A entrega de chaves para os moradores de uma residência deve estar de acordo com as finalizações empregadas na construção civil. Os cuidados de segurança devem estar presentes desde o início das obras, considerando o modelo de arquitetura dentro de um conjunto habitacional disponibilizado em bairros ou em forma de condomínios.
Os materiais utilizados em cada etapa de elaboração da construção civil devem atender a um objetivo específico, desde o nivelamento do solo até a entrada dos moradores.
Portas, portões, janelas, paredes e acabamentos devem ser produzidos com qualidade, para atender às necessidades de moradia com conforto e proteção adequadas.
Temperatura interna pode ser controlada na construção
As estações do ano são variáveis em um país com dimensões continentais, como o Brasil.
Com características próprias, as temperaturas mudam constantemente e, por isso, é preciso aplicar técnicas de arquitetura para garantir uma habitação aconchegante ao longo do tempo.
O uso de tecnologia nos materiais da construção civil tem sido eficiente e significativo nesse cenário.
Para se ter uma ideia, é possível instalar uma laje treliçada com cerâmica na cobertura de uma construção com o objetivo de manter a segurança da obra, com um orçamento adequado.
Esse tipo de material pode ser aplicado em diferentes modelos de construção, pois apresenta vários benefícios, como:
- Peso menor, aliviando a carga sobre colunas e vigas;
- Facilidade de montagem da estrutura;
- Desperdício baixo de material de construção;
- Economia com mão de obra e peças estruturais.
A cerâmica utilizada na construção das lajes garante uma maior resistência da estrutura, podendo evitar deformação e o surgimento de rachaduras ou trincas.
Este modelo também tem a função de isolante termico para telhado, mantendo o interior de uma obra com uma temperatura adequada, que pode ser controlado com a utilização de equipamentos como aparelhos de ar condicionado, aquecedores ou ventiladores.
Divisão interna mais fácil e rápida
A aplicação de materiais que proporcionam rapidez e praticidade é bastante valorizada, principalmente em ambientes internos de uma residência.
O uso de chapa de drywall está em alta no mercado da construção civil por diversas qualidades apresentadas por esse tipo de material.
Com ela, é possível aplicar o tipo de acabamento mais conveniente, como aplicação de azulejos e cerâmicas, pinturas com tintas apropriadas para o material, seguindo as especificações técnicas oferecidas pelas lojas especializadas.
Seguindo a planta de construção, os espaços dedicados a sala de estar, sala de jantar, quartos, cozinhas e banheiros podem ser construídos com paredes de drywall, que se dividem em três modelos distintos: branca, verde e rosa.
Cada modelo possui características próprias e devem ser aplicadas de acordo com a indicação de especialistas.
A placa branca pode ser aplicada em paredes e forros, que não tenham contato com umidade, como salas, quartos e escritório.
A placa verde é resistente à umidade, podendo ser utilizada em cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Já a placa rosa contém fibra de vidro, mais resistente a altas temperaturas. Seu uso é indicado para saídas emergenciais e escadas de incêndio.
As divisórias de gesso podem ser aplicadas em um período posterior à entrega das chaves de uma casa. É possível identificar a necessidade de um espaço reservado para um escritório e fazer a divisão da sala de estar com o uso de placas específicas, que permitem um ambiente confortável, somado à temperatura interna agradável e iluminação adequada.
Mais ainda, cabe ressaltar que esse modelo de estrutura permite uma obra/reforma mais ágil e com baixo índice de sujidade.
Para evitar umidade em locais
Tanto na área interna quanto na área externa de uma obra, é preciso garantir que a umidade não fique acumulada, podendo criar pontos de fungos e bactérias.
Nas partes externas, o cuidado está voltado na impermeabilização do solo, com a aplicação de canaletas dedicadas ao encaminhamento da água da chuva para tubulações adequadas e na cobertura habitacional.
Nesse contexto, a empresa de impermeabilização pode aplicar produtos específicos para a laje e telhado, assim como nos rodapés externos das construções.
Esse trabalho vai impedir o acúmulo de umidade em pontos estratégicos, garantindo mais resistência para a estrutura do imóvel, desde a sustentação até a cobertura.
Área verde como composição decorativa da construção
A presença de áreas verdes é importante e, por isso, a irrigação do solo também deve ser planejada.
O uso de placas de concreto pode ser uma solução adequada, assim como a aplicação de pisos intertravados, que impedem o acúmulo de água e, consequentemente, o acúmulo de umidade nas bases estruturais da construção.
Desta forma, as construtoras devem estar atentas à utilização dos materiais adequados, permitindo que os moradores tenham uma estadia longeva e alegre, cuidando das manutenções preventivas ao longo da vida.