Começar uma obra para muitos é quase um sinônimo de dor de cabeça. Afinal de contas, não é de hoje que aparecem vários problemas relacionados à escolha de materiais de construção.
Alguns podem ser caros demais e acabar tornando tudo inviável, enquanto outros possuem uma qualidade muito baixa, tendo em contrapartida um preço bom. O fato é que ninguém deseja pagar demais na obra, mas muito menos quer algo defeituoso sendo construído.
Então a saída para muitos é definitivamente procurar bastante e aprender de quem sabe melhor. Hoje estou aqui com algumas dicas básicas que vão realmente te ajudar a encontrar a melhor saída sobre este assunto.
Espero que com estas dicas seja possível realmente levantar bons resultados na sua construção. Mas se quiser invista em algum curso de pedreiro, vai ser um bom ponto de partida.
Como escolher materiais de construção?
Existem algumas medidas que podem realmente auxiliar você a não acabar tomando medidas erradas. Claro, nem todas estas podem ser devidamente implementadas, e nem é necessário.
Entretanto eu devo dizer que quanto mais opções você adotar, mais fácil será de colher o resultado ideal. Então faça tudo o que realmente estiver a seu alcance.
1 – Implemente um cronograma de obra
Não há nada pior para o seu bolso do que a desorganização. Definitivamente muitos dos problemas atuais na maioria das obras aparece exatamente relacionado ao fato de que a pessoa fez tudo com pouco tempo disponível.
Então antes de iniciar sua construção ou reforma é necessário tirar um tempinho para se planejar. Veja exatamente o que você precisa fazer e em quanto tempo.
Jamais comece uma obra sem ter o valor para terminar. Este tipo de estratégia não é nem um pouco inteligente, porque imprevistos podem sair muito mais caros do que parece, e ficar com a obra parada pode ser um problema sério.
Tente conversar com pessoas que foram devidamente informadas sobre o assunto. É provável que elas tenham melhores condições de te informar sobre como proceder.
2 – Verifique o tempo de duração de cada material
É comum que a pessoa tente comprar tudo de uma vez para tentar negociar um pacote mais barato no vendedor. Entretanto, é preciso notar que nem tudo tem um tempo infinito de preservação.
Muitos dos itens que existem em uma construção acabam por perder suas qualidades e propriedades com o tempo. Valendo até mesmo para coisas duras, como por exemplo os tijolos.
Dependendo do formato do tijolo a exposição direta ao sol e chuva pode causar rachaduras. A areia e o cimento devem ser comprados sempre bem antes de serem utilizados.
Isto porque a areia se dispersa e pode acumular matéria orgânica do ambiente, diminuindo sua qualidade.
Por outro lado o cimento acaba por absorver umidade do local e pode empedrar. Assim é quase inevitável seu descarte e vários outros problemas que podem aparecer caso você tente utilizá-lo.
3 – Procure por produtos que sejam inteligentes
Existem alguns tipos de tijolos, por exemplo, que são um pouco mais caros do que o normal. São chamados de tijolos ecológicos.
Mas comprar ele traz mais vantagens do que simplesmente ajudar o meio ambiente. Este tipo de material irá ajudar na economia de cimento, chegando a níveis que ultrapassam bastante o gasto final.
O importante é verificar o fabricante desses materiais. Veja se ele realmente tem uma certificação que contenha sua qualidade e que pode fazer toda a diferença.
4 – Conheça as marcas
Uma coisa que poucos fazem hoje em dia é realmente verificar a qualidade da marca envolvida em cada material. Pode parecer exagero para alguns, entretanto a marca é um fator diferencial incrível.
Algumas podem ser uma grande decepção, acabando por entregar um valor muito alto para uma qualidade mediana. Já outras tentam conquistar clientes através dos preços baixos, mas normalmente o preço baixo é decorrência de algum corte na qualidade do material.
Infelizmente ainda não temos um material que seja perfeito e de graça. Então corra atrás de qualquer avaliação que você possa ver.
Assim será possível realmente entender o que é de qualidade de fato. Muitas pessoas irão desejar te ajudar compartilhando suas experiências. Mas é sempre bom colher o maior número de relatos possível.
5 – Cuidado com as promoções malucas!
Muitos locais acabam por oferecer materiais por preços realmente baixos, isto é feito com o intuito de acabar com algum material que está parado dentro da loja.
Por exemplo, azulejos muitas vezes são feitos de maneira a durarem por um tempo. Eles produzem uma certa quantidade para uma coleção e então acabam deixando de produzir.
Se a loja estiver vendendo este mais barato pode ser porque sejam as últimas unidades, então algumas obras nem podem ser acabadas.
Assim eles empurram pelo menor preço possível. Ao comprar você pode arrumar um problema, pois se algum desses azulejos quebrar na implementação do local, você realmente terá uma complicação.
Algumas peças de acabamento também podem acabar frágeis quando estão guardadas por muito tempo. Então é um fator para se tomar cuidado.
O ideal é tentar conseguir um bom preço na base do desconto. Negocie com o vendedor e tenha dinheiro para comprar na hora, de preferência em notas.
Assim você terá uma extrema vantagem de negociação e pode realmente se dar bem.
Conclusão sobre a busca por materiais de construção
Encontrar uma quantidade perfeita de materiais de construção não é a tarefa mais fácil do mundo. Existem vários problemas que estão intrínsecos a esta tarefa.
Fazer um curso de pedreiro é um caminho para te ajudar a conseguir ir além, ter mais ideias através do olhar de um profissional.
Entretanto, se você depende de outras pessoas para construir, é necessário ter uma boa dose de confiança nelas. Afinal de contas, muitos tentam simplesmente “passar a perna” no dono da casa exagerando na lista de materiais, possivelmente subtraindo eles de você ou oferecendo comprar o excedente por um valor menor.
No mais é isso, se planeje bem e pesquise tudo o melhor possível. Os resultados serão inevitáveis!
Qualquer dúvida relacionado ao assunto estou aqui para te ajudar, ok?