Desde muito tempo, os deficientes físicos não têm encontrado espaço na sociedade, pois na maioria dos lugares não há espaços adaptados, o que impossibilita a entrada dessa parcela da população.
Desta forma, foi-se criando rampas e adaptações para maior inserção dessas pessoas nos espaços.
O que precisamos considerar sobre acessibilidade?
Atualmente, o mercado vem se expandindo e trazendo novas tecnologias para a acessibilidade de locomoção de deficientes.
No entanto ainda é de alto custo e infelizmente de pouca procura – até que seja obrigatória a instalação desses recursos para facilitar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.
Eles são práticos em todos os locais onde circulam muitas pessoas, como consultórios, restaurantes, prédios públicos e principalmente hospitais, no qual a maioria dos necessitados é atendida.
Deve existir pelo menos um elevador para deficiente nesses lugares com vários andares, pois todos têm o direito de se locomover sem nenhum obstáculo para ultrapassar.
Contudo, para a qualidade de construção do equipamento é de extrema importância procurar a empresa e o especialista de confiança para realizar o trabalho, deixando-o impecável e de forma segura para quem usará, pois é de dever da empresa garantir uma melhor comodidade ao cliente.
As vantagens do elevador exclusivo para deficiente são:
- Maior comodidade;
- Maior acessibilidade aos lugares;
- Mais pessoas circulam no local;
- Alto custo-benefício;
- Tecnológico;
- Conforto para toda a família.
Desta forma, a utilização desse meio faz com que muito mais pessoas circulem no local, facilitando sua vida, e o lugar ganha mais visibilidade, por se preocupar com o conforto de seu cliente na hora das compras ou até mesmo de estudo – são detalhes que fazem toda a diferença.
Os lugares que adaptam suas escadas para os deficientes não estão, apenas, cumprindo a lei devidamente, mas estão cumprindo um direito moral que essas pessoas também precisam circular pelos locais, normalmente, sem algum impedimento.
Os elevadores podem ser de diversos tamanhos e formatos, variando com o espaço em que serão instalados, porém, sempre cumprindo as normas de segurança e as previstas na lei.
Além disso, sua carga de energia pode ser reduzida de acordo com o tipo, por conta do seu tamanho e da qualidade do sistema hidráulico.
Como manter o funcionamento do elevador?
Todavia, para que o elevador funcione normalmente, sem nenhum obstáculo, é necessário sempre estar realizando análise de falhas em máquinas, pois assegura que o elevador está perfeito para uso e que não é necessário trocar alguma peça de sua estrutura.
A manutenção deve ser feita de forma frequente, pois, mesmo que não haja a utilização constante, o reparo de peças deve ser sempre feito para que, na hora do uso, não haja grandes problemas para o cliente e para o proprietário.
Para uma manutenção perfeita, é necessário contratar empresas que tenham especialistas na área, pois estará contando com a vida de uma pessoa caso haja algum incidente.
A locação de ferramentas, para o conserto ou manutenção do aparelho, pode ser feita em qualquer loja de construção ou lojas especializadas em elevadores.
As normas devem ser seguidas, rigorosamente, para que não haja nenhuma falha no sistema quando o elevador estiver em uso.
Para isso, existem dois tipos de manutenção em máquinas: a manutenção preventiva e a manutenção preditiva.
A manutenção preventiva, como o nome já supõe, é feita sempre com frequência, pois, com a perfeita inspeção de um especialista, diminui a quantidade de danos na máquina, trocando as peças apenas quando for realmente necessário.
Para essas inspeções rápidas, a lubrificação das peças, teste no sistema hidráulico, revisão e dicas do fabricante, são essenciais e realizadas regularmente para que nenhum dano maior aconteça no aparelho.
Já a manutenção preditiva, que faz pouco sentido ao nome, é uma revisão mais aprofundada, vendo se há algum problema com o maquinário e futuros contratempos que ele pode apresentar ao longo do tempo, já consertando e predizendo o tempo de uso que o aparelho aguentará.
Essa inspeção diminui a quantidade de danos maiores, já resolvendo os pequenos delitos na hora, sem necessidade de trocas de grandes maquinários, o que teria um custo maior do que a própria manutenção frequente.
Desta forma, é de extrema importância sempre fazer essas inspeções, não tendo que realizar grandes trocas de peças em curtos intervalos de tempo e garantindo, assim, a segurança da pessoa que utilizará o elevador.