nos condomínios
Assim como a pintura predial utiliza equipamentos atuais para facilitar e agilizar a pintura, com a segurança não seria diferente.
Isso porque existem diversos dispositivos de segurança eletrônica que permitem que o trabalho dos vigilantes e porteiros seja mais eficiente.
Desse modo, é necessário que a assembleia dos moradores aprove investimentos em câmeras 24 horas e sistemas de alarmes integrados nos mais diversos locais do condomínio, como nas áreas de lazer, elevador panorâmico, quadra e entradas e saídas.
Os sistemas de segurança eletrônica também são usados para o controle de acesso mais facilitado, como o acesso por biometria ou por cartão de proximidade.
3. Tenha procedimentos emergenciais
Por ter muitos moradores, esse é um local em que emergências podem acontecer mais facilmente e, por conta disso, é importante que a equipe de segurança tenha procedimentos emergenciais.
Esses procedimentos incluem a lista de telefones de emergência, bem como o treinamento para ajudar na evacuação dos condôminos.
Caso algum morador sofra um assalto dentro do condomínio e precise avisar a segurança, pode usar uma senha específica para que o segurança providencie ajuda. Isso permite que a comunicação e a segurança sejam garantidas.
Há outras formas de fazer com que a segurança do seu condomínio seja aumentada, como:
- Deixar as luzes acessas a noite ou ter sistemas de movimento;
- Não dar chave para outras pessoas;
- Esperar os portões abrirem e fecharem para o tráfego com o carro;
- Não permitir visitas aos trabalhadores do condomínio.
Áreas de lazer em condomínios
Além da segurança, outro ponto de bastante prioridade em um condomínio é a infraestrutura de lazer.
São variadas as possibilidades para essas estruturas como bomba de calor para piscina, permitindo o aquecimento do local ou ainda salão de festas, quadras, áreas gourmet e churrasqueiras.
Todas essas áreas são importantes e demandam cuidados para mantê-las funcionando adequadamente, assim, falaremos mais sobre como preservar e cuidar das áreas de lazer presentes no condomínio.
1. Piscinas
As piscinas são um lugar bastante visitado nos condomínios e, por conta disso, é importante tomar alguns cuidados.
Esses cuidados são regras de uso como: tomar ducha antes de entrar na piscina, para manter a limpeza da água; evitar consumo de alimentos na beira da piscina; e manter a área da piscina com grade para que crianças desacompanhadas não entrem, evitando acidentes.
2. Salão de festas e playground
O playground é bastante visitado pelas crianças. Assim, é importante investir em preço piso emborrachado para playground, evitando acidentes e a manutenção cotidiana dos brinquedos, verificando os parafusos e lubrificação das peças.
No salão de festas é importante o uso de agendamento do local, como a obrigatoriedade da limpeza pós festa e estipular multa caso essas ações não sejam feitas.
Assim, vimos que um condomínio tem diversas vertentes para serem tratadas, porém é imprescindível que o cuidado com a segurança e com as áreas de lazer sejam prioridade para manter um local agradável e seguro.