Garantir espaços bem planejados, seguros e que possam oferecer conforto tanto nos aspectos estéticos quanto funcionais é um desafio diário no setor da construção civil.
No entanto, com tantas inovações que surgem constantemente no segmento, é possível contar com uma grande variedade de soluções que conseguem contribuir de forma direta e transformadora para a construção de espaços cada vez mais modernos, práticos e protegidos.
Nesse contexto, é importante conhecer os recursos oferecidos para o revestimento de parede externa, por exemplo, ou para a promoção de um piso que não ofereça riscos de queda. Mas, como ter a garantia de que os métodos aplicados irão funcionar? Mais ainda, quais são esses métodos?
No artigo a seguir, fique por dentro do tema e conheça os tipos de revestimentos para ambientes externos, tanto das paredes quanto dos pisos, que podem solucionar uma gama de questões relacionadas com a praticidade cotidiana e com as demandas por mais segurança nos locais.
Pisos
Os pisos são estruturas extremamente importante em qualquer tipo de ambiente, pois garantem não só um aprimoramento visual que pode fazer toda a diferença no uso do espaço como também mais conforto funcional e, claro, proteção.
Sendo assim, cada tipo de local possui uma demanda diferente, especialmente quando levamos em conta que existem diversos tipos de pisos, variando entre modelos, formatos, materiais e até mesmo métodos de instalação.
Para quem está em busca de um piso com desempenho em resistência acima da média, a Pintura epoxica para pisos é a aplicação mais indicada.
Isso porque ela garante, por meio do uso da chamada tinta epóxi, um nível superior de resistência à umidade, por exemplo, bem como a produtos químicos diversos, motivo pelo qual é tão encontrada nas indústrias dos mais diversos segmentos de atuação.
Isso sem falar em outras vantagens desse tipo de revestimento para o piso, tais como:
- Alta durabilidade;
- Resistência a abrasão;
- Excelente adesão às superfícies;
- Suporte para fluxo de cargas pesadas;
- Facilidade na limpeza e na manutenção.
Tanto estruturas metálicas quanto azulejos, cerâmicas, alvenarias e até mesmo madeiras podem receber esse tipo de revestimento.
Assim, ele deve ser feito para garantir o aprimoramento da durabilidade e da eficiência no cotidiano, protegendo contra o desplacamento, o deterioramento dos blocos, a infiltração, dentre outros procedimentos ocasionados pelo desgaste natural ou mesmo pelo tipo de atividade executada no ambiente.
Para quem está em busca de evitar quedas e que as pessoas escorreguem, por sua vez, o piso antiderrapante é o mais indicado, especialmente quando estamos falando de áreas externas e de locais que lidam constantemente com água.
Assim, os escorregões são evitados por conta da aplicação de um material poroso e repleto de rachaduras, sustentando o corpo e evitando acidentes mesmo quando o piso se encontra úmido ou molhado.
É por isso que esse tipo de piso também é muito encontrado em escadas e rampas, garantindo proteção acima da média e benefícios como:
- Versatilidade;
- Aprimoramento estético;
- Segurança e proteção;
- Efeito anti-ruído;
- Durabilidade elevada.
Paredes
Quando o assunto são as paredes, é importante conhecer os diversos tipos de revestimentos que podem ser aplicados de acordo com as demandas estética de cada local. Além disso, vale a pena avaliar a relação custo-benefício de cada recurso disponível atualmente no mercado desse segmento.
Quem busca um revestimento decorativo, pode encontrar uma gama de opções, mas não deve se esquecer de que é importante conciliar estética com funcionalidade no cotidiano, garantindo uma eficiência acima da média.
É por isso que a principal recomendação é contar com profissionais da arquitetura e da decoração para que seja possível assegurar aplicações otimizadas, eficazes e que gerem os resultados esperados, evitando transtornos futuros e decepções.
Nesse contexto, a chamada textura rolada é altamente recomendada, pois oferece diversas vantagens e possui uma aplicação muito satisfatória.
Esse é um tipo de textura especial que é feita com rolos específicos, pois demanda um procedimento singular. O objetivo é que as fachadas e as paredes em geral ganhem tanto no aspecto visual quanto na proteção.
Uma dica importante ao utilizar a textura de rolo, como também é conhecida, é buscar por aplicações que possuam hidrorepelente, evitando o acúmulo de umidade na parede revestidas.
Isso porque um dos principais objetivos dessa textura, que é feita com diferentes tipos de material de construção, é garantir aumento da vida útil da estrutura, o que pode ser comprometido com infiltrações.