Depois da construção finalizada, a parte do acabamento de um projeto também faz as pessoas pensarem em vários detalhes e materiais de construção complementares.
Se você estiver procurando um tipo de cobertura para o telhado da varanda, por exemplo, sabia que uma telha térmica já é uma realidade na área da construção civil? Isso mesmo.
Apesar do telhado já ser conhecido como uma parte importante do acabamento e o tipo de telha influenciar no conforto térmico de uma casa, o leque cada vez mais amplo de telhas e materiais nessa área só abre as possibilidades.
No caso específico da telha térmica, essa é uma tendência crescente no mercado e que traz inúmeros benefícios para a funcionalidade de um projeto.
Na mesma linha, os materiais ecológicos também são cada vez mais procurados tanto por proporcionarem um ar mais rústico e natural aos projetos quanto pela redução dos impactos ambientais.
Quer saber mais sobre esses materiais de construção e como eles podem ser interessantes para a área de lazer? Continue lendo este artigo.
Telhados e coberturas: o que não pode faltar
Uma das partes mais visíveis do acabamento de um projeto é o telhado. Por isso, contar com telhas bonitas, que valorizem a decoração, a arquitetura do projeto e, ainda por cima, são funcionais é um sonho para quem está construindo uma área de lazer.
Neste contexto, alguns modelos de telha se destacam. A chamada telha térmica, por exemplo, é um modelo de telha que pode ser encontrada em diversos formatos e cores, mas que conta com algumas características e vantagens que a destacam, como por exemplo:
Fabricação em poliuretano (um eficiente isolante térmico);
Características que proporcionam isolamento acústico;
Plásticos protetores e lâminas protetoras;
Baixa necessidade de manutenção;
Facilidade na hora de limpar.
Na mesma linha de isolamento térmico e acústico, outro modelo muito procurado é a telha sanduiche. Na prática, esse tipo de telha recebe esse nome pois conta com uma estrutura composta por três camadas: uma de metal, uma isolante e outra com chapas de aço galvanizado.
No caso da capacidade de isolamento térmico deste tipo de telha há duas formas dessa funcionalidade acontecer. A primeira é por meio de uma composição de poliuretano, que tem capacidade de bloquear o calor em até 95% e ainda reduzir 5º na temperatura do ambiente.
A segunda camada isolante da telha sanduiche é feita com isopor. Desta forma essas técnicas se destacam por:
Não destacarem barulhos de chuva e outras intempéries;
Proporcionarem conforto térmico;
Oferecem um bom isolamento acústico.
Tanto a telha chamada de sanduíche como a térmica possuem formatos e estéticas variadas. Além da funcionalidade alta, esses materiais também podem receber ótimos complementos como a chamada tinta térmica para telhado.
O que é tinta térmica para telhado?
Como o próprio nome sugere, a chamada tinta térmica é um material que pode revolucionar a construção dos telhados, na estética e no conforto térmico. Na prática, essa tinta é feita com base na nanotecnologia e conta com propriedades que proporcionam excelentes isolantes térmicos.
Além de reduzir o calor nas construções, a tinta térmica para telhado é ideal para você construir sua área de lazer prezando pela estética e pela sustentabilidade também. Isso porque, a partir das características, esse tipo de tinta contribui para:
Destacar a beleza do ambiente, sem destruir recursos naturais;
Economia de energia elétrica;
Praticidade e conservação da pintura.
Tudo isso só contribui para a composição de uma manta para telhado bonita e funcional para sua varanda ou área de lazer.
Tijolo refratário preço
Se você vai construir uma varanda ou quer reformar o espaço de lazer para deixar aquele cantinho do almoço de domingo mais agradável, materiais sustentáveis podem fazer parte da construção. Na linha sustentável e ecológica, o chamado tijolo refratário preço está se destacando cada vez mais pela sua resistência às altas temperaturas.
Por isso, inclusive, o nome de refratário é associado ao tijolo. É muito comum encontrar esse tipo de tijolo na construção de paredes ou mesmo outros elementos como fornos e churrasqueiras nas áreas de lazer.
Independentemente da funcionalidade do produto, esse tipo de tijolo ecologico é um ótimo elemento para complementar os telhados sustentáveis e ainda oferece outras vantagens.
A aparência estética harmoniosa é uma das principais, já que esse tijolo é feito de forma mais delicada e isso valoriza muito a decoração do espaço de lazer. Além disso, a resistência ao fogo e a redução dos resíduos de construção tornam uma tendência na área de materiais de construção.