A impermeabilização é muito utilizada na construção civil, pois a partir dela é feito o isolamento e a proteção de materiais de uma obra. A partir dessa proteção, líquidos ou itens indesejáveis não atravessam a obra, proporcionando bem-estar para os trabalhadores e para o projeto que está sendo construído. Por isso, é muito importante conhecer melhor sobre esse serviço.
A impermeabilização: Como funciona e quais são as vantagens?
Muitas vezes, principalmente dentro do ramo de construção civil, há a necessidade de proteger a área de trabalho e os próprios trabalhadores, seja por eventualidades climáticas ou ocorrências de fluídos que não podem chegar à obra.
Por isso, realiza-se a impermeabilização, um processo técnico que protege as áreas de uma obra por meio de um Impermeabilizante, que também pode ser utilizado em imóveis já construídos.
Esse é um processo que envolve algumas etapas, sendo as principais:
- Criação de um projeto;
- Compra de materiais impermeabilizantes;
- Mão de obra especializada;
- Fiscalizações regulares.
Impermeabilizar, é um ato de isolar e proteger algo com produtos específicos que podem ser aplicados. É muito utilizado, principalmente, para conter água infiltrada nas superfícies de uma obra.
Com isso, seja a Impermeabilização de laje de cobertura ou em um imóvel comum, são evitados problemas futuros a nível estrutural ou de infiltração e umidade. Ou seja, o ato de impermeabilizar aumenta a qualidade de vida dos imóveis, protegendo-os e evitando desgastes físicos.
De modo geral, esse é um sistema que envolve diversas vantagens. São elas:
- Proteger imóveis de desgastes físicos;
- Evitar infiltrações e situações desgastantes;
- Promover a saúde e o bem-estar dos moradores;
- Prolongar a vida útil do imóvel impermeabilizado.
O custo-benefício da impermeabilização é muito considerável, pois todo o Revestimento realizado vale a pena, principalmente no que diz respeito a preservação do imóvel impermeabilizado.
Por isso, recomenda-se a criação de um planejamento orçamentário, além de pesquisas de fornecedores e materiais impermeabilizantes. Assim, é possível realizar uma boa aplicação com preço justo de mercado, sem afetar o restante do orçamento da obra ou reforma.
Proteção e longa vida útil
São muitas as ocorrências de problemas em residências, Laje painel e edifícios, principalmente no que diz respeito a infiltrações e problemas de mofo, por exemplo, que além de atrapalhar o dia a dia dos moradores, acarreta problemas respiratórios.
Por conta dessas ocorrências, a impermeabilização surge para controlar a qualidade das construções, que passam construir imóveis já impermeabilizados, evitando assim problemas futuros.
Entregar imóveis impermeabilizados, atualmente, se tornou um requisito básico. Afinal, preservar a vida útil de uma construção e o bem-estar de quem irá usufruir dela, é ainda responsabilidade das construtoras.
Por isso, a qualidade final das obras são fiscalizadas, a fim de assegurar que a impermeabilização foi realizada e proporcionará uma melhora contínua de qualidade de vida aos futuros moradores.
Planejamento e execução da impermeabilização
Em todo projeto realizado no segmento de construção civil, é preciso planejamento para que haja o controle adequado de feitos, orçamentos e aquisições. Com a impermeabilização, não é diferente.
Com um projeto, existe um indivíduo que trabalha como projetista de impermeabilização, ou seja, um profissional especializado em analisar e projetar a impermeabilização no ambiente construtivo, antes mesmo de sua execução.
Assim, por meio da análise e projeção, é possível avaliar se a impermeabilização ocorrerá de forma correta, sem prejudicar de a arquitetura do espaço, como a Pintura, seguindo todas as normas de segurança e qualidade que existem na ABNT.
Dessa forma, após a avaliação final, começa a busca de materiais de qualidade, também conhecidos como impermeabilizantes, que serão inseridos nas construções e obras:
- Manta asfáltica;
- Asfaltos em blocos;
- Emulsões e soluções;
- Argamassas.
Mão de obra especializada e aplicação
A fase de execução é marcada por profissionais especializados em mão de obra impermeabilizante. Ou seja, os produtos serão aplicados por todo o espaço, seja por uma Empresa de jateamento, ou de funcionários contratados, seguindo o planejamento executado anteriormente.
Dessa forma, as aplicações são feitas da maneira correta, assegurando que toda a construção terá longa vida útil, sem problemas futuros aos seus frequentadores e utilizadores.
Assim, pode-se concluir que a impermeabilização é um processo técnico muito importante. Sua aplicação previne diversos malefícios, que podem prejudicar não só as construções e obras, mas também as pessoas que usufruem delas (possíveis moradores e trabalhadores).
Dessa forma, realizar esse procedimento significa prezar pela qualidade de vida, tanto das pessoas que ali vivem, como de toda a construção, que ficará assegurada e protegida de possíveis eventualidades.