Estruturas metálicas: construindo de maneira inovadora

O ramo da construção civil é grande e possui diversos avanços, principalmente tecnológicos e de técnicas de edificação.

Além do mais, a construção é um conjunto de elementos complexos, que vão desde aluguel de retroescavadeira, até os tipos de cimento ou revestimento serão utilizados.

Entretanto, uma das coisas mais importantes dentro de uma obra é a questão da estrutura.

E é nesse ínterim que surge uma nova técnica, que vem a crescer nos projetos de construção aqui no Brasil, a utilização das estruturas metálicas.

Estruturas metálicas: o que são?

A estrutura metálica é um conjunto de elementos estruturais feitos exclusivamente de aço.

O aço é formado por ferro e carbono, e sua resistência dependerá da quantidade de carbono do aço utilizado.

Por isso que para a formação de uma boa estrutura metálica é necessário que o projeto seja desenvolvido por um profissional capacitado e que tenha experiência nesse setor.

A estrutura metálica serve tanto para a construção de mezanino externo como casa e prédios, e também usados para:

  • Execução de vigas;
  • Construção de pilares;
  • Treliças de telhados;
  • Pórticos, dentre outros.

É importante lembrar que há uma diferença entre uma estrutura metálica e as barras de aço utilizadas para a formação do concreto armado. Elas possuem características distintas.

No concreto armado as barras de aço tem como objetivo a sustentação para a estrutura em relação à resistência à tração.

Já a estrutura metálica, o comportamento mecânico e o processo de construção são diferentes.

Assim, quando for construir além de identificar os equipamentos necessários para o canteiro de obras, como escavadeira hidraulica, marteletes e etc,. contrate um bom profissional.

Projeto de construção de estruturas metálicas

Para a construção de estruturas metálicas é necessário a confecção de pelo menos quatro tipos de projetos.

O primeiro desses é o projeto arquitetônico que definirá as condições do terreno e principalmente em qual parte da construção haverá peças da estrutura aparente.

Em alguns casos, esse tipo de estrutura traz ao ambiente uma decoração rustica que é bem aproveitada.

O segundo plano é o Plano de Prevenção contra Incêndios também chamado PPCI. Isso porque o comportamento das chamas é diferente, dependendo da estrutura.

Assim, deverá sempre ser feito um PPCI para cada tipo de estrutura dentro da obra, como o concreto, a madeira e a estrutura metálica.

O terceiro plano é o projeto estrutural. Aqui todo o desenvolvimento da estrutura será colocada.

Usarão aqui princípios da análise estrutural, verificação de cargas de peso previstas, normas a serem seguidas e assim por diante, tudo para garantir a segurança da estrutura.

O quarto plano é o projeto orçamentário, aqui serão listados os materiais que vão ser utilizados, os equipamentos (desde equipamento pintura eletrostática a pó até a quantidade de aço), e o cronograma da obra.

Além disso, será calculado o tanto de locação de mão de obra que será preciso para realizar o projeto. Listará os fornecedores da estrutura, dos materiais de acabamento, e assim por diante.

Todos esses planos são essenciais para que a construção de estruturas metálicas sejam eficientes, desde grandes galpões, até prédios altos.

Execução da obra em estrutura metálica

Os processos executivos de uma obra em estrutura metálica é um pouco diferente de outras obras.

Isso porquê, por exemplo, as treliças de metal para telhado são feitas em serralherias e são usadas mesmo que a estrutura não seja metálica.

Já a estrutura metálica trabalha com a realização de fixações, para a formação da infraestrutura. Assim, todos os elementos disponíveis, como vigas, estacas ou sapatas, devem ser todas já locadas, e prontas para servir de suporte.

As ligações da estrutura são quase todas feitas com soldas ou parafusos. E em grandes estruturas é necessário o uso de guindaste ou talhas.

Vantagens da estrutura metálica

Há inúmeras vantagens na escolha de uma estrutura metálica para construção, como, por exemplo:

  1. Pode gerar economia na construção por reduzir a cargas nas fundações;
  2. O padrão de acabamento é bem mais uniforme, pode-se utilizar porta ferro, pinturas, e, até mesmo, a estrutura aparente sem prejuízo na beleza. Por exemplo, as treliças em telhas, supermercados e assim por diante;
  3. Canteiro de obras menor e mais limpo.

Todas essas informações verificam que as estruturas metálicas são perfeitas para quem deseja uma obra com qualidade, segurança e ainda que garanta uma estética agradável.