Por envolver todas as atividades relacionadas a elaboração de obras, a construção civil é um setor no qual se encontra uma grande diversidade, como de técnicas, equipamentos e profissionais. Afinal, essas atividades abrangem desde o planejamento até fases como manutenção e acabamento.
Na etapa de planejamento, os profissionais responsáveis detalham as informações relevantes para a execução do serviço, como orçamentos, licenciamento, entre outras possibilidades.
Nas etapas seguintes, as atividades realizadas já estão mais ligadas com treinamentos, fluxo de materiais e instalações provisórias.
Neste contexto, entre os serviços que podem ser requisitados, está o de locação de equipamentos para construção civil, que pode resultar em diversas vantagens, como a redução de custos e aumento de produtividade.
A redução de custos pode ser observada ao considerar que com o aluguel há diversas opções para a escolha, inclusive modelos modernos e determinados custos são dispensados quando se compara com a aquisição, como com a manutenção e logística.
Além disso, é possível evitar paradas na obra devido ao estado de determinado item, pois, normalmente, as empresas apresentam substituição rápida.
No entanto, para que seja uma alternativa que de fato contribua com o desenvolvimento do projeto, é preciso se ater aos direitos e deveres propostos no contrato, assim como o que a empresa que atua no setor de locação oferece como diferencial.
Equipamentos muito visados para a locação são as escoras metalicas, que são aplicadas de maneira provisória para o suporte de componentes estruturais, como lajes ou vigas.
Esses, são elementos que suportam as cargas de maneira pontual, de acordo com a capacidade que apresentam.
Uma das maiores vantagens das escoras é a praticidade, tanto para montar, quanto para desmontar. Além disso, conta com a possibilidade de regulagem de altura, o que permite alcançar um ajuste mais favorável para o escoramento.
A carga admissível da escora pontual é de 1500 kg, já no que diz respeito ao transporte, é fundamental que pessoas e equipamentos não sejam movimentados no mesmo compartimento, principalmente por questões de segurança.
Tipos de demolição
A desconstrução de estruturas pode ser necessária por diversos motivos, como por segurança, quando não possuem mais condições de permanecerem estáveis ou para viabilizar determinada obra e há estruturas no terreno.
De qualquer forma, é fundamental que empresas especializadas sejam sempre contratadas para a atividade, que pode variar.
Entre os serviços de demolição, é possível citar a mecânica, manual e a explosiva. O primeiro caso consiste no processo efetuado por máquinas de médio e grande porte, por exemplo, guindastes, escavadeiras e martelos pneumáticos, sendo amplamente requisitado para a demolição de vigas, lajes, estruturas metálicas e paredes.
Já a manual utiliza ferramentas menores e é ideal para pequenas construções ou quando existe algum tipo de risco para imóveis ao redor.
A demolição com explosivos, também chamada de implosiva, consiste no posicionamento estratégico de explosivos nos pontos de apoio da edificação. É um meio recomendado para grandes estruturas, como pontes.
Naturalmente, como qualquer tipo de atividade, é crucial que alguns cuidados sejam tomados, tanto para garantir um bom desempenho do serviço, quanto para a segurança.
Entre as medidas que podem ser adotadas, é válido observar:
- Ter um Alvará de Execução de Demolição;
- Relatório das condições do local;
- Sinalização na obra;
- Selecionar previamente as ferramentas;
- Desligar redes hidráulicas e elétricas da estrutura.
No entanto, cada local conta com suas particularidades e medidas a serem tomadas e, por essa razão, é indispensável que exista sempre uma análise precisa antes da execução do serviço, principalmente para identificar o tipo de método a ser aplicado.
Os cuidados para a remoção de entulho
A remoção de entulho também corresponde a uma etapa importante das obras, afinal, a ausência do descarte ou a realização incorreta, pode resultar em impactos ambientais severos.
Neste contexto, para evitar tais resultados negativos, é favorável recorrer a empresas especializadas para destinar os resíduos a um local correto.
Para otimizar o recolhimento do material, dependendo da obra, também é possível buscar pelo aluguel de equipamentos para construção civil na retirada, sendo visadas opções propícias para o carregamento dos materiais, como carregadeiras e retroescavadeiras.
O cuidado deve existir não apenas no que diz respeito a retirada de entulho, mas em todas as fases que envolvem a obra.
É algo que só reforça ainda mais a necessidade de contar com um planejamento bem elaborado para identificar os pontos a serem atendidos por profissionais devidamente qualificados, além de alugar e aplicar os recursos corretos.