A construção é transformadora e revolucionária, mudando cenários e possibilitando o desenvolvimento social elas são projetos fundamentais e sua indústria é um dos indicadores de qualidade e crescimento da sociedade.
Responsável pela criação de redes de saneamento básico, rede de distribuição elétrica, vias e espaços públicos, centros comerciais e construções residenciais.
Diversos e variáveis, os projetos da construção civil são compostos por diferentes processos e procedimentos para atender a finalidade das obras e de seus usuários.
Dentre os modelos de construção há aqueles que antes de iniciar é preciso demolir antigas e desnecessárias estruturas.
Composto por algumas etapas a mais eles precisam ser conduzidos de maneira diferenciada, saiba quais são as principais mudanças para que o projeto seja desenvolvido com segurança e alta qualidade.
Projetos de tipos de demolição
A empresa de demolição é responsável por conduzir todos os processos de demolição que são necessários antes de um projeto ser iniciado.
Como cada construção é um projeto específico, é preciso definir qual o melhor tipo de demolição deve ser realizada em cada ambiente.
Por isso, é importante conhecer todos os que estão são aplicados nas obras brasileiras para que a escolha seja a mais adequada, eficiente e segura.
Atualmente, há três tipos de que podem ser adotados para resultados melhores, a demolição mecânica, a implosão e a manual.
A mecânica é caracterizada com uso de máquinas e equipamentos que torna os processos mais otimizados e práticos, como na demolição casas antigas que, por meio de escavadeiras e guindastes consegue demolir parcial ou complemente as estruturas, de acordo com a necessidade dos novos projetos em construção.
O método de demolição por implosão utilizando os recursos de explosivos para destruir as bases da construção e derrubar prédios e arranhas-céus, principalmente, em áreas urbanas.
Já o modelo manual é para uma demolição mais precisa e específica, realizada com ferramentas manuais elas são aplicadas quando é necessário mais cuidado às estruturas.
Os primeiros passos
Após a demolição o processo de demolição é iniciado e a primeira etapa é a coleta de entulhos que serve para deixar o local limpo e pronto para a próxima etapa.
O recolhimento do entulho precisa ser realizado de maneira sustentável, ou seja, todos os materiais que possam ser reaproveitados ou reciclados precisam ser separados dos que não serão mais usados em nenhum processo.
Para tornar esse processo mais simples há empresas que são especializadas em realizar o processo de tira entulho e separá-lo adequadamente diminuindo os resíduos e poluição produzidas durante toda a obra, contribuindo para a manutenção e qualidade do meio ambiente.
O próximo passo é a verificação da qualidade do solo, suas características principais para definir o tipo de fundição mais adequada e quais são os processos necessários para que ele fique adequado para o desenvolvimento seguro da construção. Fazendo a sondagem do solo todas as análises e informações são adquiridas.
Fazendo uso de técnicas e equipamentos específicos a sondagem do solo é realizada por meio da empresa de topografia especializada na realização desse tipo de estudo do solo.
Assim, ela possui tanto os profissionais qualificados quanto os recursos necessários para que os resultados obtidos sejam precisos e confiáveis.
Reconstruindo
A partir da análise do solo e definição do tipo de fundação que viabiliza a obra, os processo são semelhantes as demais edificações, sendo que os primeiros processos são o desenvolvimento das estruturas que servem de base e sustentação, ou seja, o esqueleto da obra e após isso os demais detalhes e processos que definem e personalizam a construção.
Se for projeto residencial as principais etapas são:
- Estruturação da laja;
- Construção das paredes;
- Pisos;
- Projetos elétrico;
- Projetos hidráulico;
- Revestimentos;
- Processos decorativos;
- Instalação dos móveis;
- Instalação dos aparelhos eletrônicos.
Cada etapa é fundamental e precisa ser conduzida com todos os equipamentos e mão de obra especializada, pois assim os resultados podem ser assegurados, bem como a qualidade da produção, atendendo todas as demandas e desenvolvimento o projeto de acordo com as exigência do proprietário.
Os projetos residenciais assim como a maioria das construções são únicos, pois transpassam as características principais dos moradores, seus gostos e suas crenças por meio da decoração e processos construtivos adotados para cada ambiente desenvolvido.
Por isso, é importante seguir todas as instruções presentes no projeto para que os resultados satisfaçam ao cliente, construindo um lar seguro, confortável e agradável aos seus moradores.