Confira como é possível fazer caber o seu plano de decoração no seu orçamento sem gastar nem um centavo a mais do que realmente precisa.
Encontrar o melhor apartamento no Bairro Alto para a sua família comprar pode ser um processo estressante por si só, mas acrescente a necessidade de lidar com o financiamento e toda a manutenção que precisa ser feita, e isso pode rapidamente se tornar bem ruim.
No momento em que todo o processo de procura e compra de um apartamento é concluído, você está exausto. Ainda não é hora de descansar, no entanto. Agora é hora de decidir como você deseja mobiliar o seu novo apê.
Quando se trata de mobiliar um apartamento, a internet nos diz a mesma coisa: não gaste muito, tente aproveitar todos os seus móveis usados que possam ser reaproveitados e, acima de tudo, tenha paciência.
Sempre seja paciente! Tudo bem, isso tudo é mesmo um ótimo conselho, mas quais são alguns passos viáveis que podemos tomar quando quisermos começar a fazer com que o nosso novo apartamento pareça realmente um verdadeiro lar?
Aqui está a lista de verificação que todos gostaríamos de ter quando mobiliamos nossos apartamentos pela primeira vez.
Comece com a sua visão
Quando você se mudar ou visitar o kitnet antes de fechar o negócio de compra ou aluguel dele, reserve um tempo para visualizar como você quer que o apê fique quando estiver pronto para morar nele.
Visite todos os cômodos do apartamento por cerca de 10 minutos e comece a listar tudo o que você acha que cada cômodo precisa, incluindo itens grandes (camas, cadeiras, sofás) e menores (latas de lixo, porta-retratos, lâmpadas, etc.).
Se precisar, não hesite em sentar no meio do corredor mesmo se precisar de um tempo para olhar tudo em volta e determinar exatamente as coisas das quais você precisará para preencher bem o espaço.
Priorize as necessidades em primeiro lugar e os desejos em segundo
A próxima etapa para decorar o apartamento dos seus sonhos dentro do orçamento é priorizar. Afinal, você pode não ter dinheiro ilimitado para gastar. Uma boa maneira de abordar a sua lista de prioridades é concentrar-se primeiro no essencial.
Por exemplo, isso pode incluir no kitnet uma mesa de cozinha e cadeiras para que você tenha um lugar para comer, uma cama para dormir e um sofá ou poltrona para que você tenha um lugar para sentar.
Estas são as peças âncora que você pode mobiliar a sua casa com o passar do tempo até que você tenha os meios financeiros necessários para fazer os outros acréscimos que quiser ou achar adequados.
Planeje o seu orçamento de decoração do apartamento
É aqui que a sua visão e prioridades se encontra com o lado financeiro da decoração de um novo apartamento. É hora de determinar qual é o seu orçamento real para móveis.
Essa é uma grande margem e o número final que você chegar deve refletir quanto dinheiro você tem que desembolsar no fechamento do seu pagamento inicial e custos de fechamento.
Isso junto com o dinheiro que você pode precisar para pagar depósitos para serviços públicos e fazer o seu primeiro pagamento do financiamento imobiliário, versus a quantia de dinheiro que você terá de sobra na poupança.
Uma regra que você pode usar para definir um orçamento de móveis é calcular suas necessidades de gastos mensais básicos e multiplicar esse número por três.
Por exemplo, se o seu orçamento regular após a compra do seu novo apartamento totalizar quatro mil reais por mês, você multiplicaria por três para obter o valor de doze mil reais.
Este é o valor que você deve procurar economizar para cobrir despesas inesperadas ao se mudar. O que quer que você tenha acima desse valor é o que você deve gastar com móveis durante a primeira rodada.
E então, sempre que as suas economias ficarem acima da marca de três meses novamente, permita-se comprar a próxima rodada de móveis para o próximo cômodo.
Preencha as salas estrategicamente
Lembra daquela lista de prioridades anterior? Agora que você tem o seu orçamento e sabe quais cômodos precisam ser mobiliados primeiro, você pode começar a comprar os itens que anotou na etapa 1 para os cômodos de alta prioridade.
Quando o seu orçamento acabar, economize e depois volte para a lista e continue a preencher os seus cômodos com base em sua lista de prioridades.
Aqui estão algumas dicas para obter as melhores ofertas em móveis para o seu novo apartamento:
– Preste atenção aos ciclos de vendas sazonais. Por exemplo, o meio do inverno pode ser um bom momento para encontrar ofertas, pois as lojas diminuem os modelos do ano passado, enquanto o verão oferece oportunidades de vendas até o Dia do Trabalho.
– Veja lojas de segunda mão. Facebook Marketplace, grupos de pechinchas online, brechós, mercados de pulgas, antiquários e lojas de remessa são todos ótimos lugares para procurar móveis e outros produtos domésticos a preços promocionais.
– Desconfie de abrir cartões de crédito de lojas. As lojas de móveis costumam atrair os clientes oferecendo um cartão de crédito com juros diferidos de 0%, mas essas ofertas podem ser complicadas. Se você comprar móveis usando um acordo de juros diferidos e não pagar integralmente no prazo, acabará pagando juros sobre o valor total da compra.
Foco na qualidade acima da quantidade
Por fim, não deixe que o desejo de apenas preencher o espaço se sobreponha à aspiração de ter móveis de qualidade que durem muito tempo depois que você precisar. Lembre-se de que o ponto de priorizar os quartos foi primeiro preencher os quartos nos quais você passará mais tempo.
Para esses cômodos, especialmente, você quer ter algumas coisas de boa qualidade que possam acompanhá-lo de apartamento em apartamento.
Tente juntar alguns centavos nas mesinhas de canto e gastar mais com o colchão ou a estrutura da cama, que provavelmente o seguirão até o seu próximo apartamento, seja para um quarto de hóspedes ou para a sua próxima suíte master.
Não existe uma ciência exata para este método de priorizar o essencial na decoração do seu novo apartamento. Mas ter um processo claro pode ajudar a trazer-lhe um pouco de paz de espírito durante este período caótico de sua vida.
Lembre-se de que não vale a pena sacrificar o apê com o qual você sempre sonhou apenas para enchê-lo de imediato, pois isso o deixará constantemente inquieto.
Adote uma abordagem direcionada e o apartamento parecerá concluído antes que você perceba. O apê não precisa de ficar perfeito em uma semana ou em até um mês. Provavelmente nunca será perfeito, mas o importante é que será todo seu.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos interessantes!