O vidro é um material utilizado há centenas de anos, servindo também para a construção civil. Por muito tempo, o vidro foi questionado no que se refere à resistência diante de impactos e quedas.
Por isso, trabalhos industriais contribuíram para o reforço dessa durabilidade e resistência ao impacto, tornando o vidro um material adequado para ser utilizado na construção civil.
Diante disso, esse material ganhou diversas usabilidades, sendo indispensável nesse processo de construção ou reforma. Dentre os modelos mais comuns do uso dos vidros podemos destacar as portas e janelas de correr, assim como as pastilhas.
Porém, sua funcionalidade pode ir além desses usos corriqueiros, podendo ser empregado em projetos de iluminação e decoração.
A usabilidade do vidro na construção
O vidro apresenta uma imensa usabilidade e possibilidades de atuação dentro do ramo da construção civil. Desse modo, separamos algumas dicas de formas de utilização do vidro para uma construção.
Primeiro, é importante saber das benefícios que o uso de vidros e uma obra pode trazer, como:
- Por ser um material sofisticado;
- Valoriza a estética do imóvel;
- É prático e fácil de limpar;
- É resistente e durável.
Dito isto, o uso do telhado de vidro tem sido cada vez mais comum em imóveis como residências, assim como ambientes comerciais. Isso porque esse tipo de telhado permite a entrada de luz natural, o que ocasiona uma redução dos gastos com a conta de energia elétrica.
Além disso, esse vidro pode reduzir a entrada de calor, assim como de raios ultravioleta. Sua instalação, limpeza e manutenção também são fáceis de realizar.
Para ambientes externos, cada vez mais é comum o uso de Cobertura em Vidro, com o objetivo de cobrir piscinas, garagens ou ambientes de lazer.
Vale ressaltar que, o tipo de vidro utilizado para fazer essas coberturas é o temperado, que apresenta uma grande resistência porque sofre um choque térmico durante sua produção.
Dentre as coberturas de vidro que estão disponíveis no mercado, existem alguns modelos mais sofisticados, como é o caso da pergola com vidro, que é a junção do vidro como um telhado feito de madeira.
Esse tipo de material apresenta um design moderno e sofisticado, e é indicado para a proteção de áreas externas como um jardim, área de piscina ou de churrasqueira.
Há também a possibilidade do uso do vidro nas fachadas dos imóveis, sejam residenciais ou prediais. A fachada é o ponto de entrada e deve ter boa visibilidade para valorização da entrada do imóvel. Por isso, o uso do vidro pode ser uma opção interessante nesse processo de valorização.
Após a instalação, também é importante manter a Limpeza de fachada de vidro, que pode ser feita por uma equipe especializada e de forma eficiente, principalmente nos prédios, que exige equipamentos de segurança para realizar o serviço.
O uso de calhas e rufos
Além de escolher qual material irá compor um telhado, seja para a área interna ou externa, é fundamental realizar a instalação de calhas e rufos.
Tanto as calhas, como os rufos apresentam um papel importantíssimo na construção, principalmente no que se refere à instalação do telhado.
A Calha para telhado, atua na coleta de água da chuva, encaminhando essa água por meio de canais condutores verticais em um imóvel.
Existem vários modelos de calhas, sendo que o mais indicado é a Calha de alumínio, que é composta por um material que apresenta versatilidade, resistência e durabilidade, O uso da calha é importante para impedir o acúmulo de água no telhado.
Já os rufos, também são instalados no telhado, mas com a função de proteger a parede de infiltrações e vazamentos oriundos da chuva. Ou seja, a junção do trabalho entre calhas e rufos é fundamental para:
- Evitar infiltrações;
- Aumentar a vida útil da pintura do imóvel;
- Aumentar a vida útil da parede;
- Evitar mofo.
A utilização desses elementos servem como uma forma de preservar o imóvel, aumentando a vida útil e conservando seus elementos e estruturas.
Assim como existe a calha de alumínio, no mercado também encontramos o rufo de aluminio, que é um material utilizado para esse processo de escoamento da água, removendo as infiltrações.
É fundamental nesse momento de compra apostar no uso de materiais que tenham qualidade, assim como em uma equipe técnica responsável e qualificada.