Passo a passo para trocar a pintura do seu ambiente de maneira prática

A pintura de parede é uma compreende vários aspectos dentro do ambiente de uma casa e também em pinturas industriais e prediais, pois pode desempenhar a função decorativa e valorizar alguns cômodos e ambientes.

Muitas vezes, a pintura de apenas uma parede, pode fazer toda a diferença e dar a impressão de nova, além de dar a impressão de que o espaço é maior ou mais largo.

É possível encontrar diversas cores disponíveis, o que pode trazer algumas sensações, dependendo do tom escolhido. Cores mais suaves, como o azul e o verde por exemplo.

Estas podem trazer uma sensação mais relaxante, assim como as cores mais viva e quentes, como o laranja e o vermelho, podem trazer mais empolgação e ânimo ao ambiente.

Muitas vezes, contratar uma empresa de terceirização deste serviço, pode sair muito caro, principalmente se você tem áreas muito grandes.

Ou não tem tempo por conta do trabalho, acaba apelando para pagar por este tipo de serviço, a fim de obter os resultados esperados.

Vamos descrever a seguir, o guia passo a passo para que você mesmo possa começar a obra em casa e transformar o seu ambiente em um lugar que tem a sua cara.

Passo 1: Preparação

Vista roupas adequadas e velhas, já que tinta não sai depois que manchar. Proteja também os móveis do lugar, caso os tenha e tire quadros, espelhos, enfeites e cortinas próximas.

Proteja também o piso com jornais e pedaços de papelão, e cole tudo com fitas adesivas branca.

Faça o mesmo para os rodapés, batentes de portas e janelas e cantos das paredes. Retire também os espelhos da tomada ou cubra-os com fitas.

Passo 2: Equipamentos

Além das tintas, que devem ser na quantidade certa, conforme o tamanho do espaço, esse trabalho basicamente irá necessitar das seguintes ferramentas para pintura:

  • Pincel;
  • Rolo de pintura (feito de lã);
  • Bandeja para tinta;
  • Balde para mistura;
  • Óculos e máscara protetora;
  • Lixas de parede;
  • Misturador de tinta;
  • Escada;
  • Fita adesiva;
  • Jornal e papelão velho.

Passo 3: Preparação do local

É recomendado aplicar a massa corrida e o selador para cobrir as imperfeições. Use uma espátula para auxiliá-lo melhor e cubra os buracos e defeitos.

Deixe secar por pelo menos 3 horas, antes de aplicar a seladora, que irá reduzir o consumo de tinta nesses lugares.

Lixe as paredes e não se esqueça dos protetores, como óculos e máscara, para não ingerir ou ter o contato desse pó com os olhos e a boca.

As lixas de tamanho 80 até 120, são mais grossas e recomendadas para a primeira sessão. Depois, use as mais finas.

Em seguida, varra o pó e passe um pano úmido no chão. Um pano seco na parede antes, também ajuda na qualidade final da sua pintura.

Passo 4: Preparo da tinta

Abra a lata e mexa bem, para depois colocar em outro recipiente, com a quantidade de água recomendada pelo fabricante. Não se esqueça de mexer bem também essa mistura, para depois despejar na bandeja.

Passo 5: Pintura / Primeira demão

Inicie a pintura pelas bordas da parede, com um pincel pequeno e depois com o rolo pinte o centro dela.

Cuidado com o excesso de tinta ou água no rolo e tente pintar sempre na mesma direção. Iniciar por uma parede menor de teste é recomendável.

Passo 6: Segunda demão

Geralmente, após 4 horas já é possível aplicar a segunda demão. Algumas cores poderão necessitar até de uma terceira. Por isso, escolha um fabricante de confiança no mercado, para evitar o gasto desnecessário comprando mais tinta.

Passo 7: Finalização

Após a secagem, retire as fitas adesivas e corrija as falhas com pincel bem pequeno. Lave todos os equipamentos como bandeja, balde e pincéis para que possa usá-los novamente em outra ocasião necessária.

Realmente não é uma tarefa fácil, mas o resultado pode agradar. Outras dicas poderão ajudar na pintura da sua casa, como veremos a seguir:

  • Capriche na primeira demão, utilizando menos água na mistura, evitando assim, mais que duas ou três passadas;
  • Pesquise sobre a pistola para pintura, como o pulverizador elétrico portátil para pintura, que podem ajudar muito os que não possuem muita prática;
  • Não pinte em dias muito quentes ou chuvosos e úmidos demais;
  • Para pintar o teto, use o cabo prolongador, como um cabo de vassoura por exemplo;
  • E para finalizar, não suba em pias, móveis e mesas. Use a escada.