A construção de uma obra necessita de muitos detalhes. A segurança é um deles. Dessa forma, existem diversas maneiras e procedimentos para garantir que o local é adequado para a construção e evitar acidentes e problemas no futuro.
Hoje, trouxemos alguns laudos e procedimentos essenciais para que uma obra seja construída com sucesso.
Laudo SPDA
O Laudo de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Laudo SPDA) também é conhecido como Laudo de Para-Raios.
Obrigatório pela NBR 5419/2015 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), esse laudo garante que as obras estejam seguras contra descargas atmosféricas, ou seja, raios que podem atingir o local e prejudicar tanto o empreendimento quanto causar acidentes.
Sendo assim, o SPDA (o Sistema) precisa conter uma quantidade correta de para-raios com o objetivo de encaminhar as correntes elétricas para o solo. O sistema deve contar com terminais aéreos, descidas para a interligação e eletrodos de aterramento.
Com isso, os risco de incêndios causados pelas descargas elétricas altíssimas também são diminuídos. Esse laudo, então, é um documento que atesta que aquele local conta com esse sistema de segurança. É fundamental, principalmente, em locais descampados e indústrias.
Sondagem geotécnica
A sondagem geotécnica é outra atividade essencial para a construção de qualquer obra. Seu objetivo é analisar o terreno e determinar seu perfil. Assim, o planejamento de como a obra será realizada se torna mais fácil e mais correto.
Esse procedimento, feito por engenheiros, pode ser aplicado na terra ou na água.
É por meio da análise e pesquisa dos solos e rochas que se identifica o perfil de determinado local. Existe a sondagem chamada de rotativa ou mista e a sondagem a trado. A primeira utiliza equipamentos motomecanizados que obtêm amostras de materiais rochosos, por meio de perfuração.
Essa amostra, chamada de testemunho, é analisada e seu perfil é montado. Já a sondagem a trado utiliza uma máquina a trado, ou seja, que contém lâminas. O objetivo é o mesmo: coletar amostras para analisar laboratorialmente.
A sondagem é fundamental para que a engenharia seja feita de maneira correta, garantindo a segurança do local e os melhores gastos com materiais e projetos.
Laudo AVCB
O laudo AVCB preço, ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é um documento que garante, por meio de análises e vistorias, as condições de segurança contra incêndios em determinados locais.
Sendo assim, o projeto AVCB precisa ter medidas e estratégias que garantam o bem-estar do local, caso haja um momento como esse.
Esse laudo é tão importante que é obrigatório em determinados locais, como:
- Construções;
- Reformas e ampliações;
- Mudanças da ocupação;
- Edificações em áreas de risco;
- Estruturas provisórias (eventos, festivais, circos, etc).
Residências familiares não necessitam desse laudo de maneira obrigatória. Isso, porém, não tira a importância de fazer uma análise mais profunda sobre esse assunto.
O laudo AVCB vale de dois a cinco anos. Após isso, é necessário refazer as análises e, se preciso, alterar o sistema. Dependendo do tamanho e do tipo de construção, é necessário garantir um Projeto Técnico Simplificado ou um Projeto Técnico normal.
Alguns dos materiais que devem estar presentes na obra são: mangueira, abrigo de mangueira e luminária de emergência. Porém, cada local necessita de equipamentos e materiais específicos. Por causa disso, a análise do Corpo de Bombeiros é fundamental.
Laudo de aterramento para maior segurança
O laudo de aterramento é um documento parecido com o laudo SPDA. Porém, sua diferença é que ele não fala apenas sobre descargas atmosféricas, mas também sobre eletricidade estática. Ele é um laudo protetor de surto eletrico como um todo.
Dessa forma, ele avalia a segurança do aterramento e as características que existem no empreendimento, relacionadas a esse assunto. Inspeções, medições e análises garantem a segurança do local, fazendo com que os usuários não corram riscos.
Assim como outros laudos, o de aterramento também tem como base a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Sendo assim, o laudo de aterramento atesta que o local possui todas as formas de proteção contra as descargas elétricas.
Para que esse laudo seja correto, é preciso, também, que as edificações contenham o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Esses quatro laudos citados são apenas alguns dos documentos que garantem a segurança de uma construção. Em razão disso, é necessário realizar uma pesquisa profunda para saber quais os outros passos a serem seguidos, a fim de evitar acidentes e problemas legais.