Equipamentos curiosos usados na construção

O mundo da construção civil dispõe dos mais diversos tipos de material para que seus procedimentos sejam realizados da maneira mais adequada e eficiente.

Por não serem conhecidos pelo público leigo, alguns dos equipamentos podem causar curiosidade quanto ao seu funcionamento. Entenda a funcionalidade de alguns.

Alguns tipos de equipamentos

O diafragma é usado em diversos setores como o mecânico, o hidráulico, o petrolífero, etc. O instrumento serve basicamente para ampliar o suporte em que está sendo utilizado.

Ele se expande conforme a necessidade de pressão do instrumento. O equipamento pode ser encontrado em diversos tamanhos e materiais, como o diafragma de silicone e o de neoprene, entre outros.

O equipamento é considerado seguro e tem instalação simplificada.

Nas instalações hidráulicas de encanamentos prediais para água quente, os tubos mais comuns usados antigamente eram os de cobre.

Porém esse material tem uma utilização complicada devido às condições específicas de instalação e pelo fato de ser um material caro.

As conexões ppr foram a solução encontrada para fazer a substituição da maneira mais adequada, economizando tempo de instalação, reduzindo o tempo total da obra, quando comparado às antigas instalações em cobre.

Algumas das vantagens de seu uso em relação ao cobre são a maior durabilidade, livrando o encanamento de corrosão, pois seu material é antioxidante.

Ele não requer isolamento térmico; tem maior flexibilidade, sendo muito usado em curvas, além, é claro, do menor custo e menor tempo de instalação.

O significado de ppr é Polipropileno Copolímero Random, e o material é basicamente uma resina altamente adaptável ao uso para condução de água quente.

O uso é adequado para todos os tipos de instalações, desde a residencial até centros comerciais.

Ainda na construção civil, outro material que tem grande uso são os grampos, que servem para prender e fixar peças de forma eficaz.

Cada tipo de grampo é utilizado em uma situação. Os do tipo C são adequados para fixação de peças pequenas.

Já os de aperto rápido são indicados para peças maiores. Há ainda um outro instrumento chamado sargento, que serve para peças que o grampo não consegue alcançar devido ao tamanho, tornando-se insuficientes.

O grampo u, muito utilizado para amarras de cabos de aço em mecânica, podem ser de dois tipos: leves e pesados. Sua fabricação pode ser em aço inox ou forjado.

Esse utensílio pode ser chamado também de clip e é composto por uma base em forma de letra U com duas porcas nas extremidades.

O tipo leve é aconselhado para processos que não demandem tanto esforço, como reboques e prateleiras. Já o tipo pesado deve ser usado para presa de cabos que irão içar grandes cargas, devido à sua alta resistência.

O grampo u galvanizado é o mais indicado para o uso industrial, pois devido ao processo de revestimento que recebe, torna-se mais resistente ainda.

Tubulações: um dos sistemas mais importantes das instalações

A tubulação é um dos itens que exigem cuidados na hora de sua instalação. É preciso se atentar aos tipos de materiais e funcionalidades de tudo que será empregado na construção, que podem se diferenciar, por exemplo entre água fria e quente.

Os tubos e conexões de PVC são um dos materiais mais utilizados. A composição pode ser flexível ou rígida. Já o CPVC nada mais é do que o PVC com mais uma camada de cloro em sua fabricação.

Essa camada extra deixa os canos, em questão, mais resistentes a temperaturas mais altas e maior pressão.

Por fim, tem-se ainda o cobre, material utilizado em construções mais antigas, devido a certas dificuldades de manipulação desse material e seu custo mais elevado.

O PVC ainda é o material mais popular devido ao conjunto de vantagens que apresenta. Sua instalação não precisa de ferramentas para ser realizada. Os seus ligamentos são feitos utilizando apenas cola.

Para a instalação do PVC é preciso que haja uma estrutura um pouco mais espaçosa que a estrutura que receberia, por exemplo, tubos de cobre, pois o material ocupa bem mais espaço.

No geral, o PVC pode ser considerado um material bastante resistente, exceto quando se trata de grande pressão.

Vantagens dos tubos PVC para as instalações:

  • Durabilidade;
  • Resistência;
  • Valor;
  • Facilidade de instalação.

A construção civil precisa de suportes e materiais bastante específicos para atender às demandas do setor.

Alguns dos apetrechos utilizados são bastante populares, como as tubulações de PVC, mas também há aparatos bastante curiosos, como o diafragma de silicone.