A imagem da empresa é muito importante para o seu sucesso. Ela influencia diretamente no modo como o público interpreta aquela companhia, associando a ela mais ou menos valor.
Assim, faz muito sentido que se invista em melhorias da estética do prédio. Neste artigo, você vai conhecer três mudanças capazes de melhorar a leitura que se faz da empresa, ao olhar seu prédio.
Invista na fachada
A primeira coisa que se observa em uma empresa é a sua fachada. Inevitavelmente, muitas conclusões são tomadas a partir dela. Uma fachada imponente, indica uma empresa de sucesso, uma fachada mal cuidada, indica empresa que não merece confiança.
Por isso, as primeiras mudanças nas quais se deve pensar, são na fachada. A Fachada unitizada conquista cada vez mais espaço no mercado. Ela é um sistema que utiliza módulos para revestir a fachada.
Esses módulos são feitos de perfis de alumínio e possuem um formato popularmente chamado de “macho e fêmea”, porque se encaixam. Isso configura facilidade de instalação, sendo um processo descomplicado e muito rápido.
Embora envolva trabalho em altura, optar por essa estilização não é muito custoso. Algo interessante sobre o uso de módulos, é que sua aplicação não precisa ser plana. Muitas empresas decidem transmitir que são modernas e inovadoras, ao escolherem uma fachada mais inusitada.
Por exemplo, pode-se fazer curvas ou ângulos, com os módulos ou escolher fazer um desnivelamento proposital, no qual alguns módulos estão muito a frente de outros, configurando uma assimetria muito interessante visualmente.
Esses perfis metálicos, geralmente, são cobertos por pele de vidro. Podendo ser transparentes ou espelhadas, elas apresentam diversas vantagens:
- Iluminação natural;
- Conforto térmico;
- Privacidade;
- Proteção contra raios ultravioleta;
- Durabilidade;
- Apelo estético.
Entretanto, seu custo é mais elevado, sobretudo porque, no Brasil, não existe muita mão de obra especializada na aplicação desses módulos. É um trabalho em altura que, mesmo sendo simples e fácil, exige treinamento do funcionário. Mas, certamente, as suas vantagens compensam o investimento inicial.
Alguns detalhes técnicos
Obviamente, as questões estéticas são muito importantes, mas não se deve deixar de lados alguns detalhes técnicos, que podem melhorar o funcionamento e a estruturação da empresa.
Por exemplo, toda empresa conta com um quadro eletrico. São estruturas com a função de distribuir energia para todo o prédio e reúnem dispositivos elétricos de proteção e de manobra, e também a conexão de condutores elétricos.
Existem quadros elétricos terminais, de distribuição e circuitos alimentadores. Além disso, eles podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos. A dica é procurar fazer a instalação de um Quadro de distribuição metálico ideal para a sua empresa.
Procure a opinião de um engenheiro, que avalie a quantidade de energia demandada pela empresa, as melhores formas de organizar a fiação, o impacto do uso de geradores ou transformadores de energia e muito mais.
A intenção é facilitar manutenções futuras, impedir que o sistema elétrico da empresa seja sobrecarregado e evitar desperdícios e acidentes. Outro detalhe que se deve considerar, é a devida Demarcação de vagas estacionamento.
Promovendo a organização e evitando conflitos, as vagas devem estar bem demarcadas e serem visíveis sem dificuldades. Para realizar esse trabalho, primeiro se deve lavar o estacionamento, mesmo a presença de poeira pode acabar por atrapalhar o resultado final.
Geralmente, utiliza-se uma tinta de cor amarela para fazer as marcas. As vagas devem ter dimensões de dois metros e meio, entre uma facha e outra, a facha em si precisa ter dez centímetros de largura e comprimento de cinco metros.
A tinta para estacionamento mais comum é a epóxi, porque ela conta com uma resistência à abrasão necessária, quando há fluxo intenso de carros. Mas, existem outras tintas feitas especialmente para demarcações viárias que podem ser usadas.
O único aviso é que nunca se recorra ao uso de tintas comuns, pois elas desgastam muito rápido e o trabalho acaba sendo desperdiçado. Um recado final é que nunca se faça uma contratação de serviço sem antes avaliar a empresa.
É possível procurar por sua reputação na internet, pedir para ver trabalhos futuros e conferir a formação de seus profissionais. Também é recomendado, ter certeza de que se trabalha com empresas que possuam aprovação dos órgãos reguladores e tenham permissão para realizar todas as atividades que executam.
Sobretudo, no caso da aplicação de faixa unitizada, é necessário se certificar de que a companhia utiliza Equipamentos de Proteção Individual, equipamentos de elevação de funcionários e cargas dentro dos parâmetros obrigatórios e técnicas seguras.