Manual da casa moderna: como deixar a área externa mais elegante

A área externa, da mesma forma que a interna, exige uma série de cuidados para que seja agradável.

No entanto, há algumas particularidades, como a maior exposição às condições climáticas, que faz com que seja preciso seguir métodos ainda mais específicos.

A impermeabilização de laje, escolha de decks e coberturas, são algumas das decisões voltadas para a área externa e que podem ter impacto para o quão elegante ela estará ou não.

A escolha errada dos materiais, sem dúvida alguma, pode comprometer totalmente o ambiente, não apenas esteticamente, como também resultar em grandes prejuízos na estrutura.

As vantagens da impermeabilização

Para quem deseja um ambiente mais agradável, deve refletir a respeito logo na etapa da construção se possível, pois há medidas capazes de contribuir com a prevenção de diversos problemas na estrutura, como a impermeabilização das superfícies.

Ao optar por esse serviço, será possível evitar que o local seja acometido por problemas como fungos, mofos e infiltrações.

Uma das alternativas mais exploradas se refere ao processo realizado com manta impermeabilizante para laje, pois garante a durabilidade do método.

No entanto, cabe ao profissional responsável averiguar quais são as condições do local para efetuar o processo, pois podem existir diferentes tipos de exigências, por exemplo, de um local que terá ou não tráfego.

Além do mais, o processo usado em ambas as opções, se apresenta de maneira eficiente contra a incidência solar e auxilia na amenização do calor.

Com a área devidamente impermeabilizada, é possível ter mais liberdade no seu uso e segurança na durabilidade do ambiente.

Dessa maneira, é um processo que também agrega mais valor aos locais, pois reúne as seguintes vantagens:

  • Redução de custos com manutenções constantes;
  • Maior proteção para o local contra infiltração;
  • Contribui com o aspecto estético;
  • Protege a fundação da laje.

É preciso ficar atento a estrutura do local, pois com ao longo tempo, há possibilidade de que o desgaste e as intempéries resultem em esfarelamento superficial, rachaduras, entre outras situações desfavoráveis para o local.

A partir desse momento, é indicado realizar uma nova impermeabilização, especialmente para evitar maiores danos à estrutura e prejuízos financeiros.

Como escolher uma cobertura adequada?

Ter uma área externa abre diferentes possibilidades para as pessoas, porém, para que o espaço seja elegante e bem aproveitado, uma grande dica é escolher uma cobertura de qualidade.

Há diversos tipos de toldos e coberturas que são eficientes para a proteção contra as condições climáticas e também contribuem com a decoração.

Para escolher o modelo certo para o seu espaço, é preciso considerar os aspectos estéticos, tipo de material e a funcionalidade que pode proporcionar.

Por exemplo, a cobertura abre e fecha em alguns casos pode ser mais favorável do que o toldo fixo, em especial, para quem deseja variar no estado do ambiente.

Em relação ao material, é indispensável optar sempre por um modelo que ofereça uma proteção considerável contra raios UVA.

Entre os tipos de toldo, existem lonas e tecidos variados, que naturalmente, carregam suas particularidades.

No caso das acrílicas ou de PVC, são fáceis de serem higienizadas e resistentes a condições climáticas distintas.

Já no caso da de policarbonato, é uma das alternativas mais indicadas para quem almeja uma iluminação natural e ainda tenha proteção contra chuva, vento e sol.

Para potencializar a luminosidade, as lonas constituídas de vinil plástico com trama de nylon podem ser favoráveis.

As estruturas também devem ser levadas em consideração, uma vez que há distinções de preço, eficácia e durabilidade.

As que mais se destacam são as de aço e alumínio, principalmente pela resistência que apresentam ao longo do tempo.

Vale a pena investir no piso de madeira?

O deck de madeira é uma opção constantemente escolhida para áreas externas, principalmente para contribuir com a beleza do local.

É possível encomendar sob medida ou adquirir as placas, que serão posicionadas e instaladas por profissionais capacitados sobre o contrapiso ou piso existente.

Ao ter um piso de madeira colocado adequadamente, o investimento é válido, principalmente quando recebe o tratamento necessário para garantir a durabilidade do piso, evitando a infiltração, entre outros problemas.

Dessa maneira, a resistência que o deck apresenta pode ser notória para compor o ambiente, porém, são necessárias manutenções anuais para que o verniz seja renovado.