Seja uma casa com moveis planejados, seja um apartamento para recém casados, a decoração sempre será uma das peças chaves para que o ambiente seja agradável o suficiente para quem mora no local.
A decoração vai além da escolha de móveis e da posição de objetos decorativos. Afinal, ela reside no fato de uma escolha adequada de materiais e formas, além de como eles se comunicam dentro do ambiente.
A decoração entrou no hype dos assuntos mais badalados da internet e tudo graças a uma moda chamada “faça você mesmo”, que tem estimulado pessoas a repensarem o seu modo de agir dentro de casa, fazendo com que a criatividade aflorasse.
O funcionamento da decoração
A decoração funciona em três sentidos básicos, o que você quer, a tendência do momento e o estilo que você pretende seguir.
Há pessoas que querem colocar paredes coloridas, mas gosta de um estilo mais clássico, porém a tendência do momento não é essa e, então, acabam criando confusões.
Dessa maneira, o primeiro passo para a formação de uma decoração é saber o estilo que deve seguir, afinal, a casa inteira mergulhará nesse conceito.
O segundo passo é conhecer os tipos de elementos que existem para a decoração, como a placa de gesso para tetos e paredes, tintas, pisos e etc.
Esse texto focará nos revestimentos de chão, os pisos, pois são elementos primordiais para o ambiente de uma residência ou de um comércio.
Tipos de revestimentos para decoração
Há vários tipos de revestimentos, desde os de parede que são compostos pelas texturas e pelos azulejos, até os revestimentos de chão que são os pisos.
Há inúmeros tipos de pisos, dos mais clássicos como o assoalho de madeira, até os mais recentes como o piso vinílico.
Falaremos de dois tipos de revestimento que vem sendo usado em diversos projetos decorativos, o piso laminado e o piso vinílico.
1. Piso laminado
É um piso feito com lâminas de madeira, sendo encontrados em diversos tamanhos e com diversos acabamentos quase sempre voltados a imitar a madeira.
É chamado de piso flutuante, dado a sua característica de instalação que não é nem pregada, nem colada no contrapiso, mas sim instalada sobre uma manta. Vem como um substituto do piso de madeira e possui menor custo.
O piso laminado é composto por quatro lâminas, sendo elas:
- Balanço;
- Substrato;
- Lâmina decorativa;
- Overlay.
O balanço nada mais é do que a parte mais inferior do piso, responsável pela estabilidade e da resistência à umidade. É feito, geralmente de material sintético.
O substrato é a parte principal do piso, é feito com um tipo de compensado de alta densidade (HDF-H) e é responsável pela resistência aos impactos, onde também se localizam os encaixes de uma régua de piso a outra.
A lâmina decorativa consiste em uma lâmina de celulose que dá ao piso o acabamento que ele precisa, geralmente, imitando a madeira.
Já o overlay é uma película decorativa que garante ao piso a resistência a abrasão e a riscos e arranhões.
Há dois tipos principais de pisos laminados existentes no mercado, os de madeira e os de alto tráfego.
Os de madeira são aqueles que podem ser usados em qualquer ambiente da casa, inclusive combina muito com móveis planejados para banheiro, dado a suas inúmeras versões de acabamento.
Por fim, os de alto tráfego são indicados para locais com grande circulação de pessoas como shoppings, lojas, comércios e outros.
Agora, se você esta se perguntando sobre onde comprar piso laminado? É importante saber que o material pode ser facilmente encontrado em lojas de construção civil ou especializadas em revestimentos.
Agora que você já sabe como é fácil comprar piso laminado, conheça um outro modelo de piso muito vantajoso para os projetos construtivos.
2. Piso vinílico
O piso vinílico não é feito com lâminas de madeira, mas sim com um tipo de plástico chamado de cloreto de vinila, que é comumente chamado de PVC.
Ele pode ser encontrado em diversas versões, sejam elas sólidas como as placas e réguas, seja ela mais maleável como em mantas.
A instalação de piso vinílico é mais indicada para locais que não sejam tão úmidos, nem que fiquem exposto ao sol. Por isso sua aplicação é ideal em quartos, salas e escritórios. Eles ajudam a abafar os ruídos externos e possuem uma característica de isolamento térmico.
Assim, vimos que a decoração vai além de saber escolher quadros e abajours, mas que é necessário um conhecimento sobre diversos elementos como os revestimentos, tratados nesse texto e muitos outros.