A construção de condomínios residenciais é um trabalho muito comum na rotina de atividades das construtoras, empresas especializadas em construção civil. O crescimento populacional criou a demanda por compra de imóveis para diferentes finalidades (comerciais, empresariais e residenciais).
As construtoras aproveitam os terrenos que não são utilizados e transformam este local em condomínios com um complexo de casas ou apartamentos e áreas de lazer, jardim, garagem, entre outras possibilidades que podem se tornar realidade, dependendo do tamanho do terreno.
O processo de vendas do imóvel pode acontecer em diferentes fases, ou seja, a pessoa pode comprar ainda na planta quando as obras ainda não foram iniciadas ou após a finalização, oportunidade que permite fazer uma visita ao local para verificar melhor o tamanho, a localização e outros detalhes que fazem a diferença no momento de fechar o contrato de compra e venda.
Após a mudança dos novos moradores para o condomínio, é necessário eleger um síndico para cuidar das questões burocráticas e de interesse das pessoas no local.
O processo de escolha pode ser feito através de uma eleição, ou seja, os moradores com interesse ao cargo podem se candidatar e disputar os votos dos indivíduos.
Outra possibilidade é ter um síndico profissional, uma opção interessante para a resolução de problemas de forma rápida e imparcial, já que não faz parte da rotina do prédio.
Analisar as melhores alternativas para o condomínio e o orçamento financeiro é o jeito de definir quem irá cuidar dos assuntos burocráticos.
Investir em um sistema de segurança eletronica para empresas no condomínio é um recurso interessante para ter monitoramento 24 horas, ter eficiência, evitar a invasão de estranhos na propriedade, ajuda na inibição de ações criminosas, possibilita um bom gerenciamento no controle de acesso e outros benefícios que deixam os moradores tranquilos.
O papel das empresas especializadas na prestação de serviços para condomínios
Uma empresa de portaria e limpeza na edificação é um excelente investimento para manter os ambientes limpos, organizados e ter a segurança sob controle.
Este trabalho é feito por empresas terceirizadas, que possuem uma equipe de colaboradores experientes que podem cuidar de todas as demandas do condomínio com muita qualidade.
As atividades de portaria podem ser feitas por profissionais zeladores ou seguranças que ficam responsáveis por fazer o controle do fluxo de pessoas, entrada e saída de visitantes, cargas e correspondências, cadastramento de informações, atendimento de telefone, acionamento dos portões para os veículos, entre outras funções.
Já na limpeza, os auxiliares realizam a higienização do hall de entrada, elevadores, escadas, corredores, áreas comuns e todos os locais que precisam de uma limpeza adequada. Para ter um resultado eficiente é necessário ter os equipamentos e os produtos corretos para limpar.
O síndico pode comprar os produtos e acessórios para o serviço em uma distribuidora de produtos de limpeza, estabelecimento que possui diversidade de materiais químicos, equipamentos e itens que ajudam na conservação do ambiente, para manter sempre limpo e agradável para as pessoas.
Alguns exemplos dos materiais mais utilizados pelos auxiliares de limpeza são:
- Detergentes;
- Água sanitária;
- Multiuso;
- Saneantes;
- Esponjas, vassouras e esfregões;
- Ceras.
Estes e outros produtos podem ser usados conforme as necessidades de limpeza do local. Pesquisar referências e preços são formas de encontrar algo que se encaixe no orçamento do condomínio.
As vantagens da distribuidora consistem em: entrega programada, produtos de qualidade e redução de custos, além de ajudar a manter o condomínio sempre limpo. Por isso, os investimentos em serviços de portaria e limpeza são uma forma de causar boa impressão aos moradores e visitantes.
Elementos que aumentam a proteção no condomínio
Nas áreas de lazer é muito comum ter quadra ou campo para que as crianças, adolescentes e adultos possam se divertir a qualquer hora do dia.
A instalação de uma tela para campo de futebol é muito importante para a segurança, pois ajuda a manter a bola no espaço, evita acidentes e proporciona tranquilidade durante a diversão.
A instalação é simples e rápida, tem preço acessível e alta durabilidade, pontos que tornam o uso deste material no condomínio muito frequente.
Nas sacadas, janelas, varandas e locais com altura e risco de acidentes, os moradores podem optar por utilizar uma rede de proteção para apartamento.
O modelo da rede, material, cor e especificações de medidas precisam ser decididos em uma assembleia, pois todos devem utilizar a mesma para criar uma padronização no aspecto visual na fachada do edifício.
Sendo assim, os investimentos em serviços específicos para os condomínios são formas de tornar o espaço agradável para todos os moradores, evitar problemas e ter harmonia no imóvel, com os indivíduos satisfeitos com o gerenciamento do síndico, pessoa responsável pelas decisões para as melhorias.