Quando se fala de decoração de ambientes, existem diversos materiais e modelos do mercado que vêm na cabeça.
Com certeza, isso não é difícil, afinal são tantas opções novas que surgem diariamente, que muitos proprietários de residências querem inovar seus espaços com essas tendências.
No artigo de hoje, separamos as melhores dicas de decoração para a sua casa. Fique por dentro das novidades neste setor e, é claro, inclua todas no seu lar.
Elementos para o processo de decoração
A cortina de trilho 3 metros é uma ótima opção, pois é feita de um material indicado para ambientes com a possibilidade de que as cortinas cheguem ao teto, sendo possível, dessa forma, ter um acabamento que pode ser em gesso ou madeira.
Assim, o trilho não fica exposto e não altera o visual do espaço.
Esse formato de cortina é o preferido de pessoas mais discretas, já que ela deixa o ambiente formal, proporcionando tanto elegância clássica quanto tradicional.
Utilizar o trilho é ter um deslize da cortina rápido e silencioso, sendo prático e de fácil manuseio. Assim, a cortina se abre e fecha de acordo com as necessidades de seu utilizador.
Ao optar pelo trilho, o material vem na junção de acessórios que melhoram ainda mais sua utilização. São eles:
- Final Metálico;
- Prega americana;
- Prega fêmea;
- Prega Macho.
O primeiro acessório citado, possibilita que a utilização da cortina seja completa e eficaz, criando uma barreira nas pontas do trilho, que impede que ela escape durante o uso.
Já o segundo, possui dobras triplas na parte superior e é o modelo mais clássico de todos. O terceiro acessório, deixa o volume do tecido para trás e tem um caimento mais reto. Além disso, ele tem duas dobras em sentidos opostos que se encontram na parte da frente da cortina.
Por fim, o último é feito com duas dobras em sentido oposto da cortina, fazendo com que o tecido tenha volume na parte da frente. Este acessório pode ser utilizado em varões ou trilhos, sendo o modelo de prega feito com menos tecido em comparação aos modelos de persianas.
A importância dos pisos
Em junção da cortina, o piso é algo a ser considerado no ambiente. Dessa forma, um dos pisos, altamente, recomendados para a reforma dos espaços, é o piso de madeira colocado. Esse piso é muito querido por deixar os ambientes confortáveis e aconchegantes.
Quem opta por esse modelo de piso, escolhe ter um ambiente com efeito rústico e acolhedor. O modelo de madeira e o ambiente podem interferir diretamente na duração ou no desgaste do produto, por isso, é importante estar sempre atento ao local que irá utilizar este material.
Alguns modelos de madeiras mais conhecidos, são:
- Madeira natural;
- Carpete de madeira;
- Piso laminado.
O primeiro dos tipos, é uma versão mais cara do piso de madeira normal. Esse modelo ultrapassa o valor dos vinílicos de melhor qualidade, pois a sua manutenção exige mais cuidados que os demais produtos.
Esse piso é feito com madeira de reflorestamento, sendo politicamente correto. Sua estética é incrível, resultando em um ambiente com sofisticação e conforto.
É muito importante na utilização desse material, que haja uma vistoria anteriormente à sua compra, assegurando de que a madeira não tenha cupins.
Já o segundo modelo, é industrializado, sendo mais barato que o piso de madeira comum. Sua composição é feita por lâminas finas e de boa resistência.
Por fim, o piso laminado é muito semelhante ao carpete de madeira, pois também é industrializado e com melhor custo que a madeira natural, porém com qualidade superior ao carpete.
O preço desse modelo de piso laminado varia muito, de acordo com a espessura, o acabamento e as camadas de isolamento existentes entre as lâminas e o chão.
Últimos detalhes na decoração de uma casa
Para uma reforma ser de sucesso absoluto, contar com a cortina ideal e o piso correto são fatores decisivos em todo o processo. Existe um item muito vantajoso na junção de uma reforma: a divisória de gesso vazado.
Esse utensílio ajuda na organização dos ambientes, ocupando menos espaços e mantendo a iluminação e ventilação natural no espaço.
Além disso, as divisórias servem como facilitadores de decoração, sendo práticos e de diversos modelos e desenhos. Assim, é possível ter interação nos ambientes e privacidade ao mesmo tempo.
No demais, só resta escolher os melhores modelos de todos esses materiais e a reforma do espaço, com certeza, será de grande sucesso.