No ramo de construção civil, o telhado é muito utilizado na cobertura de residências e apartamentos. São consideradas importantes, pois através delas são criados os telhados, um dos acabamentos principais de qualquer construção.
Antes de optar por um modelo de telha, é preciso conhecer quais são as telhas mais utilizadas e suas atribuições.
Telhas: importância e escolha de materiais
No processo de construção de uma residência, são muitas as etapas envolvidas, que devem ser seguidas com responsabilidade. A escolha das telhas pode influenciar muito nessas obras, por isso, deve-se optar por materiais de qualidade.
Quando se pensa em um bom telhado, isso quer dizer que seus materiais devem possuir ótimas composições, e a montagem deverá ser realizada com profissionalismo.
Para a escolha das telhas e suas instalações, uma boa opção é contratar um engenheiro, que além de realizar um serviço de qualidade, poderá dar sugestões de modelos de telhas.
Através de análises sobre a temperatura do espaço, visando também a melhor iluminação para o espaço, assim como a segurança, fator primordial.
As telhas normalmente são feitas de cerâmica, mas podem ser elaboradas através de outros materiais, como:
- Cerâmica;
- Fibrocimento;
- Concreto;
- Alumínio;
- Policarbonato;
- Metal.
Para saber se uma telha é boa, é preciso ficar atento se em sua instalação ela possui os encaixes corretos. Já que as telhas são utilizadas em conjunto, uma complementa a outra, criando o telhado.
Por isso, seu encaixe deve ser preciso, para dessa forma evitar futuros problemas, como por exemplo, infiltrações e estragos causados pelo vento.
A importância de analisar os materiais e suas características
No processo de escolha de material, é recomendável analisar os modelos mais utilizados e suas características, para que dessa forma, a escolha do material que mais condiz com os objetivos possa ser feita.
Podem ser encontradas em lojas de toldos e coberturas, dessa forma, para escolher a telha ideal, deve-se pautar alguns temas, como, por exemplo, situações climáticas da cidade, se existe incidência de chuvas constantes e qual é a tipologia do espaço.
Dentro do mercado do ramo de construções, o que não faltam são modelos de telhados e diversos materiais disponíveis para telhas. Por conta dessa grande variedade, com certeza existirá um modelo certo para o tipo de construção que será realizado.
Por isso, por meio das análises realizadas do local, é possível optar por um modelo que deixará o telhado não só eficiente, mas bonito, valorizando o imóvel.
As telhas possuem características diferentes umas das outras, que podem incentivar a mudança de valores, formatos e modelos. É recomendável realizar uma grande pesquisa de mercado, a fim de contratar a melhor distribuidora de telhas do material escolhido para as telhas.
Dependendo do tamanho da construção e da quantidade de material, pode até mesmo ser acordado alguns descontos. Nesse caso, é importante conhecer melhor sobre esses modelos e suas qualidades.
Modelos de telhas mais utilizadas
As telhas de cerâmica são as mais utilizadas, principalmente no Brasil. Além de serem ótimas como isolantes térmicos, auxiliam no processo de equilíbrio da temperatura de um ambiente, deixando-a sempre amena, aconchegante.
Além disso, podem ser revestidas com esmaltes ou resinas, que auxiliam em sua vida útil.
As telhas de fibrocimento são muito utilizadas em grandes ambientes, como por exemplo galpões. Possuem custo acessível e podem ser encontradas em vários modelos, sendo recomendadas para residências menores e com pouca inclinação no telhado.
As telhas de concreto são ótimas para os moradores que desejam colocar cores nas casas. Esse modelo, além de sua enorme variedade de cores, é um ótimo impermeabilizante.
São recomendadas para espaços maiores, com grandes telhados que possuam inclinação, além de projetos que envolvam uma arquitetura diferenciada.
Segurança e beleza
As telhas de alumínio são ótimas por sua resistência à corrosão.
Por ser feita de alumínio, auxilia no processo de refletir os raios solares, preservando o conforto térmico da residência. Além disso, esse é um material reciclável que pode ser encontrado em uma fábrica de esquadrias de alumínio.
As telhas metálicas, também conhecidas como telha sanduiche, passam pelo processo de galvanização (cobertura de zinco que evita oxidação). Essas telhas são longas, e por isso, são recomendadas para uso em espaços grandes, como galpões, mercados, empresas e indústrias.
Continuando no assunto das telhas e também coberturas, porém agora falando sobre as telhas de cobertura de policarbonato retrátil. Ela são ótimas para estruturas externas, por exemplo, para serem utilizadas em jardins e quintais, ou até mesmo em áreas de lazer.
Esse modelo de telha é translúcida, ou seja, causa a sensação de transparência. Sua composição impede o contato com os raios solares, que podem prejudicar o organismo.
Dessa forma, fica evidente que existem diversos materiais de telhas disponíveis no mercado. Através do auxílio profissional, é possível optar pelo modelo que mais combina com o tipo de construção a ser realizado.
Assim, basta aproveitar a escolha feita, que com certeza deixará o imóvel mais valorizado e atrativo, além de proporcionar diversos benefícios que variam de acordo com seus materiais.