O imóvel ideal para o seu negócio

Fazer um negócio dar certo não é questão de sorte: É questão de planejamento. Seja ele uma loja de roupas ou um estabelecimento que venda acabamentos, como canaletas para esconder fios, quanto mais organizado for o seu processo de abertura e a sua administração, melhor.

Quando se trata de todo o planejamento que deve acontecer antes que a empresa inicie suas atividades, uma de suas fases mais importantes é a escolha do ponto no qual ele vai funcionar.

Por mais que isso pareça um detalhe, esse local servirá como cartão de visitas do estabelecimento, além de dar todo o suporte para os funcionários durante sua rotina de trabalho.

Você precisa escolher um ponto para o seu negócio, mas não sabe por onde começar? Então continue lendo e confira algumas dicas para escolher o melhor imóvel para o seu estabelecimento.

  1. Defina o quanto você pode gastar

Toda e qualquer empresa tem uma série de custos operacionais. Na prática, essas são despesas muito básicas para o funcionamento do negócio, semelhantes à chamada conta fixa das famílias. Entre elas, estão:

  • Salários e encargos;

  • Pagamento de serviços, como contador;

  • Compra de mercadorias e matérias-primas;

  • Aluguel do ponto.

Vale ressaltar que esse último item é um gasto que pode consumir uma fatia considerável do orçamento do negócio.

Afinal, como se o valor do aluguel já não fosse elevado, é comum que o inquilino tenha gastos referentes a itens como o laudo de vistoria de imóvel e os impostos relativos a ele, como o IPTU.

Para evitar que essa despesa comprometa o orçamento do seu negócio em demasia, recomenda-se fixar um valor a ser gasto com o ponto antes de começar a procura. Assim, estabelece-se uma filtragem para a busca, tornando-a mais simples e rápida.

  1. Certifique-se de que o local é seguro

A má situação da segurança pública brasileira não é novidade para ninguém. Apesar disso, nem todos os empreendedores se lembram de que o nível de segurança ou de violência do local em que o seu estabelecimento funciona também pode afetar suas chances de sucesso.

Afinal, ninguém o visitará se pensar que poderá ser vítima de um crime nas proximidades.

Por conta disso, não basta tomar cuidado com a estrutura da edificação, por meio de procedimentos como o laudo pericial: é preciso ficar atento à situação da vizinhança.

Para saber se ela é segura ou não, recomenda-se acessar os levantamentos da polícia, ficar atento aos noticiários e conversar com os vizinhos. Por mais trabalhoso que isso pareça, todo cuidado é pouco com esse quesito.

  1. Prefira locais com boa acessibilidade

Em grandes cidades, é comum que as pessoa percam algumas horas de seu dia presas no trânsito, principalmente a caminho do trabalho.

Por conta disso, quando chega o momento de ir a um lugar por lazer ou para fazer compras, elas tendem a preferir locais próximos de casa ou, ao menos, que sejam fáceis de chegar.

Para os proprietários de estabelecimentos comerciais, isso significa que, ao escolher o ponto em que a empresa vai funcionar, é preciso ficar atento à presença de transportes públicos na localidade, ao movimento das vias adjacentes e à facilidade para estacionar.

Por mais que essas variáveis possam encarecer o aluguel do local, é um investimento extra que vale a pena.

  1. Esteja perto do seu cliente

Não faz sentido que uma loja com a proposta de ser premium esteja presente em um bairro popular.

Por mais que esse seja apenas um exemplo, ele serve para explicar uma das variáveis mais importantes de se escolher um imóvel: a proximidade com os seus clientes em potencial.

A boa notícia é que filtrar os imóveis disponíveis de acordo com a região pretendida é extremamente simples. Para isso basta usar um mecanismo de avaliação de imóveis online.

  1. Certifique-se de que o imóvel é regular

Apesar da fiscalização das prefeituras, ainda existem imóveis construídos de maneira irregular em boa parte das cidades brasileiras.

Assim, ao alugar um local para a sua empresa, é preciso garantir que não é esse o caso.

Felizmente, isso é relativamente simples, precisando apenas exigir documentos, como o laudo tecnico do espaço, e fazer checagens junto à prefeitura.

Da mesma maneira, é preciso garantir que toda a parte elétrica e hidráulica do imóvel esteja nos conformes, já que, do contrário, corre-se o risco de uma série de acidentes.

Por conta disso, pode ser interessante investir em uma consultoria de um especialistas na área, que tome atitudes como remover a canaleta para fios para analisar o estado dos cabos elétricos.