Máquinas na construção civil indispensáveis

aluguel de maquinas para construção civil é algo que sempre recebe atenção especial por gestores de projetos de obras.

O motivo por trás disso é que, sem o auxílio de equipamentos, seria praticamente impossível executar uma série de tarefas necessárias à sua conclusão, ao menos com a eficiência demandada pelo mercado.

Entretanto, é preciso ter em mente que existem vários tipos de máquinas e objetos disponíveis para os projetos desse tipo.

Uma empresa de demolição, por exemplo, tende a usar alguns deles, enquanto que uma que apenas constrói precisará de outros, totalmente diferentes.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns dos itens imprescindíveis para a realização de obras e reformas na construção civil:

  1. Betoneira

Existem diversas técnicas de construção que podem ser usadas para erguer um edifício. Entre elas, estão:

  • Alvenaria de vedação, ou convencional;

  • Alvenaria estrutural;

  • Paredes de concreto;

  • Wood e steel frame.

Apesar de existirem as chamas estruturas a seco, que não usam argamassa, esse ainda é um material muito demandado em canteiros de obras no Brasil e no mundo afora.

Como é preciso mesclar uma série de matérias-primas, foi criada uma máquina projetada especialmente para tal: a betoneira.

Trata-se de um tipo de misturador industrial giratório, dentro do qual são colocadas todas as nossas substâncias necessárias para elaborá-la com mais facilidade, permitindo que a equipe se dedique as tarefas para as quais ela realmente é necessária.

A boa notícia é que, devido à alta procura, encontrar uma empresa que trabalhe com o aluguel betoneira não é difícil: praticamente todas as que fazem a locação providenciam essa máquina.

Elas também costumam oferecer outros equipamentos que ajudam a manipular esse material, como a lançadora de argamassa, que, como o próprio nome diz, faz o lançamento dessa substância diretamente em uma determinada superfície, algo extremamente útil, principalmente na fase de acabamento das obras.

  1. Equipamentos de terraplanagem

Ao contrário do que muitos pensam, uma obra começa muito antes do assentamento do primeiro tijolo ou da primeira barra de metal da fundação.

Previamente a essa fase, há uma equipe de profissionais que faz um estudo aprofundado do terreno e de seu solo.

Caso esse levantamento revele que há uma características que não é favorável ao desenvolvimento do projeto pretendido, é possível empregar uma série de medidas no sentido de saná-las e permitir o desenrolar dos trabalhos. Um dos procedimentos mais realizados nesse sentido é a terraplanagem.

Como o seu próprio nome diz, trata-se de uma técnica que consiste em compactar e, consequentemente, amenizar as irregularidades da superfície, facilitando o andamento da construção.

Essa tarefa, por sua vez, demanda o uso de uma série de equipamentos. O mais conhecido é o rolo compactador, que pressiona o solo e permite a realização desse procedimento. Entretanto, também há outras máquinas que podem ser de grande ajuda, como o caminhão-pipa.

Normalmente, ele é usado para irrigar o local e torná-lo úmido, facilitando o processo de compactação. Do mesmo modo, o trabalho da terraplanagem pode exigir a remoção de uma quantidade considerável de solo no local.

Por conta disso, pode haver a necessidade de se contar com uma retroescavadeira, um trator e, até mesmo, um caminhão, de modo a fazer o transporte adequadamente.

Devido ao amplo leque de equipamentos que podem ser necessários para o procedimento, é preciso fazer um planejamento para definir quais serão os itens que deverão realmente estar presentes no canteiro de obras.

  1. Equipamentos para trabalho em altura

Atualmente, observa-se uma escassez de terrenos para novos projetos de construção, principalmente nas grandes cidades. Por conta disso, as incorporadoras têm investido em projetos verticais, ou, em outras palavras, em edifícios cada vez mais altos.

Isso, por sua vez, requer o uso de equipamentos muito específicos, que permitam a realização de tarefas em altura de forma segura e eficiente.

Entre todos, um dos mais conhecidos é o guindaste. Trata-se de uma espécie de trator com braço móvel que permite erguer e movimentar itens pesados e volumosos, algo que seria praticamente impossível de ser feito apenas com a força humana.

Além disso, nesses casos também é fundamental contar com um andaime. Apesar de esse item não ser uma máquina propriamente dita, esta é a estrutura que permite o acesso dos funcionários e de equipamentos aos patamares mais altos do edifício. Assim, sem ela, essas construções não seriam possíveis.