O mundo da construção civil é um tipo de segmento muito amplo que possui todos os tipos de materiais e serviços necessários para que uma edificação seja construída corretamente, sem nenhum tipo de erros ou prejuízos.
E para que isso seja possível, diversos tipos de funções e pessoas fazem com que todos os tipos de elementos e afins possam estar presentes nos canteiros de obras para que nada falte quando necessário.
Quando falamos sobre isso, refere-se a muitos tipos de produtos, não sendo possível imaginar a quantidade existente quando não se possui uma experiência nesse ramo, seja ela profissional ou porque já participou de uma obra pessoal.
Para que você possa saber mais sobre um desses produtos, um que por falar nisso, é muito importante, iremos explicar sobre sua existência, seu funcionamento e quais as necessidades que precisam ser sanadas pelo duto. Leia e saiba mais.
Duto
Primeiramente explicaremos o que é o duto, para poder elucidar mais seu entendimento, e após isso, falaremos sobre suas variações nas obras e afins.
O duto é um tipo de conduíte que carrega a fiação de um ponto para o outro. Por exemplo, é um tipo de elemento de linha elétrica fechada, seja ela circular ou não, que destina a inserção ou a retirada de condutores por puxamento em locais necessários.
Ou seja, é um tubo que carrega diversos tipos de fiações e outros tipos de materiais. Existe o eletroduto pead, o de pvc e o corrugado, e hoje falaremos um pouco mais sobre eles a seguir, para que você saiba qual a melhor opção para seu projeto.
Alguns benefícios do uso do eletroduto são:
- Proteger condutores elétricos;
- Trazer mais segurança;
- Proteger o meio ambiente;
- Evitar explosões, incêndios e afins.
Ou seja, quando falta algum tipo de condutor em um ambiente, ele pode ser fatal, pois os tipos de fiação que passam em seu interior necessitam de cuidados e reparos muito especializados, justamente porque são muito sensíveis e delicados.
Tipos de dutos
Primeiramente falaremos do eletroduto pead preço, que é um dos mais conhecidos do mercado e possui uma enorme variedade de diâmetros, tamanhos e tipos de classes de pressão diferenciados.
Possui uma resistência muito alta relacionada a adversidades químicas, impactos e abrasão possíveis.
Além disso, um dos seus maiores benefícios é que ele não corrói, possui um efeito muito menor de incrustação e também tem baixa rugosidade.
Outras de suas características são sua soldabilidade à atoxidade, ou seja, não possui nenhum problema em relação a produtos tóxicos, pois não se torna um deles. Além de tudo isso, ainda possui fácil instalação, é leve, muito flexível e tem uma vida útil longa.
Corrugado
Também existe o tubo pead corrugado, que é um pouco diferenciado. Não somente eles, mas outros modelos semelhantes, não propagam nenhum tipo de chamas, não dobram e também não amassam.
Esses tipos de dutos são feitos para construções que necessitam de um tipo de proteção mecânica para uma instalação elétrica mais fortificada do que outro tipo de obra.
Enfim o eletroduto corrugado é muito flexível e se adequa sempre a todos os tipos de mudança de direção, sem necessitar de conexões.
Ele é muito leve, quase não possui um coeficiente de atrito e ainda possui uma marcação a cada metro que ajuda a facilitação de seu manuseio e também de aplicação.
PVC
Por último, falaremos do eletroduto de PVC. Eles são rígidos e podem ser feito tanto de PVC como de materiais metálicos.
Eles costumam ser encontrados em decorações industriais, que deixam todos os canos expostos, mas bem cuidados e arrumados, para que se acompanhem em todo o visual moderno e diferenciado propositalmente.
Esse tipo de material pode ter curva eletroduto PVC, como ser reto, e pode ser encontrado em pisos, lajes e outros tipos de superfícies, como as concretadas e afins.
Além disso pode servir para linhas subterrâneas e estar em contato direto com a terra, envolvido em concreto ou não.
Ou seja, possui diversos tipos de uso, assim como todos os outros que acabaram de ser citados.
Enfim, esses foi um texto em que pudemos explicar toda essa questão de eletroduto, o que ele é e como funciona em ambiente como o de obras e afins. Aproveite para colocar essas opções em seu projeto e saber quando usar cada uma.