Basicamente, o palete consiste em uma plataforma, que pode ser constituída por diferentes materiais, sendo as versões em madeiras as mais conhecidas e aplicadas, principalmente pelas alternativas variadas de reuso. No entanto, uma fabrica de paletes opera em prol de atender a movimentação e estocagem de produtos, levando maior praticidade com os paletes de madeira.
Hoje em dia, a produção consiste em sarrafos de madeira, comumente fixados por meio de pregos. O amplo uso da madeira está relacionado, principalmente, pela praticidade na montagem, resistência e capacidade de adaptação aos mais variados modelos.
Há duas categorias principais nas quais os paletes de madeira são divididos: bloco e viga.
Ambas alternativas contam com uma plataforma superior e tábuas que suportam a carga, sendo assim, a distinção está relacionada com a estrutura responsável pelo suporte da plataforma.
No caso do palete tipo bloco, a estrutura apresenta três longarinas compostas por madeira e com sustentação por blocos. O mais comum é que sejam nove blocos, um em cada lateral, um no centro e um em cada canto do palete.
Já no de viga, a estrutura conta com duas ou mais tábuas, que se estendem ao longo do comprimento do palete e estão situadas de forma perpendicular às tábuas da plataforma.
Independentemente do tipo de palete, é importante observar que este é um item capaz de reunir diversos benefícios, tanto em supermercados, depósitos e galpões, quanto para a reutilização em outros locais, como nas residências.
No caso do setor industrial, alguns dos benefícios alcançados são:
- Redução de danos aos produtos;
- Otimização do espaço de estocagem;
- Redução de custos;
- Aprimoramento de mão de obra.
Por esses e outros benefícios, são elementos indispensáveis ao se tratar da logística de produtos.
No entanto, para a locomoção, carregamento, descarregamento e organização, também é indispensável o emprego de máquinas adequadas, por exemplo, as empilhadeiras.
Onde encontrar os paletes?
Basicamente, depende muito da finalidade da busca do palete preço. Afinal, devido a versatilidade, comprar paletes deixou de ser algo relacionado apenas ao setor industrial, mercados, armazéns, entre outros locais.
Para as pessoas que buscam esse item para reutilizar nos espaços, há possibilidade de encontrá-lo em depósitos de locais que o utilizam para a carga e descarga de produtos.
No entanto, devido ao crescimento da reutilização dos paletes para finalidades como móveis e itens decorativos, criou-se um nicho de empreendedores que vendem esses produtos novos ou semi novos, já tratados, para atender a essa demanda.
Como existe a possibilidade da venda do palete cru, com acabamento, novo, semi novo, entre outras variáveis, os valores também podem apresentar certa diversidade.
Nesse caso, basta procurar com cautela uma loja de confiança e que conte com opções variadas e propícias para atender os tipos de projetos a serem realizados.
Dicas do uso de paletes nas residências
Além da dúvida de onde comprar paletes, é possível enfrentar dificuldades no momento de iniciar um projeto, principalmente diante aos cuidados necessários e a variedade de opções que pode ser atendida de móveis com paletes e outras peças.
Ao adquirir os paletes, principalmente os usados, é preciso saber a procedência do item. Isso com o intuito de evitar riscos a saúde e ao ambiente como um todo.
Além disso, é indispensável que o item já tenha recebido ou receba o devido tratamento contra a umidade e insetos, sendo muito recomendado que esse processo seja realizado por profissionais preparados.
Já no que diz respeito às alternativas de aplicação, devido a sua estrutura e resistência, os paletes podem suportar diferentes cargas e se adequarem a posições variadas. Entre as possibilidades de uso, é possível citar:
- Base da cama;
- Mesa de centro;
- Base do sofá;
- Cabeceira;
- Bancos para o jardim;
- Suporte para plantas;
- Mesas.
São formas de inovar e apostar na criatividade, afinal, como essas peças podem receber diferentes acabamentos, é possível investir tanto em um visual mais rústico devido ao aspecto proporcionado pela madeira ou optar por acabamentos que tenham um impacto mais sofisticado.
Além de apresentar um custo relativamente mais baixo quando comparado a outras peças, a aplicação dos paletes nas residências pode contar com este item como peça principal da estrutura, ou não.
Por esse motivo, a versatilidade é justamente uma das maiores vantagens e, hoje em dia, há profissionais qualificados que atuam com projetos desse tipo.