Quarto das crianças: confira algumas ideias para decoração

O processo de decoração da casa pode ser, extremamente, divertido quanto também pode ser, extremamente, cansativo.

É claro que, quando decoramos, buscamos ao máximo trazer nossa personalidade para dentro da casa, seja da forma como escolhemos nossos móveis, papéis de paredes ou tintas, e os demais adereços.

Decorar um quarto, por outro lado, é de longe algo mais pessoal.

O quarto pode ser considerado o canto mais íntimo de cada pessoa, então é mais do que óbvio que se procure expressar ao máximo possível a personalidade mais íntima do indivíduo.

Mas trabalhar com crianças pode ser um pouco mais complexo.

Para crianças pequenas, abaixo dos dez anos

Quando se trata de decoração para quartos infantis é preciso deixar bem claro que idade não define gosto, tampouco critérios.

É muito comum que pais optem por decorar o quarto de seus filhos, sempre indo pelas vias genéricas de decoração, como por exemplo, armarios planejados com figuras animalescas e fofas, e papéis de parede com cores animadas e variações.

Todavia, é muito importante que as figuras de autoridade dentro da casa sejam capazes de escutar os gostos de seus menores, por mais inviáveis e absurdos que possam ser.

Essas dicas podem ser usadas tanto para meninos quanto para meninas.

A decoração de quartos infantis nunca deve ser, automaticamente, cheia de cores vibrantes e explosivas.

As cores têm um reflexo muito forte nas emoções, e lugares com cores fortes podem deixar crianças muito ativas e até assustadas. Procure sempre criar padrões dentro dos quartos.

Ao invés de rechear todas as paredes de um tom de vermelho muito forte, por que não fazer isso somente em uma parede? Além de dar um ar sofisticado ao ambiente, não foge do conceito infantil.

E também observe a criança, veja a maneira como ela reage às cores e escolha uma que pode agradá-la mais. Alguns optam também pela escolha de adesivos para paredes e é recomendável escolher formas que agradam à criança.

O uso de moveis planejados para quarto é uma alternativa viável aqui. Alguns desses móveis são extremamente atrativos, com uma estrutura divertida e ousada.

Por exemplo, cantos para estudo e pintura com escrivaninhas, sendo colocados abaixo de camas altas com acesso por meio de escadas.

É bom optar por móveis coloridos e com formas divertidas. Leve a criança consigo até a loja de móveis e observe o modo como ela olha para eles, pergunte e imagine.

Uma febre que veio tomando conta da decoração é o uso de paredes totalmente pretas, que tem o intuito de imitar quadros negros.

Esses tipos de paredes são muito recomendados para aquelas crianças com dons artísticos aflorados e, dessa forma, também impedem aqueles momentos incômodos nos quais crianças acabam riscando paredes indevidas.

Algumas famílias, inclusive, optam por usar uma lousa branca dentro do quarto para que a criança tenha algo para rabiscar.

A lousa costuma ter um preço que vai de acordo com o tamanho, algumas pessoas optam por formatos menores enquanto outras optam por aquelas que cobrem uma parede inteira. Vai do gosto do cliente.

Para pré-adolescentes

Essa é uma época bem interessante e confusa na vida da maioria. É cheia de frustrações e descobertas, então é importante que o quarto seja um refúgio para essas crianças e carregue consigo todo o conforto e confiança de que precisam.

Nesse momento, os pais devem ficar atentos e intervir somente quando necessário na hora da decoração.

E não falamos isso em situações onde, por exemplo, a mãe não aprova um móvel de determinada cor. Permita que ele se sinta confortável em escolher o que quer para o quarto.

É importante permitir que eles possam decorar seu cantinho como quiserem.

Existem muitos jovens que utilizam de pintura urbana – as pichações – para decorar algumas paredes e isso volta para a questão das paredes negras para serem rabiscadas.

A escolha de móveis funcionais pode ser feita pelos pais. Por exemplo, quadros e letreiros para decorar paredes livres é uma boa escolha e podem até ser escolhidos também pela criança em questão.

Como as pinturas variam bastante é interessante ouvir a opinião daquele que dormirá no ambiente.

Utilizar prateleiras com formas excêntricas é bem interessante também, mas muitos podem optar somente pela escolha de prateleiras padrão, pois combinam com qualquer ambiente e não possuem custos enormes.

Os armários modulados para quarto são interessantes também pela variedade de modelos e cores e podem ser encaixados facilmente em qualquer tipo de ambiente, independente da decoração padrão do local.