Quando falamos em construir ou reformar sempre há no projeto o tão sonhado acabamento. Isso porque é a parte em que se coloca essência na construção. São escolhidos os tipos de luminárias, os tipos de móveis, e o principal, os tipos de pisos e revestimentos.
E escolher um revestimento bonito e adequado pode ser uma tarefa difícil já que existe uma variedade enorme de tipos, formatos, tamanhos e materiais para escolher.
Entretanto, no mundo dos revestimentos há dois tipos principais, que são muito utilizados dado às suas características de durabilidade, versatilidade e usabilidade, que são o piso laminado rj e os pisos vinílicos.
Cada tipo de revestimento é adequado a determinados projetos, e conhecer melhor as suas particularidades permitirá ter um conhecimento melhor acerca deles.
Piso laminado: o que é e suas vantagens
O piso laminado é um tipo de piso que possui em sua composição diversos tipos de camadas, isso permite que esse tipo de piso seja muito resistente a impactos e riscos.
Muitas pessoas vem trocando o assoalho de madeira, que é feito com madeira 100% natural e é muito resistente, por pisos laminados, e isso se dá por conta do preço ser menor e ainda possuir características visuais iguais às da madeira, e a colocação é mais facilitada, diferente dos procedimentos da colocação de piso de madeira.
O piso laminado é formado por quatro camadas:
- Balanço;
- Substrato HDF-H;
- Laminado decorativo;
- Overlay.
A camada mais inferior que é o balanço, trata-se daquela que protege o piso da carga de umidade que vem do solo, e principalmente impede que o piso deforme.
A segunda camada que é o substrato HDF-H é o que chamamos de “recheio” do piso. É composto por uma fina lâmina de fibras de madeira, de alta densidade, que dá ao piso a resistência necessária a grandes impactos.
A terceira camada é a do laminado decorativo, é onde fica o desenho do piso, que pode imitar madeira, mármore, ou possuir outro tipo de padrão.
Por fim, a última camada é a de overlay, que é onde as pessoas pisam. O overlay é um filme transparente que tem em sua composição o óxido de alumínio – que está atrás do diamante quado se trata de dureza – dessa maneira, o piso laminado é resistente a riscos e à abrasão demasiada.
Além de ser mais barato, o piso laminado é sustentável, fácil de limpar e permite uma instalação rápida, prática e segura, e o mais interessante, é que os laminados possuem um conforto termoacústico.
Piso vinílico: o que é e suas vantagens
O piso vinílico possui uma composição igual a alguns revestimentos conhecidos como papel de parede. Isso é, são compostos por cloreto de vinila que é mais conhecido como PVC. Ele é aplicado por meio de placas ou mantas.
A vantagem do piso vinílico é na sua personalização. Se você pretende dar a sua casa um ar mais aconchegante e o orçamento não admite um piso de madeira, nada mais interessante do que uma rápida pesquisa na internet com a seguinte pergunta: “onde comprar piso vinílico de madeira” que mostrará pisos lindos, de qualidade e que garantirão um resultado muito satisfatório.
Outra vantagem do piso vinílico é que ele possui a capacidade de abafar ruídos incômodos, como o de passos.
Dessa forma, é ideal para pessoas que moram em apartamentos e não querem incomodar os vizinhos. O vinílico é antialérgico e mancha bem pouco por conta de sua resina de poliuretano.
A instalação do vinílico é um pouco mais complicada do que a do laminado, mas isso não tira nenhum pouco a beleza e versatilidade desse material.
Na instalação é necessário que a superfície esteja limpa, seca e nivelada. Depois disso é necessário colar, ou se for o caso, encaixar o revestimento e esperar secar.
Como se trata de um trabalho minucioso, aconselha-se a procura de um instalador experiente e que pode indicar e ajudar na correção de algum defeito pré-instalação.
Esses são alguns dos revestimentos mais procurados quando o assunto é construção e reforma, isso porque o acabamento é parte importantíssima para se garantir o conforto e a beleza de seu lar.
Além do mais, ter um revestimento adequado e bem escolhido garante uma valorização do imóvel.