Quando se vai construir uma casa, uma das maiores preocupações do proprietário e do engenheiro são as infiltrações. Ela é o pior inimigo de uma casa recém-construída.
Ela pode causar graves problemas, dando o trabalho de troca de canos, quebra de paredes e pisos, coisas muito desagradáveis e desgastantes, podendo até que seja necessário trocar toda a instalação.
Evitar as infiltrações é muito mais simples do que combatê-las, porém não é impossível. Para que o combate seja efetuado com sucesso, é necessário seguir passos importantes para ela não voltar a assombrar a casa.
Há dois tipos de infiltrações, as que provém do piso da residência e as que provém do teto.
Para as que vêm do piso, é necessário ver a raiz do problema, que provavelmente vem de um solo com muita umidade, subindo para o piso, causando até pequenas inundações na casa.
Quanto às infiltrações vindas do teto, o ideal é checar as lajes e o telhado da residência, para ver o porquê desses pequenos bolores descendo as paredes.
Podem haver inúmeros motivos para que haja a infiltração do teto, como encanamentos entupidos, calhas instaladas erradas, entre outros.
Cuidados para te ajudar a combater as infiltrações no teto
A borracha líquida impermeabilizante telhado, vendida em lojas de materiais para construção, é essencial para vedar todos os buracos e furos que estão deixando entrar a água da chuva e dejetos, no teto da casa.
Um balde de 12 quilos custa aproximadamente trezentos reais, mas sua durabilidade e rentabilidade são grandes.
Passando de forma correta no telhado, as chances de novas infiltrações serão mínimas, a não ser que o problema seja realmente muito irreversível para que deva ser trocado todo o telhado da casa.
A manta líquida é formada a partir de resina, dando uma grande resistência à passagem de dejetos e água para a parte interior da casa. Com alto poder de alongamento, quando seca, fica com textura flexível e impermeável, de bom desempenho.
Ela pode ser encontrada em preto, cinza ou branco, variando do local onde será usada, para que fique despercebida e elegante.
O impermeabilizante para laje serve, principalmente, para manter a vedação superior, evitando a infiltração nesses lugares que são difíceis de serem reparados.
Dentre as vantagens no uso da manta, seis estão listadas abaixo:
- Pronta para uso;
- Preço acessível;
- Alta resistência;
- Alta impermeabilidade;
- Acabamento colorido;
- Reduz o calor do ambiente.
Após sua aplicação, o período de secagem é de extrema necessidade para que a eficiência seja a esperada.
O tempo recomendado é de 72 horas, para que fique completamente seca e não tenha nenhum resíduo. Depois desse período, um teste rápido deve ser feito para averiguação.
É recomendado fazer um teste com água para ver se a manta está totalmente seca. Desta forma, é confirmado que o impermeabilizante vai cumprir sua função e que a edificação já pode enfrentar períodos chuvosos.
E se o problema for mais simples?
Agora, se o problema é apenas a chuva que invade a parte interior da casa, como garagem ou área de lazer, e começa o aparecimento de bolores, é bem mais simples do que uma vedação no teto ou no piso.
Depois de ter passado gesso ou impermeabilizantes na parede do bolor, é necessária a instalação e o uso de um toldo de enrolar para áreas de lazer, assim o local não fica coberto nos dias quentes de sol e nem exposto à chuva ou ao vento quando o tempo muda.
Essa é uma boa técnica, já utilizada em chácaras e locais de evento. Além disso, o aumento das atividades em área livre é maior, pois sua utilização protege de ventos e chuvas.
Os toldos e coberturas são práticos, elegantes e fáceis de instalar, não dando nenhum problema ao cliente, possibilitando o aproveitamento da área com máximo conforto.
Se o problema se instala na parte da garagem da residência, o recomendado é a utilização de uma cobertura para garagem, garantindo assim a segurança e preservação do carro ou moto, prevenindo até de corrosões por chuvas na lataria destes.
A cobertura não ocupa espaço algum, pelo contrário, o espaço continua o mesmo, porém com muito mais conforto para guardar os veículos.
Para que as infiltrações não surjam nas residências, é necessário sempre evitá-las da melhor maneira possível, porém se já estiverem instaladas na casa, o recomendável é seguir as dicas acima para eliminá-las de uma vez.