Seguindo a tendência global, o nosso país também começa a ver a movimentação crescente no setor de cargas e logística, principalmente para as que querem inovação e otimização dos processos, que envolvem estes departamentos.
A utilização de mão de obra humana para este fim, acaba saindo muito mais caro para as empresas, e o uso de equipamentos adequados – como empilhadeiras – pode ser a grande saída, principalmente para companhias que não disponibilizam capital suficiente, para a compra desse tipo de equipamento.
A variedade de opções no mercado, pode ser atraente mas, alguns fatores devem ser considerados, antes de se realizar a busca por equipamentos de maior porte, para o seu negócio. E no caso de aluguel de empilhadeira preço, sem dúvida é um dos quesitos a serem considerados.
O estado e qualidade do equipamento, bem como o alcance das funções principais, que podem ser realizadas pela máquina, também devem ser consideradas no momento de escolha deste tipo de maquinário.
E quando pensamos no impacto direto, na situação econômica da empresa, que pretende fazer a locação deste tipo de serviço, o preço é um dos fatores mais importantes a ser avaliado.
Por que alugar uma empilhadeira?
Devemos considerar a relação de custo e benefício, no momento de escolha da empresa mais adequada para realizar este serviço para o seu negócio.
Alugar empilhadeira, pode ser uma solução de uso amplo em empresas que atuam no setor de indústria ou serviços, além de ser muito comum sendo usado em centros de distribuição de mercadorias, grandes depósitos, comércios de atacado e varejo, entre outros.
E o preço, como já falamos, pode ser o fator de extrema importância para fazer o comparativo, visto que, algumas empresas preferem alugar por valores mais altos e funcionalidades mais completas, focados principalmente em clientes que procuram esta diferenciação.
Outras empresas, oferecem funcionalidades mais básicas, justificando assim, um orçamento mais acessível.
É preciso saber quais são os tipos de empilhadeiras e para qual finalidade deseja locar este tipo de equipamento, seja para receber, armazenar ou apenas carregar mercadorias.
Conheça alguns modelos de empilhadeiras
A variedade de empilhadeiras no mercado, pode gerar muitas dúvidas na hora da escolha, principalmente se considerarmos o modo de funcionamento e utilização. Listamos abaixo os tipos e como funcionam:
- Empilhadeira elétrica: funciona através de energia elétrica e uso de baterias, que são mais silenciosas que as demais É aconselhado mantê-las em locais que não as molhem com água ou qualquer outro líquido.
Algumas delas, são utilizadas principalmente para transportar paletes no nível do solo. Claro, existem também modelos que disponibilizam de torre de elevação, tornando possível armazenar também em níveis mais altos.
- Empilhadeira manual: depende totalmente de serviço braçal, exercido pelo funcionário que irá operá-la.
De qualquer modo, não exige grande esforço para ser operada já que, possui funções que facilitam o modo de utilização, como sistemas de rolamento e roldanas, que ajudam na elevação da torre de elevação, disponível em alguns modelos. - Empilhadeira portuária: são bem diferentes das outras mencionadas já que, realizam a carga de materiais extremamente pesados em grande escala, para navios. A capacidade de transporte é superior, o que possibilita movimentar muitas toneladas em uma única operação.
Empilhadeira a combustão: podemos encontrar dois tipos
- Empilhadeira a gás: movidas a gás liquefeito, são vantajosas sobre o uso das elétricas, pois possuem maior capacidade de carga, porém, emitem fumaça e são poluidoras do ambiente, podendo causar danos em ambientes muito fechados e ao decorrer do tempo podem ser danosos aos seres humanos.
- Empilhadeira a diesel: uma das vantagens mais consideradas nesse tipo de combustão é que, o diesel se trata de um combustível comum, fácil de encontrar e acaba sendo mais acessível, do que cilindros usados nas empilhadeiras que funcionam a gás. E o melhor; entre todos os tipos de empilhadeira, esta é a que tem maior capacidade de carga.
Empresas que atuam com bens de consumo, produtos farmacêuticos e de cosméticos, por exemplo, escolhem pelo uso de motor de empilhadeira eletrica, para o aumento da produtividade e maior agilidade.
Pois, oferece também maior segurança para os operadores, maior velocidade na execução das funções, aceleração e frenagem programadas, emite menos gases tóxicos e maior precisão no movimento e elevação das cargas, principalmente as que possuem espaços físicos mais estreitos entre os corredores.
O aproveitamento total neste tipo de máquina, comparado aos de uso de algum tipo de combustível, pode chegar a 70%.
Por isso, devemos considerar, principalmente, em espaços mais controlados, a utilização das empilhadeiras elétricas pois, contribuem para que não contaminarem produtos perecíveis, bem como atendem as exigências e leis ambientais e trabalhistas, promovendo maior qualidade de vida ao operador de empilhadeira.