materiais

Materiais eficientes empregados na construção

Os empreendimentos imobiliários têm sido construídos à base de materiais brutos há muito tempo conhecidos no mercado. As obras contam com água, cimento, areia e pedra em estruturas de alvenaria, promovendo resistência e conforto aos ocupantes.

Essa mistura simples pode ser encontrada nos mais variados imóveis, com complementações que foram evoluindo ao longo do tempo.

Atualmente, a tecnologia faz parte de diversos segmentos, inclusive da construção civil. Por isso, muitos materiais acompanharam a evolução, permitindo produtos mais leves e tão resistentes, o até mesmo mais duros, do que os encontrados em outras obras.

A própria sociedade evoluiu e passou a contar com equipamentos e acessórios que ajudam a viver melhor. Pessoas com mobilidade reduzida passaram a contar com estruturas imobiliárias projetadas para atender com mais liberdade de movimentação.

Essas facilidades são encontradas em muitos empreendimentos imobiliários, como:

  • Casas e sobrados;
  • Apartamentos;
  • Estabelecimentos comerciais;
  • Galpões industriais.

Para cada modelo de imóvel, são aplicadas técnicas diferentes, atendendo as finalidades aos quais são destinadas. Sendo assim, é possível que entre uma construção e outra seja necessário a aplicação ou a supressão de alguns materiais, engrenagens, mão de obra ou estruturas específicas.

Materiais ganham espaço na construção civil

O crescimento urbano observado em muitas cidades tem proporcionado um avanço na construção de vários empreendimentos imobiliários.

Desde bairros planejados, sob a responsabilidade do poder público, até condomínios residenciais e comerciais, ou até mesmo mistos, para atender a demanda da população.

Dessa forma, o uso de materiais que ajuda na aceleração dos trabalhos é bem-vindo e garante mais espaço nos canteiros de obras. Independente do tamanho do imóvel, é preciso acelerar o processo de construção e diminuir os gastos.

A sustentabilidade também é um ponto de referência que a engenharia e a arquitetura têm incluídos nos projetos. Por isso o bloco estrutural está sendo aplicado em diversos empreendimentos imobiliários, principalmente pelas vantagens que apresenta.

Como esse material não há necessidade de pilares ou vigas, e por isso conhecidos como autoportantes, ele empresa maior celeridade durante a construção, com a construção de paredes em um menor tempo de produção.

Modelo imobiliário segue padrão de qualidade

A resistência é tão eficiente quanto em outros materiais, suportando o peso da obra como um todo, dispensando colunas e vigas a todo instante.

A base da alvenaria de bloco de concreto permite que o sistema hidráulico seja embutido, dispensando furos ou paredes quebradas.

A tubulação pode ser externa, com a aplicação de um acabamento moderno como uma parede falsa. Até mesmo a transparência da estrutura permite facilidade para a manutenção ou substituição das peças em caso de quebra ou ajustes.

De acordo com o estilo arquitetônico empregado no empreendimento imobiliário, qualquer que seja o tipo de bloco de concreto, as peças podem ficar aparentes, empregando um visual diferenciado.

Além disso, podem ser aplicados outros materiais de acabamento, como gesso e a madeira, ou cores diversificadas de tinta, dando uma caraterística única e personalizada para cada imóvel.

Contratação de equipe técnica profissional

A todo momento será necessário a aprovação de um profissional da área de engenharia ou arquitetura para a continuidade dos trabalhos. Sem isso, a documentação pode ser barrada pelo poder público.

Até mesmo a contratação de uma assessoria tecnica eletrica é importante, para que o projeto de circuito elétrico atenda as normas regulamentadoras e garanta a segurança patrimonial e dos moradores de uma casa.

A presença de pontos de luz, interruptores e tomadas faz parte das estruturas imobiliárias modernas, e precisam contar com um quadro de distribuição elétrica de acordo com o tamanho do imóvel.

Acessibilidade facilita mobilidade de materiais e moradores

Os sobrados são um modelo de construção que atende muito bem centenas de milhares de famílias. Esses imóveis podem contar com um elevador de escada para cadeirante, qualquer que seja o número de lances entre um piso térreo e o piso superior.

A execução de uma obra, e o posterior emprego de elementos que facilitam a vida dos moradores, demanda planejamento orçamentário e de trabalho desde o início.

Assim, é possível visualizar de antemão os custos com:

  • Mão de obra especializada;
  • Material de construção;
  • Locação de maquinário e ferramentas;
  • Acabamento completo.

Dessa forma, a presença de uma cadeira elevador ajuda as pessoas que possuem dificuldade de se locomover e, somado a isso, empregar mais valor ao imóvel no mercado imobiliário.

Por fim, é importante verificar as condições do terreno e da região onde está sendo construído o empreendimento imobiliário.

Com isso, é possível utilizar os melhores materiais e contratar profissionais que entendam tanto da parte técnica quanto da parte prática de uma obra.