O ar condicionado é, hoje em dia, um equipamento que está presente em muitas residências e escritórios ao redor do país. Ele é um aparelho que assegura que a temperatura, a umidade, a limpeza e a distribuição do ar sejam reguladas adequadamente.
Existem diversos tipos de ar condicionado disponíveis no mercado, cada um com um conjunto próprio de características e ideais para cada tipo de ambiente.
Tipos de ar condicionado
Muitas pessoas não conhecem a diferença entre os tipos de ar condicionado e acabam confusas ao adquirir um novo aparelho, podendo levar até mesmo a uma aquisição equivocada. Os tipos de ar condicionado estão listados a seguir:
- Split;
- ar condicionado inverter;
- Ar condicionado de janela;
- Ar condicionado piso-teto;
- Ar condicionado cassete;
- Portátil.
O tipo Split é ideal para ambientes que possuem mais espaço e, consequentemente, precisam de maior ventilação. Há a opção de ar quente e frio, função turbo e um timer de fácil utilização.
Essas características contribuíram muito para que o modelo ar condicionado split se tornasse o mais vendido do mercado atualmente.
O ar condicionado de inverter possui uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais muita popularidade no mercado.
Tal tecnologia tem a finalidade de controlar o consumo de energia elétrica que o ar gasta, o que é o grande triunfo desse modelo de ar condicionado, deixando os outros em desvantagem por não possuir essa tecnologia, já que com a consciência ambiental dos dias de hoje é muito útil ter esse tipo de controle em um equipamento elétrico.
Além disso, o ar condicionado de inverter consegue alcançar e manter a temperatura desejada dentro do ambiente.
O sistema de inverter tem a função de controlar a variação da velocidade de rotação do compressor do aparelho condensador de acordo com a necessidade de refrigeração do ambiente, e é isso que faz com que esse modelo proporcione a vantagem da economia de energia – em média, o ar condicionado de inverter economiza de 30% a 40% de energia elétrica.
Em compensação, possuem um valor de 15% a 30% mais alto que os outros modelos, porém se destacam pelo bom custo-benefício.
O ar condicionado janela é o modelo tradicional de ar condicionado, sendo fixado na parede.
Esse modelo é mais comumente utilizado em ambientes pequenos, como apartamentos. Ele também é mais indicado para imóveis que têm restrições de alteração na fachada.
O ar condicionado piso-teto, como o próprio nome sugere, é um modelo que pode ser instalado tanto no piso quanto no teto. Ele se destaca pela sua versatilidade, além de trazer elegância e sofisticação a cada ambiente.
O produto é apropriado para ambientes grandes e que demandam uma melhor circulação do ar.
O ar condicionado cassete se destaca pelo seu design. Ele é discreto, uma vez que tem a possibilidade de ser instalado e posteriormente, disfarçado com um forro de gesso.
Ele é muito comumente encontrado em universidades, bancos, shoppings, salões de festa e estabelecimentos comerciais em geral.
Por fim, o ar condicionado portátil é um modelo que oferece uma ótima solução para aquelas pessoas que, por algum motivo, não podem instalar os outros modelos em sua casa.
A grande vantagem desse modelo é que ele pode ser levado de um cômodo para o outro tranquilamente, já que não demanda instalação em um ponto fixo e, além disso, apresenta tamanho compacto.
O custo do modelo portátil também é um grande destaque entre os demais.
O modelo ideal para ar condicionado empresarial, portanto, depende do tipo de ambiente em que se localiza a empresa, afinal, como foi mostrado anteriormente, cada tipo de ar condicionado é ideal para um ambiente diferente.
É sempre apropriado buscar uma empresa especializada nesse tipo de equipamento para uma melhor orientação.
Há empresas que oferecem o serviço de instalação de ar condicionado, sendo que o preço de tal serviço possui diversas variáveis.
E o valor, como fica?
O valor da Instalação de Ar Condicionado varia de acordo com o modelo e tamanho de cada aparelho.
É preciso atentar-se, pois o custo de instalação pode chegar a metade do valor do aparelho, ou seja, é preciso incluir esse valor no orçamento da compra de um ar condicionado novo. O custo da instalação se deve às tubulações, a altura e o acesso ao local de instalação.
É muito importante também que a Limpeza de ar condicionado seja realizada com frequência para garantir que o funcionamento do aparelho sempre esteja perfeito, sempre com uma boa qualidade do ar e, além disso, prolongando a vida útil desse equipamento que faz tanta diferença em um ambiente.