A área responsável por projetar, construir e manter todas as obras e infraestruturas que são necessárias na sociedade, incluindo a parte de preservar a área natura, é a engenharia civil.
As construções podem ser desde uma simples casa até a construção de pontes, edifícios, indústrias, usinas geradoras de energia, entre outros.
Desde o começo da história da humanidade, os seres humanos construíam estruturas que servissem de abrigo para eles, por meio da utilização dos elementos naturais que tinham à sua disposição.
Contudo, com o passar dos anos e com o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de construção, essas estruturas foram se tornando cada vez mais complexas.
A partir do momento em foi descoberta a possibilidade de estimar diversos pontos de uma obra, como suas dimensões, resistências de materiais, entre outros, os conhecimentos científicos e estudos foram aprofundados. Novos materiais como o ferro e o cimento foram descobertos e são utilizados até hoje em praticamente todas as construções, desde as pequenas até as grandes obras.
Outros materiais muito utilizados em obras são:
- Cimento;
- Areia;
- Pedra brita;
- Concreto;
- Cal;
- Argamassa;
- Aço;
- Tijolo;
- Bloco de concreto;
- Telhas.
Tintas, portas e janelas, revestimentos, pisos, materiais hidráulicos e elétricos, além dos pregos também estão entre os produtos mais usados.
Alguns materiais são obtidos da natureza, como pedra e água. Outros são obtidos por meio de processos industriais ou químicos, como é o caso do cimento, dos pisos, de conexões hidráulicas.
Os materiais podem ser segmentados de acordo com a sua função, como materiais de vedação (tijolos, portas), de proteção (pisos, tintas), materiais estruturais, entre outros.
Na hora de comprar os materiais, é importante levar em consideração a qualidade para trazer mais durabilidade, segurança e conforto na obra e optar por escolhas específicas de necessidade da obra, pois existem diversos itens no mercado. Os pregos, por exemplo, possuem diversos modelos como o Prego 18×27.
Para que servem as calhas e rufos
Nas edificações, as calhas e os rufos desempenham importantes funções.
De modo geral, as calhas possuem como principal objetivo fazer a coleta da água da chuva que cai sobre o telhado, encaminhando-a aos condutores vertidos.
Já os rufos têm a responsabilidade de atuar como protetores das paredes que são expostas (modelo pingadeira) ou também evitarem que ocorram infiltrações na junção entre o telhado e a parede, mais conhecido como rufo interno.
As calhas e rufos preços são essenciais em uma construção, pois auxiliam na conservação do bom estado das paredes, evitando a umidade em excesso e, consequentemente, ajudando a manter a pintura e a alvenaria em bom estado por mais tempo.
Além disso, eles também protegem o reboco externo, evitam que a água cause rachaduras e corrosões nas fundações e evitam a umidade.
Construindo uma casa
O primeiro passo para construir uma casa é contratar profissionais como engenheiros e arquitetos para desenvolverem os projetos. Eles possuem o conhecimento específico tanto para planejar quanto para executar uma obra, seja ela grande ou pequena.
Construções e reformas sempre exigem um investimento alto e, por isso, é importante definir quais são as prioridades da sua obra e do seu projeto em detalhes, como se haverá a instalação de um Portão de garagem de correr.
No entanto, por mais que haja variáveis, como acabamentos e revestimentos, existem materiais primordiais para criar levantar as paredes. Já a escolha do portão de garagem depende do gosto e da necessidade do cliente.
Quatro etapas compõem a construção de qualquer edificação, sendo elas a estrutura, a alvenaria, a cobertura e, por fim, o acabamento.
Toda obra também possui um cronograma que consta a entrega dos materiais, em quais locais deverão ser armazenados e a sua forma de utilização no desenvolvimento do projeto.
Essa etapa é fundamental para evitar o desperdício e também para preservar a qualidade do material a ser empregado na construção
Equipamentos de um canteiro de obras
A caçamba é caixa de metal que armazena e transporta o entulho e é de extrema importância num canteiro de obras.
Uma construção produz muitos resíduos e a caçamba possibilita manter o terreno limpo e o local da obra o mais organizado possível, armazenando tudo o que não está sendo utilizado.
Elas também são usadas no transporte de itens como cimento, areia, terra, sementes, adubos, dependendo da necessidade de cada obra.
Outra instalação muito usada em obras é o container, normalmente usado como vestiário, banheiro e estrutura de escritório.