Uma reforma residencial é um trabalho e tanto e muitas coisas são feitas antes de que ela seja efetivada, uma delas é a análise da planta baixa residencial e a identificação dos cômodos que serão alterados, além de identificar o que será mudado ou mantido.
Se não houver um planejamento adequado todas estas etapas não acontecem e também pode gerar muitos conflitos e problemas.
Por isso, que é fundamental que haja paciência, planejamento, permitindo que muitos elementos sejam evitados como:
- Sujeira pela residência;
- Quebra de móveis;
- Gestão do barulho;
- Perda da privacidade.
Se expandirmos nosso olhar para as reformas, as que são feitas nos apartamentos precisam ainda mais de cuidado, afinal, há o fator vizinhos que precisam ser respeitados durante a execução do projeto pelas empresas de construção civil.
Neste artigo abordaremos alguns componentes que são fundamentais para a reforma residencial, bem como apontar algumas dicas que podem ser usadas nas fachadas das residências.
Antes de iniciar as reformas
Antes de paredes serem derrubadas e um novo espaço ser composto é preciso seguir alguns processos e normas, tanto em áreas condominiais como as que não estão em um condomínios.
A atenção nestes aspectos é fundamental para que a execução dos seus belíssimos projetos de jardinagem não sejam interditados pela prefeitura.
Para isto é preciso verificar em seu munícipio os alvarás de licença para reforma, e outros tipos de licença que depende da localização, do tipo, e do tamanho, como as licenças ambientais. Além das licenças é preciso verificar:
Projeto estrutural da casa e a licença nos órgãos governamentais como a secretaria de obras do seu município. Em alguns casos é preciso verificar se não será preciso consultar o órgão de regulação ambiental.
Para saber quais procedimentos tomar para reformas, projetos de paisagismo piscina, e reformas de fachada.
Preciso atentar-se para as normas para regulamentação de calçada que em algumas cidades já seguem pré-requisitos como uso de piso antiderrapante, rampa, sinalização de garagem, entre outros.
Definição do horário de começo e término da obra. Em áreas condominiais é preciso seguir o regulamento, em caso não condominial é necessário bom senso. Barulhos não muito cedo e nem muito tardes, provocando os vizinhos.
E por fim a elaboração de um disk entulho e container para descarte dos entulhos, fazendo com que o espaço da obra fique limpo.
Já verificado tudo isso é hora de contratar um arquiteto, pesquisar preços de materiais, fazer o encadeamento das etapas, o cronograma, identificar possíveis adversidades e finalizar o planejamento, e então, a construção pode dar entrada na parte da execução.
Dicas para reforma de fachadas
Um dos pontos sempre presentes quando se fala em reformas residências é a reformulação das fachadas. Isto acontece pois as fachadas são o cartão de visita da casa, ela que chama atenção, e permite que a casa tenha um ar esplendoroso.
Para compor uma fachada bonita e elegante, seja de residências térreas e até mesmo prédios não é preciso de muito dinheiro, mas sim, planejamento do que se quer, e a busca por referências.
Abaixo falaremos sobre algumas dicas que podem ajudar e muito na reforma da sua fachada, seja ela um pequeno prédio ou casas residenciais.
A primeira dica é a aposta em fachadas modernas. Essa modernidade é possível com o uso de alguns elementos como os jardins, que valorizam esse espaço. É possível também colocar cores neutras na fachada para contrastar com o vibrante do jardim.
A segunda dica é usar cores. A pintura de fachada predial faz toda a diferença, fazendo ainda mais um contraste com as esquadrias, que podem ser cores mais neutras, mas que causam um contraste extremamente bonito e elegante.
Outro elemento que pode ser interessante para a fachada e que lida com o uso das cores é o uso do tijolinho a vista, podendo até mesmo ser empregado em apenas uma parte da fachada, tornando o espaço mais bonito e experimental.
E a terceira dica é faça da sua fachada uma varanda. Esse modelo é uma forma de realçar a fachada da casa e construir uma área externa muito a agradável para o descanso.
Assim, sempre leve em consideração a casa como um todo para reformar, inclusive as fachadas, para que ela represente a casa como um todo e não seja destoante do projeto. Depois, é só dar asas a sua criatividade e imaginação, fazendo com que a residência reflita sua personalidade.