O brasileiro é apaixonado por carros. Por conta disso, as pessoas não apenas costumam investir uma quantia considerável para ter o carro dos sonhos, como, também, optam por contar com uma série de itens para protegê-los e deixá-los com cara de novos por mais tempo, como o uso da lona para toldo para cobri-los enquanto não são usados.
Uma das soluções mais populares nesse sentido é, também, uma das mais simples: quando o automóvel não é usado, ele costuma ficar guardado em uma garagem coberta.
Por conta disso, é praticamente impossível que um lançamento imobiliário não conte com um espaço do tipo.
Ainda assim, depois de algum tempo, algumas pessoas optam por reformar sua garagem. Seja simplesmente para deixá-la de cara nova ou para transformá-la em um espaço multifuncional, que também sirva para atividades cotidianas ou mesmo para armazenar outros objetos.
Pretende reformar a sua garagem e não sabe por onde começar? Então continue lendo este artigo e confira algumas dicas para escolher dois dos elementos mais importantes desse cômodo: o piso e a cobertura.
Qual é a importância do materiais para garagem?
O objetivo de uma garagem costuma ser um só: proteger o veículo dos efeitos do tempo, como a chuva e o vento.
Deste modo, o desgaste da sua lataria se dará de forma mais lenta, evitando que a sua vida útil se reduza.
Por esse motivo, a presença de elementos que o protejam, como uma cortina de lona e uma cobertura apropriada é fundamental para que o local cumpra sua função.
Além disso, ao construir ou reformar um cômodo do tipo, é preciso considerar as suas particularidades.
A principal delas é o fato de que um automóvel pesa algumas toneladas, o que, por sua vez, exige o uso de matérias-primas de alta resistência na garagem.
Isso é especialmente válido no caso do piso, pois é fundamental escolher um modelo que possa suportar o peso sem sofrer danos.
Qual é o melhor piso para garagem?
Não é preciso ser especialistas em obras para saber que o piso de uma garagem deve ser resistente. Afinal, ela abrigará itens pesados (ou seja, carros) e, assim, um material mais fraco pode não resistir a esse impacto.
Ainda assim, é preciso ter em mente que nem todas as matérias-primas consideradas resistentes são uma boa escolha para o espaço.
Por exemplo: um piso de madeira colocado pode atrair muitas pessoas devido suas diversas vantagens. No entanto, em uma garagem terá uma vida útil muito curta, já que esse revestimento não tem condições de suportar o peso de um automóvel.
Felizmente, existem uma série de materiais que são apropriados para a tarefa, tais como:
Piso de cerâmica;
Piso epóxi;
Piso de cimento;
Piso intertravado.
Todos eles têm algo em comum: são projetados para suportarem uma altíssimo trânsito de pessoas e de objetos. Por conta disso, podem ser instalados em garagens sem maiores problemas.
Vale ressaltar que, caso a sua escolha seja um piso cerâmico, é preciso escolher o modelo instalado com cuidado. Isso porque há materiais com coeficientes de resistência diferentes, o que pode torná-los inapropriados para a instalação no local.
Do mesmo modo, é interessante preferir os pisos com pouco ou nenhum espaço de rejunte, melhorando o apelo estético do cômodo e facilitando a realização da limpeza.
Qual é a melhor cobertura para garagem?
Como o principal objetivo de uma garagem é proteger o automóvel dos efeitos do tempo, é fundamental que o local conte com algum tipo de cobertura, mesmo que ela seja um simples toldo para garagem.
Deste modo, elementos como o vento e a chuva ficarão do lado de fora.
Vale ressaltar que, por mais que a lona seja uma escolha muito popular para garagens, há outros materiais que podem proteger o seu automóvel.
Por exemplo: caso você queira que o espaço tenha um apelo estético mais moderno, pode optar por uma cobertura de vidro. Contudo, é preciso ter em mente que ela é pesada e, assim, requer uma estrutura robusta para sustentá-la.
Caso essa opção fuja do seu orçamento, é possível optar pela cobertura em policarbonato. Trata-se de um polímero plástico leve e translúcido, que permite o aproveitamento da luz, mas bloqueando a radiação UV, prejudicial tanto à saúde humana quanto a lataria de veículos.
Como esse material é versátil, também é possível investir em telhas feitas com base nele. Trata-se de uma ótima opção para garagens que já estão cobertas, mas que carecem de meios para a entrada da luz natural, problema que o policarbonato pode resolver.