Toda construção civil requer técnicas e equipamentos adequados, para colocar o andamento da obra no eixo e minimizar possíveis prejuízos. Recomenda-se aos responsáveis pela construção um plano de ação, para que se cumpra com os prazos.
Coloque possíveis percalços, gastos com materiais necessários e com o custeio de imprevistos que possa acontecer durante o período da construção, mesmo que seja algo muito difícil de ocorrer.
Exemplificado, mesmo se as condições de um aluguel de rompedor forem nulas o ideal é colocá-la dentro do plano.
Por isso, uma das técnicas utilizadas em construções civis é a de gerenciamento de projetos na construção civil. Confira em linhas abaixo como proceder essa técnica.
Organize sua construção com as técnicas de gerenciamento
As técnicas de gerenciamento de projetos na construção civil, é um conjunto de metodologias que abrangem uma área cada vez mais ampla e é cada vez mais viável em muitas ramificações, atividades e projetos, inclusive, na construção civil.
Esse método de gerenciamento auxilia a amenizar possíveis perturbações que toda obra, independentemente de seu tamanho, pode causar.
Ela é uma prevenção mediante a complexidade de qualquer edificação. Segue as 5 etapas que fazem parte das técnicas de gerenciamento de projetos:
- Metodologia;
- Cronograma;
- Análise de risco;
- Princípios do PMOK
- Tecnologia como ponto
A Metodologia é o conjunto de ações que se coloca em prática todos os mecanismos necessários, para compor uma boa gestão dos processos dentro do canteiro de obras, dando agilidade e facilidade ao gestor.
No cronograma é onde se descreve tudo o que pode acontecer em uma construção em andamento, mesmo se não seguir o cronograma à risca.
Ele é fundamental para deixar o gestor e colaboradores de sob aviso dos imprevistos, prazos de entregas, custo, materiais disponíveis ou aqueles que faltam, entre outros detalhes.
Pois, com o cronograma em mente, minimizam infortúnios e tem menos chances de um efeito cascata. Na análise de risco, é onde calcula-se todo o perigo que cerca uma construção de parar ou possíveis perdas que possam paralisarem a obra.
Pois os gestores, em tese, já estarão preparados porque a função dela é analisar riscos e providenciar soluções para determinados problemas detectados.
Nos princípios do PMOK (Project Management Body of Knowledge) PMBOK é um guia idealizado pelo Instituto PMI que contém a base sobre gestão de projeto.
Junto com ele, a ideia é que o gestor consiga realizar adaptações simples, para atender suas demandas na obra.
E, por último, a tecnologia como ponte, pois cria-se estratégias com a ajuda da tecnologia que auxiliam o gestor a encarar o desafio.
Utilizando essas técnicas o risco de quaisquer problemas, incidentes e gasto mais do que o esperado, sejam supridos sem nenhum estresse, pois já estava previsto no plano de gerenciamento.
Equipamentos que podem ser usados em obras
Um fator importante também é o material/ equipamento, disposto para seguir em frente com a construção. Conheça alguns equipamentos e materiais que fazem parte da obra.
A Laje alveolar sp são concretos protendidos pré-moldados em forma de painéis, que contém armações de aço direcionada em uma só direção.
Sua composição é de alvéolos, que conseguem reduzir seu próprio peso, deixando-o mais leve e da estrutura. Existem algumas vantagens ao adquirir esse material, elas são:
- Dispensa carpintaria;
- Facilidade de estocagem;
- Transporte e montagem;
- Redução de serviços na obra.
A Laje alveolar preço pode variar por causa de suas dimensões. As minicarregadeiras são equipamentos da construção civil serve para locomoção de aterros, cascalhos de detritos.
Seu formato é compacto, por isso pode ser fácil de se trabalhar em lugares estreitos. Já a miniescavadeira é fácil de ser manobrada e pode escavar em tempo rápido e eficaz, até em lugares de difícil acesso.
A Construção de galpões industriais é uma estrutura que é composta por pilares, vigas principais e secundárias com teto, cobertura e fechamento.
É preciso saber o que será feito nesse local; no começo de obra essa estrutura pode servir como brigada de funcionários ou materiais.
Há também a plataforma elevatória, que é uma cabine elevatória (tipo de um elevador) responsável por carregar para cima, andares, profissionais e materiais de construção.
O Rompedor pneumático locação é uma ferramenta que tem vário modelos e tamanhos disponíveis no mercado, nesse caso é recomendável verificar qual é o melhor rompedor que atenda às necessidades da obra em execução.
Sua função é para quebrar asfalto e qualquer material que tenha rigidez, como, por exemplo, ruas e calçadas. Em alguns lugares o Aluguel de rompedor pode ser combinada.
As chaves são fundamentais para uma construção, pois são responsáveis por apertar qualquer tipo de parafusos. Existem variantes: chave ajustável, chave de fenda, chave inglesa e chave Phillips, entre outros.
A lista de equipamentos e materiais que são necessárias e importantes a construção civil é enorme, tem lojas que possui locação de ferramentas.
Que pode ajudar o gestor a economizar dinheiro, desde que analise as possibilidades no gerenciamento de projetos na construção civil.