As reformas e construções estão presentes no nosso cotidiano em menor ou maior grau, e para que todos os processos, projetos e componentes permitam o sucesso da obra é necessário entender os múltiplos serviços que permeiam este setor.
Assim, do serviço de demolição até os acabamentos finais, as construções são múltiplas e sempre levam em consideração as necessidades de cada pessoa, desta forma, cada obra é específica e destinada para alguém ou para um grupo de pessoas.
Deste modo, tanto edificações residenciais como edificações comerciais e industriais, precisam passar por uma série de componentes e elementos para que seus projetos tenham uma excelente execução.
Neste artigo falaremos de algumas das metodologias usadas nas obras, que podem ir desde o disk entulho para gestão de resíduos na obra até análises de solo.
O cronograma de obra: entendendo melhor
Para que uma obra seja executada da melhor maneira possível é de grande necessidade que haja um planejamento detalhado e especificado, esse detalhamento permite que a execução das tarefas ocorra de uma maneira fluida, orgânica e eficiente.
Uma das ferramentas mais importantes para uma gestão de obra e que leva em consideração todas as necessidades da obra, que vai desde a contratação de caçamba de lixo para entulho até a contratação de mão de obra é o cronograma de obra.
O cronograma de obras é um documento altamente detalhado que, geralmente, se encontra em formato de planilha e que define todas as sequências das etapas, que então é dividida por meses, e levando em consideração toda a duração da obra.
Alguns tópicos que são levados em grande consideração na elaboração do cronograma são:
- Tempo;
- Orçamento;
- Material;
- Mão de obra.
Assim, o gestor e os trabalhadores saibam exatamente onde agir e quando agir, bem como identificam a necessidade da contratação de empresas de terraplenagem e pavimentação em SP.
Os processos de demolição nas obras
Uma das etapas da obra é conhecido como demolição. Demolição é todo o ato e metodologia que visa a retirada ou destruição de determinada estrutura para dar lugar a uma nova. Esse processo é um dos mais usados na construção civil.
Muitas são as situações em que a demolição é necessária como a idade de uma estrutura, a necessidade do uso do terreno, e também por questões de segurança como o iminente risco de desabamento.
Para que os entulhos da demolição sejam retirados é necessário que o gestor procure aluguel de caçamba.
Existem três tipos básicos de demolição que serve para diferentes objetivos, são elas a demolição mecânica, a demolição que usa explosivos conhecida como implosão e a chamada demolição manual.
Abaixo falaremos com mais detalhes sobre esses tipos de demolição.
1. Demolição mecânica
A demolição mecânica é bastante utilizada e possui essa nomenclatura por ser feita com ferramentas e máquinas mecânicas para que algum elemento da edificação seja destruído. São feitos por martelos pneumáticos, escavadeiras, guindastes e carregadeiras.
Podem ser usadas tanto para demolição parcial como para demolição total, de paredes, lajes de concreto, pisos e muitos outros elementos.
2. Demolição com uso de explosivos
É o processo feito com uso de explosivos colocados nas estruturas de apoio da edificação. O uso dessa metodologia é muito usada nas áreas urbanas, para que grandes estruturas sejam postas abaixo como pontes, arranha-céus, e outras estruturas.
Para que a implosão ocorra da melhor maneira possível é necessário que seja contratada uma empresa qualificada e especializada que fará um estudo detalhado sobre as estruturas e definir qual será o melhor tipo de explosivo para isso.
3. Demolição manual
É um processo de demolição na qual se usam processos manuais, também é conhecido como desconstrução, principalmente, porque visa a demolição com o reaproveitamento de determinados elementos da obra, como portas, janelas, entre outros.
Os processos de demolição manual estão sendo chamados de sustentáveis por que garantem que a quantidade de resíduos gerados seja controlada, permitindo uma gestão mais qualificada e um descarte mais correto.
No entanto, assim como a impermeabilização de caixa d’água de concreto precisa ser bem projetado, a desconstrução também precisa ser muito bem definida, pois, caso contrário pode não ter o efeito desejado.
Compreendemos que as obras precisam de planejamento, atenção, cuidado para que todos os processos sejam adequados, seguros e que possuam boa qualidade.