Os problemas mais comuns com estruturas de concreto

As estruturas de concreto são o pilar das pequenas, médias e grandes construções. Afinal, o concreto é um material resistente e feito para aguentar diferentes tipos de impacto e pressão.

Embora o material seja muito usado, uma vez que é fácil prepará-lo, o mesmo pode apresentar sinais de desgaste e rachaduras conforme se passam os anos.

Por conta disso, o recomendado é sempre ficar de olho nas estruturas feitas a partir da mistura de cimento, pedra e areia (alguns casos barras de aço), para evitar possíveis problemas.

Para ter uma ideia da versatilidade do material, que se faz presente em diversas etapas da construção civil, o concreto pode ser usado tanto para a fixação de vigas quanto para a produção de outros elementos, como é o caso do bloquete de concreto.

Cabe destacar que existem diferentes tipos de concreto e cada um possui uma finalidade diferente do outro.

No entanto, o mais usado em estruturas é o concreto armado, que possui grandes barras de aço em sua composição.

Abaixo, conheça os problemas mais comuns com estruturas de concreto.

Fissuras

As fissuras são problemas muito recorrentes no que diz respeito à vida útil do concreto.

Em linhas gerais, elas surgem como pequenas rachaduras interconectadas no exterior da estrutura de concreto.

Em suma, a estrutura interna do concreto não é afetada e o problema costuma surgir, no caso das lajes, quando a mesma apresenta alta umidade.

O ocorrido se dá quando a pasta do cimento presente no concreto se contrai e sobre a superfície, implicando em pequenas fissuras.

Para evitar este problema, na hora de aplicar a mistura o recomendado é:

  • Não finalizar o concreto até evaporar a água;
  • Não jogar água no concreto durante a finalização;
  • Finalizar com vassoura;
  • Curar o concreto de maneira correta.

Ao tomar essas medidas, com certeza o problema não vai acontecer novamente.

Trincas

Assim como as fissuras, é recorrente o surgimento de trincas nas estruturas de concreto que já possuem longo tempo de vida.

Além disso, falta de manutenção é a principal causa delas.

Geralmente, trincas em paredes de tijolo vazado são aceitáveis, mas em estruturas de grandes proporções é algo extremamente perigoso e deve ser curadas imediatamente.

As trincas acontecem a partir da secagem por meio das altas temperaturas do sol, sobrecargas ou assentamento.

Para controlar as trincas, o ideal é evitar a sobrecarga em cima do concreto e diminuir a umidade do local.

No caso do cobogó de concreto, por exemplo, recomenda-se identificar o local onde está úmido, para cortar o mal pela raiz, protegendo, assim, os demais tijolinhos.

Lixiviação

O problema é bem comum e surge como um desgaste com alta profundidade na superfície do concreto.

Normalmente, a avaria surge quando o material não foi produzido corretamente.

A lixiviação acontece também por causa de infiltrações, outro problema muito recorrente quando o concreto não foi aplicado corretamente.

Por conta disso, especialistas recomendam às empresas de construção civil que invistam em máquina para prensa concreto, que viabiliza a aplicação do material.

Ondulação

Outro problema muito comum são as ondulações no concreto, que podem surgir a partir do encolhimento do fundo da estrutura.

Esta complicação, embora seja mais recorrente aos solos e estruturas, também acontece com tubos de concreto, que ficam em contato constante com superfícies úmidas.

Além disso, a ondulação se dá por conta da variação climática entre o topo e fundo do local onde é aplicado. Para prevenir o problema, recomenda-se seguir as seguintes instruções:

  • Usar técnicas de cura para concreto;
  • Diminuir a quantidade de água do preparo;
  • Usar um agregado;
  • Usar uma colagem para misturas finas.

No caso das tubulações de concreto, o problema vai surgir uma hora ou outra, uma vez que elas são utilizadas em esgotos e locais com fluxo constante de água.

A ondulação também pode aparecer no mourão de concreto, normalmente utilizado para cercar casas ou terrenos, uma vez que fica exposto ao sol, chuva e demais condições que causam a deterioração do objeto.

Descoloração

Se a estrutura de concreto estiver sofrendo com descoloração, deixando a vista cores marrons e amarelas, isso significa que o problema é decorrente da preparação indevida do material.

A descoloração, geralmente, acontece quando água é colocada na mistura de concreto durante a obra – prática completamente equivocada.

Com isso, o efeito da descoloração pode surgir em pouquíssimo tempo.