A Bomba de diafragma pneumática é um dispositivo de deslocamento positivo que realiza transferência de produtos químico-corrosivos como líquidos derivados de petróleo, efluentes, banhos galvânicos, lodo de ETA/ETE, entre outros.
Tem um ótimo rendimento no bombeamento de produtos viscoso-corrosivos e, também, com partículas sólidas. Também é aplicável como bombas de transferência e dosadoras (bombeamento de pequenas quantidades de líquido).
As bombas de diafragma usam o ar comprimido como fonte de energia e seu desenvolvimento se deu, principalmente, para aplicações que são difíceis de bombear. Elas agregam muitas vantagens técnicas e operacionais que outras bombas não conseguem alcançar, como aspectos que tornam a bomba de diafragma pneumática versátil, pois sua aplicação é quase ilimitada.
De modo geral, pode ser aplicado em substâncias como:
- Tóxicos e corrosivos, adesivos;
Tintas e vernizes, pigmentos, resinas, barbotina e esmaltes cerâmicos;
Lodos industriais, lodo ETA/ETE, efluentes;
Óleos, combustíveis, hidrocarbonatos, solventes;
Sangue, amônia, shampoo, detergentes, terra diatomácea, etc.
Ainda possui equipamentos voltados para áreas alimentícia e farmacêutica para bombear extrato de tomate, iogurtes, lecitina, cremes, cosméticos e ouro.
Elas podem ser divididas em dois módulos: uma parte molhada, “manifolds” e câmara de bombeamento; e parte seca ou bloco central, área de atuação do ar comprimido. Ambos são separados por dois diafragmas, isolando o líquido bombeado do ar comprimido
A bomba de agua é um dispositivo essencial para o funcionamento da piscina, pois uma de suas funções é realizar a circulação da água e contribuir para sua limpeza.
Ela também é usada no sistema de aquecimento e funcionamento dos acessórios como no funcionamento de uma cascata.
Deixar a sujeira se acumular com o tempo, pode comprometer a qualidade da água. Nesse caso, utiliza-se a bomba para bombear as tubulações até o filtro para piscina onde serão removidas as impurezas.
Fique por dentro do jateamento abrasivo e jato de areia
A técnica de jateamento abrasivo é bastante utilizada na fabricação de estruturas metálicas, realizado por meio do impacto de partículas, abrasivas, impulsionado com alta velocidade contra a superfície que precisa ser limpa.
É um método de limpeza que tem duas enormes vantagens. A primeira é eliminar toda a sujeira superficial, assim, possibilitando que o Jateamento abrasivo entre em contato do revestimento com o substrato.
Já a segunda é conferir a rugosidade à superfície, dando a ancoragem do revestimento.
A peça, ao passar pelo jateamento abrasivo, tem maior fixação da proteção anticorrosiva e é indicada em estruturas de ambientes com umidade elevada e de concentração de dióxido de enxofre (SO2) e íons cloreto.
O Jato de areia, também é um jateamento, mas não é um método não utilizado. Essa técnica é recomendável para ser aplicada em lugares abertos, no qual não tenha condições de recuperar e reciclar os materiais de jato.
Sua fragmentação é rápida, de 2 a 3 ciclos, tornando-o antieconômico se comparado aos outros tipos de jateamento que são utilizados em locais confinados.
Saiba mais sobre iluminação de piscina
No mercado existem algumas variedades e iluminação para piscina de forma a incrementar o visual e decoração. Conheça alguns exemplos de iluminação que podem agregar comodidade e beleza.
A primeira dica são os refletores fixos, ideal para qualquer tamanho de piscina, pois iluminam a água com fachos de luz branca. Existem vários modelos e o mais recomendado é o de “dicroicos” de 50W, porque tem alta durabilidade e não esquentam.
Na sua instalação, recomenda-se um espaço de 10 metros quadrados entre cada ponto de luz.
Outra dica são os refletores flutuantes que são uma iluminação prática e não necessita de reformas para colocá-las na piscina. Ela ainda possui efeitos diversos em sua iluminação.
Por ser flexível, pode-se ajustar as luzes para emitir cor branca ou alternância de cores, dando um efeito arco-íris. Duram 12 horas seguidas e usa um controle remoto para controlar o sistema.
A iluminação com Refletor de led para piscina, destaca-se por ter custo baixo ao consumir energia e, por isso, permite a instalação de mais pontos de luzes na piscina dando um efeito mais concentrado.
A iluminação LED pode ser usada em qualquer piscina e não precisa de manutenção, somente é necessário efetuar a troca de lâmpadas no caso de queimar alguma.
Para incrementar a decoração com a iluminação de LED, pode-se instalar fitas de LED siliconadas, pois são a prova d’água e criam efeitos diferentes.
No entanto, antes de realizar qualquer reforma na piscina, consulte um especialista para ajudar na decoração e obra, assim, o acabamento será de qualidade e ficará ao gosto do cliente.