vias

O desenvolvimento de vias públicas e seus benefícios

As vias públicas são caracterizadas pela ruas, avenidas, rodovias e calçadas, os seja, são os espaços que viabilizam o transporte e locomoção das pessoas tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas, promovendo um transito mais seguro e eficiente.

Sendo de responsabilidade do governo as vias são conectadas umas as outras cruzando e atravessando o país. Utilizadas frequentemente e a maioria, principalmente, nos centros urbanos, possuem trafego intenso fazendo com que os processos de manutenção sejam periódicos para manter a qualidade do projeto.

Presente nos espaços abertos as vias são desenvolvidas em cima de córregos e sistemas de saneamento básico, por isso é necessário ter sistemas que permitam a evasão das águas provenientes dos dias chuvosos, evitando enchentes e regiões alagadas que impossibilitam o trafego.

Desenvolvendo os projetos

Conectando municípios, estados e países as vias públicas são fundamentais ao desenvolvimento econômico e social de cada região, por isso os projetos precisam ser criados baseados em estudos, análise, dados e certificados que garantam a segurança e qualidade da construção.

Após a fase inicial de identificação das características do solo e tipos de fundição que viabilizam a execução das obras as empresas de construção civil especializadas nesse tipo de construção podem dar continuidade ao projeto com a compra dos materiais e desenvolvimento das estruturas básicas.

Nesse projeto também estão incluídos as inclinações e pontos de escoamento da água, indo direto na rede de esgoto para tratamento, evitando acidentes.

Um dos itens utilizados no decorrer do projeto é o bueiro inteligente que consiste em escorredores de água com coletores de resíduos sólidos, realizando a função de filtragem evitando alagamentos e proliferação de doenças.

Aplicado em diferentes regiões a iniciativa consegue de maneira simples e econômica minimizar os problemas de enchentes que são ocasionado pelo acumulo de lixo nas bocas de bueiro.

Com o desenvolvimento das tecnologias as construções passaram a ser mais otimizadas e mecanizadas, permitindo que o trabalho seja realizado em menos tempo e com mão de obra reduzida.

Além das máquinas, há os produtos pré-fabricados que já vêm prontos e precisam, apenas, ser instalados.

O meio fio de concreto pré moldado é um desses produtos, que tem como vantagens:

  • Diminuição de resíduos;
  • Personalização das medidas;
  • Quantidade correta;
  • Economia.

Neste caso a economia está no valor, no tempo e na diminuição de recursos humanos. Além de promover a padronização dos meios fio e dos modelos de calçadas adotadas pelos espaços públicos, agregando na harmonização do ambiente.

Outro material importante utilizado no revestimento das vias é a estrutura para forro de isopor que são leves, contribuem para o preenchimento eficiente dos espaços, diminuindo a quantidade de cimentos que precisam ser usados durante o processo de construção das ruas.

Administrando e organizado a obra

Mesmo com a aplicação dos recursos tecnológicos e diminuição do tempo de construção, as vias públicas são projetos complexos desenvolvidos a longo prazo, portanto é preciso ter uma boa administração para que todos os processos sejam monitorados e controlados para que possam ser realizado corretamente.

O gerenciamento de obras permite a diminuição de gastos e recursos utilizados e evita a produção indevida das estruturadas, permitindo a orientação correta e precisa sempre que necessário. Além disso, evita que os recursos se esgotem e que acidentes ocorram.

Um processo muito importante no gerenciamento é a supervisão do uso correto e completo de todos os equipamentos de proteção individual utilizados pelos trabalhadores, evitando que a saúde e bem-estar físico e emocional deles sejam danificados.

Seguindo as normas de segurança estabelecidas por lei os canteiros de obras passam a ser espaços mais seguros e produtivo, somado ao gerenciamento eles ficam organizados e facilmente desmontáveis, pois nos projetos de vias públicas eles não são pontos fixos ou estáticos, mas sim, móveis e dinâmicos.

Aplicando todos os recursos, máquinas e processos inovadores alcançados com o desenvolvimento das tecnologias e aprimoramentos industriais as vias públicas são construídas com mais praticidade, segurança a todas as pessoas e em menos tempo, permitindo que sua utilização seja melhor e mais eficiente.

Tanto no desenvolvimento de novos projetos como na reforma de antigas estruturas, todas as etapas precisam ser executadas com técnica e profissionais habilitados para que seja viável o alcance dos resultados almejados para cada região que uma nova rua, avenida ou rodovia é desenvolvida ou aprimorada.