A reforma ou construção de uma casa, pode ser um processo que envolve dores de cabeça, ansiedade e satisfação para os proprietários.
Tudo isso depende do momento da escolha das empresas responsáveis pela elaboração, execução dos processos e os resultados obtidos, além de uma valor adequado gasto durante toda a obra.
Um dos processos que envolve muito a opinião do proprietário é a decoração. Por isso, deve ser elaborada de acordo com as necessidades e gostos dos moradores.
Proporcionando praticidade, segurança e satisfação. Um elemento muito utilizado, para dar ao ambiente mais funcionalidade e conforto são as pedras.
Por que utilizar pedras na obra?
Um ambiente agradável pode favorecer espaços residenciais e corporativos, de acordo com a personalidade dos moradores ou da imagem que a empresa deseja apresentar para clientes, por exemplo.
Por isso, a instalação de pedras em itens de decoração do ambiente e da arquitetura, podem proporcionar diversas vantagens.
Ambiente natural
Por ser um material natural, as pedras podem favorecer decorações rústicas e clássicas, principalmente se utilizadas como uma bancada de quartzo, por exemplo, ou outros elementos que podem compor uma cozinha.
Além disso, para as cozinhas as pedras, como o mármore preto, são recomendadas por serem resistentes ao fogo, proporcionando mais segurança e comodidade durante as atividades realizadas no ambiente.
As características naturais das pedras podem promover benefícios a longo prazo, de acordo com os cuidados.
Versatilidade
As pedras, independente do tipo, podem ser utilizadas para diversos projetos, sendo moldadas e cortadas de acordo com as necessidades dos usuários.
Isso permite que as pedras; mármore, granito e outras, possam ser instaladas em diversos cômodos da residência, em um lavatorio em granito ou uma parede decorada, por exemplo.
Uma outra vantagens, são as opções de cores e tipos de pedras, que podem compor a decoração e as obras dos locais de diversas formas.
Permitindo que os usuários tenham mais praticidade, no momento de escolher o material adequado para seus projetos.
Alta durabilidade
Realizando o uso da pedra com os cuidados necessários, é possível que vida vida útil seja prolongada.
Além disso, de acordo com a qualidade da pedra após o uso, é possível que ela seja reutilizada para outras finalidades, como objetos de decoração ou para reformas em outros ambientes.
Para isso, é importante não utilizar abrasivos, secar corretamente a pedra e não utilizar objetos cortantes diretamente nela.
Devido a durabilidade, é possível encontrar com frequência, as pedras em casas de campo e de praia, como a pedra ardosia.
A diferença entre o mármore e o granito
A escolha da pedra adequada para o ambiente, deve ser feita de acordo com as necessidades e gostos dos moradores do local.
Para isso, é importante conhecer as opções disponíveis no mercado e especialistas, que trabalham com o material. Além disso, as pedras podem ser utilizadas em:
- banheiros;
- áreas de churrasco;
- cozinhas;
- salas de jantar.
Dois dos tipos mais utilizados são o mármore e o granito, devido a aparência e características. Mas, muitas pessoas se confundem, devido à semelhança da aparência das duas pedras.
Além disso, os cuidados com o manuseio e utilização das pedras, podem interferir de diversas formas em sua qualidade, como no uso de maquina laminadora.
Que deve ser feito por profissionais qualificados e que possam manipular as pedras e os equipamentos necessários de forma correta e segura, para que o projeto seja executado de forma correta.
Mármore
O mármore é uma pedra metamórfica e exposta a altas temperaturas, que apresenta uma superfície com linhas irregulares, com tonalidades diversas.
Que podem ir do branco ao preto, definidas de acordo com os minérios presentes na composição. Devido a sua aparência é muito utilizada na decoração.
Granito
O granito é uma pedra que apresenta mais porosidade e é uma rocha magmática, ou rocha ígnea, com grãos que variam de tamanho e tonalidade.
A aparência do granito, se dá devido a pequenos pontos, de tonalidades diferentes que apresentam a mesma cor, como o granito branco.
Alguns dos minerais que compõem o granito, é possível destacar o quatzo e o mica. O uso das pedras deve ser feito com o auxílio de especialistas.
A fim de evitar rachaduras ou acidentes causados pela queda da pedra, por exemplo. Por isso, procure por profissionais qualificados e produtos de qualidade.
Que possam lhe proporcionar vantagens com o custo-benefícios e não despesas e gastos desnecessários.